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Como definir a comunicação visual da sua empresa

A comunicação visual é uma importante maneira de dialogar com o público. Muitas empresas já têm uma estrutura adequada de comunicação, seja ela tradicional ou digital. 

Entretanto, este é um ponto muito importante para se destacar no mercado de sistema ERP para pequenas empresas, por exemplo.

O conteúdo em texto é utilizado a muito tempo como uma ferramenta de comunicação pelas empresas. Com as mudanças trazidas pelo processo de transformação digital, essa comunicação aumentou ainda mais.

Isso porque novos canais de diálogo se abriram com a possibilidade de criação de blogs, sites e perfis em redes sociais. Entretanto, a comunicação por texto tem perdido força para um elemento cada vez mais ativo no mercado: o visual.

O material de consumo visual é muito mais rápido e fácil de absorver pelo público, o que fez com que esse método estivesse cada vez mais forte no conceito de marketing da maioria das empresas.

E isso não fica restrito a companhias que trabalham apenas com o cliente final. Empresas B2B (Business to Business) também têm investido pesado nesse formato de comunicação.

Entretanto, ainda existem muitos empreendedores de rede de proteção de polietileno que pensam que um logotipo ou um folder são o suficiente para trabalhar a comunicação visual, quando na verdade se trata de um processo amplo e complexo.

A criação de conteúdo visual é muito importante para o processo, mas junto dela existe o planejamento estratégico de branding e o tipo de relação que a marca quer estabelecer com seu público.

É considerado comunicação visual tudo o que pode ser visto de sua empresa. Isso pode parecer genérico, mas a verdade é que qualquer elemento visual de sua empresa de limpeza de condomínio carrega consigo algum tipo de informação.

Estes elementos ajudam o consumidor a entender sua marca e o que você pode passar de informação, levando em conta uma série de elementos como:

  • Imagens;
  • Cores;
  • Tipografia;
  • Ícones e símbolos.

Todos estes elementos juntos criam o que é conhecido como sua identidade visual, escolhas que ajudam a elaborar a linguagem que você falará com os clientes e um dos elementos mais importantes para esse tipo de comunicação.

Cada uma das escolhas referentes a sua identidade visual tem um impacto direto na recepção que sua empresa terá de seus consumidores, uma vez que eles recebem informações constantemente.

Na comunicação visual, o ditado “a primeira impressão é a que fica” é verdadeiro. Isso porque o impacto da identidade visual é imediato. O simples olhar em sua logomarca, tipografia ou outro elemento já cria uma certa identificação com o cliente.

Algumas empresas de fachadas comerciais em 3D tem um poder de influência tão grande que só de observar as cores usadas em sua identidade visual, o consumidor já identifica imediatamente do que se trata.

Por isso, estes elementos não podem ser escolhidos aleatoriamente. É preciso um trabalho de pesquisa e estudo importante para que você consiga aplicar estas estratégias com mais qualidade.

Além disso, a consistência é um elemento importante da comunicação visual, uma vez que ele representa a marca como um todo, e não apenas em um canal específico. Diante disso, é importante que todos os pontos de contato se repitam.

Isso significa que em todos os locais, desde sua fachada até uniformes, assinaturas de e-mail, redes sociais e propagandas, sua identidade visual deve estar presente garantindo que ela ficará marcada na mente dos consumidores.

Desenvolvendo sua comunicação visual

Com o conceito de comunicação visual definido, você consegue entender sua importância para as empresas de brindes empresariais aniversário como um todo. A comunicação visual é uma forma prática de mostrar os objetivos da marca no nicho em que atua.

Dessa forma, definir a comunicação visual é um passo importante para que você consiga se estabelecer de forma mais efetiva e conquistar uma estrutura adequada no mercado, alinhada com seus objetivos e metas.

Missão, visão e valores

Estes três itens são muito importantes para qualquer trabalho, em grande parte porque eles ajudam o gestor a compreender o que a empresa é e o que ela representa. Estes itens englobam-se na questão de personalidade da marca, o que define uma série de elementos.

A missão é o objetivo da companhia, o motivo pelo qual ela age. A visão é uma questão de que futuro o gestor enxerga para as pessoas que são beneficiadas pela empresa, os elementos que fazem com que ela produza um sistema controle de estoque e vendas.

