Ter o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas que têm o desejo de empreender e tornar-se o próprio chefe. Entretanto, há muitos passos antes de abrir um empreendimento, especialmente quando falamos da infraestrutura. Além dos custos com o aluguel do espaço físico, há gastos com a compra de móveis e itens de trabalho. Portanto, aprender a lidar com as despesas iniciais é um ponto em que muitos empreendedores precisam de ajuda!
Por mais que pareça uma tarefa difícil, é possível tornar essas despesas muito mais aceitáveis dentro de um orçamento de quem está começando. Por exemplo, aproveitar promoções ou um cupom da Amazon, do Mercado Livre e de outras grandes empresas é uma maneira de comprar aquilo que se deseja pagando menos.
Além disso, existem outras estratégias que podem ser aplicadas para tornar o seu início mais acessível.
Alugue o seu espaço
Um dos principais erros de quem está começando nessa jornada empreendedora é iniciar já com uma grande dívida ao optar por comprar um local em vez de alugar o espaço.
Ao comprar um imóvel para iniciar um negócio do zero, você basicamente irá comprometer grande parte do seu lucro por muitos anos, sem a certeza de que o empreendimento irá funcionar da forma como imaginou.
O grande segredo do empreendedorismo é mitigar riscos, e, ao alugar um espaço, há o comprometimento com aquele determinado valor por um tempo menor. Assim, caso o empreendimento não dê certo ou você opte por mudar de lugar, é possível negociar a saída sem adquirir uma grande dívida, como seria com um imóvel comprado.
Negocie os pagamentos
Dependendo do tipo de negócio, a negociação para determinados suprimentos é feita diretamente com os fornecedores. Isso significa que, nesses casos, é possível costurar acordos mais interessantes dependendo da forma que se deseja pagar a compra.
Por exemplo, muitos fornecedores conseguem entregar melhores condições para quem realiza o pagamento à vista. Se esse for o seu caso, é possível barganhar com os representantes a fim de conseguir um bom valor para diversos itens, como alimentos, bebidas, entre outros.
Faça parcerias
Começar do zero e sem o auxílio de parceiros pode ser uma dificuldade a mais que o seu negócio enfrentará em um primeiro momento. Por isso, é importante ampliar a visão e buscar parcerias que possam somar para os dois lados.
Se você deseja montar uma loja de roupas, por exemplo, pode ser interessante buscar por marcas independentes, que produzam seus próprios produtos, mas que ainda não tenham uma loja própria. Dessa forma, você terá peças únicas em sua loja e o seu parceiro terá a marca dele também exposta em um ponto físico.
A mesma situação pode acontecer para bares e restaurantes, com bebidas artesanais e ingredientes especiais produzidos na região. Isso nada mais é do que uma parceria que, além de divulgar melhor ambas as marcas, pode diminuir os custos para os dois lados.
Planeje suas compras
Ninguém abre um empreendimento de um dia para o outro. A ideia pode até surgir de forma repentina, mas até ela se concretizar, especialmente tratando-se de um espaço físico, alguns passos são necessários. Ou seja, tenha calma ao montar o seu negócio e planeje muito bem as suas compras.
Você não precisa comprar tudo logo no primeiro mês. Monte uma lista com os itens indispensáveis e busque as melhores opções de preço no mercado. Os demais acessórios você pode comprar aos poucos e aproveitar promoções para conseguir bons descontos em determinados itens.
Uma dica também é conversar com o seu banco e entender as vantagens do seu cartão de crédito para compras parceladas, verificando se é possível acumular pontos. Em algumas situações, você pode conseguir preços ainda mais atrativos.
Faça um balanço financeiro
De acordo com o Sebrae, 50% das empresas quebram antes de completar 2 anos de existência. Muito disso tem a ver com a falta de todo o planejamento que citamos anteriormente, mas também com a inexistência de um controle financeiro.
Através desse balanço, você poderá entender algumas lacunas do seu negócio e saberá o que pode ser feito para diminuir os gastos e aumentar os lucros. Tudo vai depender do seu modelo de negócio, mas é importante manter esse controle atualizado para conseguir um respiro financeiro.
Com algumas dessas dicas é possível iniciar o seu empreendimento gastando menos do que se imaginava, assim como mantê-lo em pleno funcionamento sem grandes surpresas com relação às despesas.