O CRM (Customer Relationship Management), ou também conhecido como Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um sistema muito utilizado dentro de diversas empresas com foco principal dentro dos setores de marketing, atendimento e vendas.
Esse software vai muito além disso, sendo considerado como um acelerador de processos e ajudando principalmente na construção do relacionamento e na melhoria da experiência que a marca tem com seus clientes, seu foco é simplificar os processos de vendas, além de otimizar e tornar toda a jornada de compras muito mais simples, fácil e eficiente.
De acordo com pesquisas, a satisfação dos clientes pode aumentar em até 45% com o uso do CRM, e todo mundo sabe que, quanto mais satisfeitos estão os seus consumidores, maior a chance deles comprarem o seu produto ou serviço.
Mas convenhamos que, por mais benéfico que o CRM possa ser, implementá-lo não é uma tarefa tão simples, então pensando nisso, no texto de hoje iremos mostrar como implantar esse sistema de vendas no seu negócio, tenha uma ótima leitura!
O primeiro passo é você entender questões internas do seu negócio e saber os reais motivos para implementação do CRM, ou seja, quais as necessidades que ele vai sanar dentro da sua empresa.
Algumas questões como o orçamento para a sua implantação, a velocidade de seu funcionamento, a preparação da empresa para ter o foco total no cliente, os processos que vão envolver a nova perspectiva de venda, e diversos outros detalhes devem ser mapeados e analisados com uma certa antecedência.
Após realizar um mapeamento completo entendendo as necessidades e como o CRM pode ser implementado, é hora de apresentar o projeto para seus colaboradores, principalmente o setor de vendas, que será responsável em grande parte do tempo, pela sua utilização.
Defina uma equipe, separe a função de cada um, monte um painel de comando hierárquico com acessos e funcionalidades de acordo com o nível de cada funcionário, é preciso que todos os colaboradores estejam totalmente envolvidos nesse processo de bomba de vácuo.
Existem dois tipos principais de CRM que podem ser utilizados: Nuvem e o Local, como o próprio nome já indica, o primeiro tem sua funcionalidade remota e totalmente online, com um sistema prático podendo ser acessado de qualquer dispositivo desde que tenha a permissão.
Já o local fica em um servidor físico, no qual é limitado pelo espaço e até mesmo em termos de manutenção de elevadores, precisando de uma equipe de TI para corrigir possíveis falhas, nós recomendamos o uso do CRM cloud, porém tudo vai depender do seu orçamento e das suas pretensões.
Depois de uma boa análise e a definição de qual CRM escolher, é hora de começar a efetivar sua implementação, para isso, defina um cronograma de instalações para a preparação da inclusão do software, lembre-se de suas configurações e personalizá-lo de acordo com suas necessidades.
Reserve um tempo para fazer a migração de todos os dados para o sistema, sem muita pressa, tenha calma, e faça tudo de forma cautelosa, no final de tudo, o software estará implementado, faça testes e veja o seu funcionamento.
Com o CRM funcionando é hora de comunicar toda a empresa e não apenas os colaboradores mais próximos, além disso, agora vem uma das partes mais importantes: a realização de treinamentos adaptativos.
Separe algumas refeições em caixa de papelão, além de muito tempo e dedicação, divida sua equipe nos grupos pré definidos e treine eles para se adaptarem a ferramenta, esse pode ser um processo demorado, tenha paciência e invista ao máximo para que todos absorvam as informações e saibam manusear o software.
Agora que o CRM está implantado e os seus colaboradores sabem manuseá-lo, basta ficar de olho e monitorar seus resultados, acompanhe seu desempenho de perto, realizando possíveis correções caso exista alguma necessidade.
Faça o mapeamento constantemente e não esqueça de fazer ajustes e manutenções na ferramenta durante o processo, assim você terá a mesma eficiência de uma injetora de plástico, por exemplo, para chegar no ponto que tanto deseja.
O que achou do texto de hoje? Preparado para implementar seu CRM? Conte para a gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.
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