Empreendedorismo

Como implantar um CRM de vendas no seu negócio?

O CRM (Customer Relationship Management), ou também conhecido como Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um sistema muito utilizado dentro de diversas empresas com foco principal dentro dos setores de marketing, atendimento e vendas. 

Esse software vai muito além disso, sendo considerado como um acelerador de processos e ajudando principalmente na construção do relacionamento e na melhoria da experiência que a marca tem com seus clientes, seu foco é simplificar os processos de vendas, além de otimizar e tornar toda a jornada de compras muito mais simples, fácil e eficiente. 

De acordo com pesquisas, a satisfação dos clientes pode aumentar em até 45% com o uso do CRM, e todo mundo sabe que, quanto mais satisfeitos estão os seus consumidores, maior a chance deles comprarem o seu produto ou serviço. 

Mas convenhamos que, por mais benéfico que o CRM possa ser, implementá-lo não é uma tarefa tão simples, então pensando nisso, no texto de hoje iremos mostrar como implantar esse sistema de vendas no seu negócio, tenha uma ótima leitura!

Faça um mapeamento completo do seu negócio

O primeiro passo é você entender questões internas do seu negócio e saber os reais motivos para implementação do CRM, ou seja, quais as necessidades que ele vai sanar dentro da sua empresa. 

Algumas questões como o orçamento para a sua implantação, a velocidade de seu funcionamento, a preparação da empresa para ter o foco total no cliente, os processos que vão envolver a nova perspectiva de venda, e diversos outros detalhes devem ser mapeados e analisados com uma certa antecedência. 

Apresente o projeto e envolva seus colaboradores no processo

Após realizar um mapeamento completo entendendo as necessidades e como o CRM pode ser implementado, é hora de apresentar o projeto para seus colaboradores, principalmente o setor de vendas, que será responsável em grande parte do tempo, pela sua utilização. 

Defina uma equipe, separe a função de cada um, monte um painel de comando hierárquico com acessos e funcionalidades de acordo com o nível de cada funcionário, é preciso que todos os colaboradores estejam totalmente envolvidos nesse processo de bomba de vácuo.

Defina o tipo do CRM que será usado

Existem dois tipos principais de CRM que podem ser utilizados:  Nuvem e o Local, como o próprio nome já indica, o primeiro tem sua funcionalidade remota e totalmente online, com um sistema prático podendo ser acessado de qualquer dispositivo desde que tenha a permissão. 

Já o local fica em um servidor físico, no qual é limitado pelo espaço e até mesmo em termos de manutenção de elevadores, precisando de uma equipe de TI para corrigir possíveis falhas, nós recomendamos o uso do CRM cloud, porém tudo vai depender do seu orçamento e das suas pretensões. 

Implemente o CRM escolhido

Depois de uma boa análise e a definição de qual CRM escolher, é hora de começar a efetivar sua implementação, para isso, defina um cronograma de instalações para a preparação da inclusão do software, lembre-se de suas configurações e personalizá-lo de acordo com suas necessidades. 

Reserve um tempo para fazer a migração de todos os dados para o sistema, sem muita pressa, tenha calma, e faça tudo de forma cautelosa, no final de tudo, o software estará implementado, faça testes e veja o seu funcionamento. 

Conte para toda a empresa e realize treinamentos adaptativos

Com o CRM funcionando é hora de comunicar toda a empresa e não apenas os colaboradores mais próximos, além disso, agora vem uma das partes mais importantes: a realização de treinamentos adaptativos.

Separe algumas refeições em caixa de papelão, além de muito tempo e dedicação, divida sua equipe nos grupos pré definidos e treine eles para se adaptarem a ferramenta, esse pode ser um processo demorado, tenha paciência e invista ao máximo para que todos absorvam as informações e saibam manusear o software. 

Monitore e faça possíveis correções durante o processo

Agora que o CRM está implantado e os seus colaboradores sabem manuseá-lo, basta ficar de olho e monitorar seus resultados, acompanhe seu desempenho de perto, realizando possíveis correções caso exista alguma necessidade. 

Faça o mapeamento constantemente e não esqueça de fazer ajustes e manutenções na ferramenta durante o processo, assim você terá a mesma eficiência de uma injetora de plástico, por exemplo, para chegar no ponto que tanto deseja.

O que achou do texto de hoje? Preparado para implementar seu CRM? Conte para a gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Vanessa Andrade

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