CRM significa Customer Relationship Management ou gerenciamento de relacionamento com o cliente. E se pararmos para analisar esse tipo de gestão é fundamental nos dias de hoje, com cada vez mais concorrência.
Estatísticas recentes mostram que 72% dos diretores executivos estão se concentrando em melhorar a capacidade de resposta para garantir satisfação. Isso será uma espécie de Eletroimã, que unificará esse diálogo.
Os CRM’s envolvem softwares que podem ser usados por todo tipo de marca online. Muitas delas, no entanto, não conhecem todas as configurações para enriquecerem a gestão e, consequentemente, gerarem lucros e leads.
O CRM ideal deve melhorar a produtividade e, ao mesmo tempo, criar um relacionamento mais forte com as pessoas interessadas. Logo abaixo, veremos dicas para que tenha maior robustez nesse quesito.
O CRM pode ajudá-lo a identificar quem está interessado em um produto específico que pode ser um smartphone ou uma Chapa de ACM, só para citar alguns. Em vez de confiar em suposições (que podem estar incorretas e afastar quem compra o produto), use evidências definitivas coletadas pelo software de gerenciamento do cliente que contratou para fazer essa análise.
Alguns desses dados incluem comentários, curtidas, histórico de compras ou outros padrões. É fundamental que as empresas garantam que as configurações estejam sincronizadas com todos, para que os colaboradores possam moldar sua forma de diálogo e preencher suas agendas sem equívocos. Este, porém, não é o único tipo de sincronização que deve ocorrer.
Peçam para que a equipe confira, semanalmente, as reuniões e listas de tarefas agendadas no CRM. Os melhores programas têm a capacidade de sincronizar um e-mail e o calendário do Google.
Agora que compreendeu, de forma mais integral, quem é seu público-alvo, vá para o passo da preparação de estratégias de marketing e argumentos de vendas. As informações coletadas do CRM podem fazer com que sua empresa obtenha o máximo de benefícios dos clientes existentes, além de identificar os leads, aumentando as vendas e os lucros. Comparativamente, se uma máquina de Compressor de ar tem seu passo a passo para ser utilizada, o software precisa de algo assim.
Pesquisas recentes informaram que 48% dos clientes gastam mais depois que esforços personalizados de comércio eletrônico são realizados. Ou seja, o CRM deve ser usado para obter informações sobre o que os clientes preferem, por isso, quando bem configurado, conseguirá ser muito assertivo e propor um Catalisador para tinta para um pintor e não para um mecânico, por exemplo.
Existem muitas maneiras bem-sucedidas pelas quais as empresas descobriram que os CRM’s podem ser usados para atender às metas exclusivas dos clientes, incluindo o envio de ofertas por e-mail relacionadas a itens comprados anteriormente por um consumidor.
Observe os pontos de contato do cliente por meio de vários canais e entenda o histórico de navegação dos clientes, além dos principais dados demográficos.
Revise e atualize regularmente sua estratégia de CRM para garantir que ela continue alinhada com suas metas de negócios e atenda às crescentes necessidades de seus clientes.
Integre seu sistema de CRM com outros sistemas de negócios relevantes, como sua plataforma de comércio eletrônico, software de contabilidade e ferramentas de automação de marketing.
Agora é hora de tirar as ideias do papel e apresentar para seus sócios, tudo para que a geração de potenciais melhorias sejam vistas a curto e médio prazo.
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais
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