Como gerar mais cliques nos e-mails da sua empresa

O e-mail marketing é uma ótima forma de interação com o seu público-alvo, entretanto, é necessário utilizar estratégias para gerar mais cliques nos e-mails, a fim de vender cada vez mais.

Dessa forma, desde uma empresa de motor de implante nsk até uma loja de equipamentos de informática podem utilizar o e-mail marketing como forma de divulgação, a fim de orientar o lead, ou seja, potencial cliente, para a próxima etapa no funil de compras de um produto.

Continue lendo esse artigo e compreenda um pouco mais sobre o que é e-mail marketing e como gerar mais cliques em sua plataforma, aumentando a sua taxa de conversão.

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é basicamente um formato promocional, onde esse correio eletrônico é utilizado para ser o meio de canal de comunicação entre as marcas e os seus clientes.

As mensagens que são utilizadas por meio dessa plataforma devem sempre possuir um intuito de converter o potencial cliente, ou seja, levar o leitor a efetuar uma ação que seja desejada transmitir com o conteúdo do e-mail.

Por exemplo, se uma empresa de etiquetas personalizadas deseja uma compra, ela deve realizar uma CTA, call to action ou chamada para a ação, no corpo do e-mail, levando o leitor a efetuar a compra.

A mesma coisa acontece se ela deseja que você preencha uma pesquisa de satisfação, por exemplo, onde deve o convencer a seguir para o próximo passo de uma jornada de compra, tanto para aprender mais sobre a empresa quanto para o processo de pós-venda.

O e-mail marketing possui o objetivo de levar o leitor para uma ação desejada pela empresa, fazendo com que o seu lead continue caminhando pelo funil de vendas.

O que é funil de vendas?

O funil de vendas pode ser dividido em três partes, sendo essas: o topo do funil, o meio e o fundo. Essas etapas representam em que nível de consciência o potencial cliente está sobre o problema que ele possui.

Por exemplo, se você possui um escritório de contabilidade e o seu cliente ainda não o conhece e também não compreende que passa por muito estresse no setor financeiro e, com o seu auxílio, pode conseguir uma ótima solução, ele então está no topo do funil.

Já com o passar das interações com esse mesmo lead, ele pode seguir para as próximas etapas do funil, identificando a sua empresa e a escolhendo para a compra do seu produto, sendo essa a última etapa na jornada de compra de um cliente.

Com isso, caso você possua uma empresa de consultoria ambiental, por exemplo, quando se trata do e-mail marketing, o topo do funil, ou a fase de descoberta do cliente, pode ser abordada através de uma newsletter.

Dessa forma, você pode acabar informando o seu potencial cliente sobre diferentes assuntos relacionados ao tema.

Entretanto, para o caso de clientes que já estão mais no fundo do funil e que já possuem consciência sobre o problema que possuem e que a sua empresa pode os ajudar, estando assim próximos de fechar negócio, o e-mail pode conter ofertas, com links para compras.

Como você pode perceber, as formas de abordagem dependem muito do nível que o cliente está no funil, onde o topo precisa de interações informativas, enquanto que o fundo é mais voltado para ofertas e promoções.

A taxa de cliques do seu e-mail

O e-mail pode até parecer um pouco ultrapassado para ser utilizado, uma vez que as pessoas estão utilizando mais as suas redes sociais.

Entretanto, de acordo com o Hubspot, o ROI, ou seja, Retorno sobre Investimento, do e-mail marketing é um dos mais altos, com cerca de US $36 a cada dólar invertido.

Todavia, mesmo com os e-mails marketing conquistando grandes resultados, também é importante identificar se o seu e-mail marketing possui uma boa taxa de conversão, onde a maioria dos clientes deve aderir ao seu CTA e realizar a ação desejada.

Além disso, você precisa garantir que os seus e-mails estão sendo abertos pelos seus potenciais clientes, uma vez que muitos e-mails acabam nem ao menos sendo lidos.

Para que isso aconteça, eles precisam possuir uma linha de assunto cativante ao leitor, onde ele se sinta tentado a continuar lendo.

Por exemplo, se você está realizando um projeto de prevenção e combate a incêndio, você pode instigar o leitor com um assunto do e-mail sendo “Você sobreviveria em um incêndio? Descubra agora!”

Com isso, você realiza uma pergunta que faz com que o cliente pense a respeito e queira ler mais, descobrindo se sobreviveria ou não.

Além disso, existem muitas outras formas de atrair o cliente, utilizando gatilhos mentais e muitas outras táticas que serão discutidas mais à frente.

Depois de garantir a abertura do e-mail, você deve definir uma taxa média para a conversão, sendo ela a compra de um produto ou a visualização de um conteúdo.

Para calcular a taxa de cliques do e-mail, você deve dividir o número total de clientes que clicaram no link pelo número de e-mails enviados e, depois disso, basta multiplicar o resultado por 100, obtendo assim a sua taxa de conversão.

