Buscar relações profissionais dentro do mercado de trabalho pode ser a chave para o sucesso de um pequeno negócio
O termo em inglês “networking” ganhou popularidade nos últimos anos e refere-se à construção de relações profissionais dentro do meio de trabalho. Se antes o escritório possibilitava a maior parte das interações, com o crescimento do modelo home office e a onda de novos empreendedores, é preciso ressignificar a prática de networking.
Para fazer um pequeno negócio prosperar, não basta mais regularizar o estabelecimento ou adquirir um cartão de crédito MEI. Além da formalidade, é preciso construir relações humanas, que impulsionam o aprendizado e o crescimento profissional.
A palavra networking pode ser definida de forma breve, como apontado acima. Entretanto, na prática, é preciso criar estratégias, estabelecer objetivos para cada conexão, se manter antenado ao mercado de trabalho e muito mais.
Uma vez que o networking for bem construído, os resultados surgem através de novas oportunidades, maior influência, novas parcerias profissionais e perspectivas modernas sobre os modelos de negócio. Mas, afinal, como colocar o networking em prática?
Novos parceiros de negócios, modernização do seu modelo de trabalho ou maior influência no ramo? O networking pode ter diferentes objetivos, portanto, é importante definir qual deles você busca.
Assim, é possível otimizar o tempo e evitar a criação de uma rede profissional que não faz sentido para o seu negócio. A dica é manter o foco e construir um objetivo sólido a curto, médio e longo prazo.
Com os objetivos definidos, o primeiro passo é se inteirar do cenário que cerca o seu pequeno negócio. É do ramo alimentício? Então busque feiras gastronômicas na região. O seu serviço é voltado para o mundo corporativo? Frequentar eventos pode ser a melhor opção.
Novamente, a dica é manter o foco nos objetivos e no ramo ao qual o negócio pertence. Fazer conexões com áreas afins, como o marketing e a publicidade, também podem ajudar a otimizar as noções de influência e visibilidade na era digital.
Após frequentar eventos e feiras, já é possível saber mais sobre os profissionais do ramo que estão próximos ao seu negócio e que possuem abertura para o networking. A partir disso, é preciso identificar as pessoas que podem agregar à sua rede profissional e finalmente iniciar o contato.
As regras de etiqueta do mundo corporativo também se aplicam ao networking. Portanto, nada de pedir favores no primeiro contato. Como diz o ditado: a primeira impressão é a que fica.
A dica é buscar um tema em comum entre a pessoa e o seu negócio. Depois de se apresentar, é possível introduzir uma breve conversa sobre o tema e finalizar o papo deixando o seu cartão de visitas. Dessa forma, é possível indicar que você deseja manter o contato sem ser invasivo.
Há muito tempo, as redes sociais deixaram de ser um ambiente apenas para diversão. Usar esse artifício para fazer networking é uma boa dica para se conectar às pessoas que estão geograficamente longe ou possuem maior dificuldade de acesso.
Focar o contato em uma única plataforma, como o LinkedIn, também é importante para centralizar a sua rede. A dica extra é inserir o contato da rede social no cartão de visitas do pequeno negócio.
Assim como todas as relações pessoais, o networking se mantém com base na troca de experiências. Pensando nisso, tenha sempre um conteúdo valioso a oferecer, tanto nas redes quanto pessoalmente.
A longo prazo, esse passo faz com que novas pessoas venham até você. Assim, o networking deixa de ser uma via de busca e se torna uma verdadeira rede de trocas e conexões profissionais.
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