O preço dos produtos é algo fundamental para uma empresa, independente se ela é do nicho esportivo ou de central de alarme de incêndio.
Isso afeta quase todos os aspectos do seu negócio. Ele é um fator decisivo em tudo, desde o fluxo de caixa, até as margens de lucro e as despesas que poderá cobrir. Quer saber mais e melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!
Isso também afeta seus clientes. A sensibilidade ao preço é um dos fatores para que as compras sejam maiores ou menores em sua loja.
Os clientes estão bem informados sobre esta vertente e desejam o máximo de benefícios para seu dinheiro e tempo. Isso é precioso para todos nós.
Em primeiro lugar, você deve sair de sua cabine de medição e entender todos os custos envolvidos na entrega de cada produto. Se encomendar matérias primas, terá uma resposta direta de quanto custa cada unidade. Isso é básico para qualquer gestor.
Se fabrica os materiais à mão, precisará cavar um pouco mais fundo e analisar custos de mão de obra e outros considerados indiretos (entregadores e etc).
Quanto custa esse pacote e quantos produtos pode criar a partir dele? Isso lhe dará uma estimativa aproximada do valor das mercadorias vendidas por item.
No entanto, não se deve esquecer que o tempo gasto em seu negócio também é valioso. Para precificar seu tempo, defina uma taxa horária que deseja ganhar com sua empresa e, em seguida, divida isso pelo número de produtos que pode fazer nesse tempo.
Lembrando que, assim como as peças de uma máquina de demolição de concreto variam de uma para outra, esta conta pode ser para mais ou para menos, dependendo do período.
Depois de obter um número total dos custos, é hora de incluir o lucro. Digamos que você queira obter uma margem de 20% em seus produtos. Ao escolher essa porcentagem, é importante lembrar de duas coisas:
1- Você ainda não incluiu seus custos fixos, então fique atento a este detalhe para não perder dinheiro.
2- Você precisa considerar o mercado de um modo geral e garantir que sua faixa de preço ainda esteja dentro do “aceitável” para o seu nicho.
Se quer colocar um preço duas vezes maior que todos os seus concorrentes, terá grandes chances de perder negócios.
Quando estiver pronto para calcular um preço, pegue seus custos variáveis totais e transforme-o num número decimal. Por exemplo: para uma margem de lucro de 20%, isso é 0,2, dividiria seus custos variáveis por 0,8.
Nesse caso, isso lhe dá um preço base de R$ 17,85 para o seu produto. E pode ser que consiga até fazer um arredondamento e vendê-lo a R$ 18.
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Este conteúdo foi produzido pela equipe Soluções Industriais.
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