Qual é uma boa taxa de cliques por e-mail?

Cada setor, indústria e empresa possui uma taxa diferente, uma vez que um serviço de portaria remota possui uma taxa enquanto que uma fábrica de automóveis possui outra.

De acordo com a Pace, uma taxa de cliques de e-mail de cerca de 2,6% é considerada média para todos os setores, entretanto, é necessário realizar muitas pesquisas sobre o assunto, analisando a concorrência e obtendo a sua própria métrica de resultados.

Como gerar mais cliques nos e-mails da empresa?

Existem alguns fatores que podem auxiliar a melhorar a sua taxa de cliques para a sua empresa, onde dentre eles, podemos citar:

  • Público-alvo;
  • Organize a sua lista de contatos;
  • Analise as suas métricas;
  • Crie uma linha de assunto cativante;
  • Use bem o pré-header;
  • Melhore o seu conteúdo;
  • Tenha um bom CTA;
  • Formate o seu e-mail;
  • Reenvie as campanhas com maior potencial;
  • Teste tudo.

Esses são os principais fatores que devem ser levados em consideração para obter um maior sucesso na conversão dos seus e-mails.

Com isso, você deve basicamente mandar os e-mails apenas para o seu público-alvo, ou seja, para as pessoas que possuem interesse pelo conteúdo.

Além disso, como já mencionado, é necessário enviar os e-mails de acordo com a posição do seu cliente no funil de vendas, sendo muito importante organizar a sua lista de contatos para isso.

O pré-header é aquele pequeno texto, parecido com os textos que o Google disponibiliza, por exemplo, se você pesquisar sobre sistemas hidráulicos, mostrando um breve resumo sobre o tema.

Dessa forma, ao desenvolvê-lo você consegue utilizar esse mecanismo também como uma forma de atrair o cliente a abrir o e-mail.

Por fim, a formatação do seu e-mail também pode ser um atrativo ao cliente, sendo esse um elemento que pode incentivar ou desincentivar a leitura.

Com isso, bullet points, emojis, tipo e tamanho de fonte, se ele é responsivo ou não e entre muitas outras questões podem ajudar na conversão do seu e-mail marketing

Como gerar interesse no campo “assunto” do e-mail?

O assunto do seu e-mail é a porta de entrada dele, onde de uma forma rápida, ele possui a responsabilidade de atrair o leitor.

Dessa forma, você deve analisar o seu público-alvo, os termos e linguagem que é utilizado por ele, os seus medos, problemas e sonhos e como o seu produto pode ajudá-los. Assim você consegue desenvolver assuntos mais assertivos.

Por exemplo, se você está vendendo um sistema para restaurante, você pode perguntar “você já passou por péssimas situações em restaurantes?”. Assim, o leitor se identifica com a leitura devido a um problema que já passou.

Além disso, mesmo que cada campanha possua a sua própria forma de abordagem, dentre alguns fatores que podem o ajudar estão:

  • Ser direto e objetivo;
  • Seja profissional, mas não muito formal;
  • Use dados e percentuais;
  • Faça perguntas;
  • Utilize gatilhos mentais.

Dessa forma, você consegue instigar o leitor a abrir o e-mail e continuar a sua leitura, possuindo uma maior chance de conversão.

Gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são estratégias que fazem com que o cliente tome uma decisão, seja comprando um produto específico ou clicando em um e-mail, onde existem diferentes tipos e formas de abordagem que podem ser utilizados em diversas situações.

Entretanto, existe o gatilho mental da curiosidade, utilizando perguntas que instigam o leitor por uma resposta.

Existe também o gatilho mental de escassez e urgência, como dizer que um produto está quase acabando no estoque ou que uma promoção só dura até o fim do dia, por exemplo.

Além desses, ainda existem muitos outros tipos de gatilhos mentais que podem ajudar a atrair o cliente e o fazer tomar uma rápida decisão.

O que não deve ser feito?

Por fim, existem alguns exemplos que não devem ser seguidos, onde certos elementos podem ou prejudicam, proporcionando o efeito contrário. Dentre eles, podemos citar:

  • Usar a frase toda em maiúscula;
  • Clickbait;
  • Assuntos muito grandes;
  • Títulos muito generalistas;
  • Abreviações “Re:” ou “Enc:”;
  • Exagerar no suspense;
  • Títulos muito econômicos;
  • Títulos que aparentam spam;
  • Erros gramaticais;
  • Excesso de pontuação.

Esses são os principais erros que podem ser cometidos, tanto no assunto do e-mail quanto no corpo. Além disso, a compra de lista de e-mail, por não ser segmentada para a sua empresa, também pode atrapalhar as ações de marketing.

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa de divulgação e conversão, proporcionando muito sucesso para a sua empresa se utilizado da forma correta.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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