Por fim, os valores estão diretamente ligados a questões éticas e comportamentais da empresa, seu posicionamento no mercado e o vínculo que ela gera com seus consumidores, garantindo uma estrutura transparente e de qualidade.

Entendendo as cores

Mais do que um atrativo visual, as cores possuem muitos significados. Por conta disso, entender a psicologia das cores é muito importante na hora de estruturar sua comunicação visual.

As cores geram sensações em quem as está observando, principalmente quando são utilizadas em conjunto.

Elas são parte da mensagem que você deseja passar enquanto marca de portão de madeira para garagem, e por isso é importante pensar em que união de cores faz mais sentido junto a seu perfil.

Além disso, é importante entender que alguns conjuntos de cores estão intrinsecamente ligados a diversas companhias grandes no mercado, e utilizá-las pode não ser a melhor escolha para você.

Isso porque a identificação com a marca maior acabará ofuscando sua estrutura de comunicação, gerando atrito e diminuindo seu potencial de engajamento, principalmente com novos clientes.

Manual de identidade

Quando você cria uma identidade visual, é importante que ela tenha consistência. Isso significa que não importa em que canal os consumidores procurarem você, o padrão se manterá o mesmo, garantindo uma compreensão imediata do público.

Portanto, criar um manual de identidade é muito importante para que você tenha esse tipo de perfil definido, garantindo aplicações diferentes e variações bem elaboradas para conseguir esse tipo de ação.

Dessa maneira, você garante uma boa comunicação visual, que será preservada em todos os canais que você utilizar para o diálogo com o público, bem como manterá como padrão para todos os profissionais envolvidos na companhia de produtos contra incendio.

Esse tipo de ação é importante para desenvolver uma maturidade maior para seu negócio, uma vez que a padronização ajuda a passar uma imagem mais profissional no mercado e garante mais qualidade nesse tipo de atividade.

Tipografia

A tipografia é outro elemento muito importante para a comunicação visual, principalmente porque ela invade o caminho da produção de conteúdo em texto. Normalmente, as empresas utilizam duas fontes em sua comunicação visual.

A primeira é a fonte principal, que deve ser utilizada no logotipo e em pontos de destaque de conteúdo escrito. Normalmente, esse tipo de fonte é único, criado por um designer especificamente para a empresa.

Dessa forma, você consegue ter um elemento maior de destaque e a fonte acaba sendo diretamente associada a sua companhia, garantindo um resultado mais efetivo.

A segunda fonte, entretanto, vai para um caminho mais comum, e é usada no conteúdo escrito como um todo. Para esse material, é possível utilizar uma fonte mais simples, normalmente escolhendo dentre opções disponíveis no mercado.

Estas fontes ajudam a identificar qualquer tipo de documento ou propaganda escrita como uma ferramenta específica de sua empresa, garantindo a legitimidade do documento. Isso passa uma sensação de confiança para o consumidor.

Nestes casos, é importante saber lidar com a fonte para evitar repetições e similaridades com outras marcas, sobretudo de empresas na mesma área de atuação, evitando assim confusões e diminuição do potencial da companhia.

Equipe especializada

Embora pareça fácil lidar com sua identidade visual, criar uma comunicação de qualidade exige conhecimentos específicos, que muitas vezes demandam um profissional competente e capacitado para a realização.

Quando você opta por tentar fazer algo sem o conhecimento técnico para isso, o resultado pode parecer bastante amador, o que acaba tendo um impacto negativo em suas estratégias, uma vez que as pessoas perderão a confiança na marca.

A credibilidade é um passo muito importante, e contratar uma equipe que sabe o que está fazendo é muito importante para que você tenha resultados mais efetivos nesse tipo de ação.

Considerações finais

A comunicação visual é um dos elementos mais importantes de qualquer companhia que deseja se manter ativa no mercado. Por conta disso, saber lidar com esse tipo de recurso é muito importante.

Garantir uma comunicação eficiente é um dos primeiros passos para garantir um bom posicionamento no mercado, uma vez que as pessoas começarão a identificar sua marca através dos elementos de identidade visual.

Assim, você consegue um local de liderança no nicho em que atua, garantindo uma estrutura de qualidade para aproveitar melhor suas possibilidades e aumentar as oportunidades de venda de sua companhia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Guia Investimento

Guia do Investimento: onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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