Empreendedorismo

Como lidar com clientes insatisfeitos: prepare sua equipe

Gerenciar sua própria empresa nem sempre é uma tarefa fácil, por melhor que seja a qualidade do seu serviço de instalação de painéis elétricos, mais dedicado forem seus colaboradores e mais aperfeiçoada forem as suas ações, mesmo assim ainda é possível ter alguns clientes insatisfeitos com o seu trabalho. 

Afinal, cada pessoa gosta de uma coisa e reage de um jeito em determinadas situações, alguns podem não gostar do seu atendimento demorado demais ou até muito rápido.

Outros podem reclamar do preço salgado e até mesmo da qualidade do seu produto ou serviço, independente do motivo, a reclamação é algo comum entre os consumidores, é praticamente agradar a todos por mais esforçado que você seja. 

É claro que é necessário sempre dar o melhor de si dentro da sua empresa, e oferecer a todos os consumidores, sempre a parte “premium” do seu negócio, mas mesmo assim, ainda é bem capaz de existirem algumas reclamações, então é preciso se preparar para isso. 

No texto de hoje, separamos algumas dicas de como preparar a sua equipe e a sua empresa no geral para conseguir lidar com clientes insatisfeitos, como controlar essas situações e contornar algo que pode ser constrangedor e prejudicial para a sua marca? Bora conferir? Então vamos lá!

Respire fundo e mantenha a calma e a paciência

Lidar com um cliente insatisfeito definitivamente não é uma tarefa fácil, mas para que tudo dê certo o primeiro passo é justamente respirar bem fundo e manter a calma e a paciência, procure levar essa lição para toda a sua equipe.

Sabemos que durante o recebimento de críticas e até mesmo perante as falas de alguns clientes, pode ser um pouco difícil se manter calmo, mas acredite, é extremamente necessário, procure relevar potenciais brigas, discussões e até xingamentos, respire fundo e lide com a situação com calma, paciência e muito profissionalismo. 

Por pior que seja a situação, tente manter a sua postura, trate o consumidor sempre com respeito e tente acalmar os ânimos, cabe ao profissional,saber contornar essa situação e apresentar um clima mais ameno durante a conversa. 

Se coloque no lugar do cliente

Com os ânimos um pouco mais tranquilos é hora de se colocar no lugar do cliente e ver toda a situação sobre uma nova ótica, após concluir o seu serviço de terraplenagem, nivelar, cortar e retirar o excesso e terra e deixar o terreno muito mais agradável, quais são os motivos que levaram o cliente a reclamar e se manter insatisfeitos?

Se coloque em seu lugar para compreender a sua insatisfação e também como um consumidor, tente ter esse novo ponto de vista para ter um panorama de ambos os lados e resolver o problema de forma mais facilitada. 

Procure entender o motivo da insatisfação

Para lidar com uma insatisfação é preciso entender qual o motivo da mesma, como vimos acima, é necessário se colocar no lugar do cliente, mas mais do que isso, busque compreender o motivo da sua insatisfação. 

Talvez ele não tenha gostado de alguma frase durante o atendimento, da forma como o serviço foi feito, ou até mesmo um pequeno detalhe que é possível consertar durante toda a transação. 

Converse com ele, dê ouvidos, entenda o seu lado, por mais que você ache estar tudo perfeito, talvez na ótica do consumidor, algo não está do seu agrado, e cabe a sua equipe compreender os motivos dessa insatisfação. 

Encontre uma solução para o problema e se desculpe

Com o problema diagnosticado, é chegado o momento de começar a procurar uma solução para ele, busque por meios de resolver aquilo que foi diagnosticado da forma mais rápida e amigável possível, sem danos ou atritos durante toda a sua resolução. 

Procure se desculpar com o consumidor colocando um ponto final nessa situação incômoda, selando as pazes como se estivesse usando uma escova de vedação, mesmo que acredite não estar tão errado assim, é sempre importante que sua equipe esteja disposta a ceder. 

Sendo assim, antes de tomar qualquer nova ação, priorize resolver o problema e trazer um clima pacífico entre a sua empresa e os seus clientes de forma harmônica para ambos os lados. 

Aceite a crítica e olhe o lado bom das coisas

Por mais que você não concorde com a insatisfação do cliente ou com a sua reclamação, procure encarar isso como uma crítica positiva e faça as correções necessárias para que todo esse cenário não se repita novamente com outros clientes. 

Você pode até estar certo, mas se um consumidor está insatisfeito com algo, é preciso corrigir, aceitar essa crítica e evoluir, afinal o “cliente tem sempre razão”, então busque a evolução. 

Olhe para o lado bom da crítica como uma forma de aprendizado e melhoria dentro da sua empresa, corrija suas falhas, aceite a insatisfação, e siga em frente com essas pequenas correções durante o percurso. 

Solucione o problema e não leve para o pessoal

Com tudo isso que falamos acima, é chegada a sua hora de colocar um ponto final no problema, então procure extinguir qualquer preocupação prévia colocando um fim nessa dor de cabeça. 

Tente não chamar a atenção durante o processo como se estivesse usando um painel de led para posto de gasolina, seja discreto na resolução e não leve para o lado pessoal, foque em resolver o problema e não no cliente específico. 

Entenda que a insatisfação é válida e o ideal é a sua equipe sempre fornecer o melhor para o seu consumidor, então se concentre nisso acima de tudo. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Vanessa Andrade

Recent Posts

Como tornar o lar mais responsivo às mudanças familiares

As transformações na estrutura familiar são cada vez mais frequentes. Mudanças como a chegada de…

2 horas ago

Gestão de Riscos: Offshore nos EUA com Sucesso

Gestão de riscos desempenha um papel crucial ao considerar como abrir offshore nos Estados Unidos.…

3 horas ago

Quais mudanças considerar antes de morar com os avós

Morar com os avós pode ser uma experiência enriquecedora, tanto para os mais jovens quanto…

20 horas ago

Por que pensar em proteção antes da decoração?

Ao pensar em transformar um ambiente residencial ou comercial, é comum que a prioridade recaia…

2 dias ago

O efeito das janelas amplas na rotina familiar

As janelas amplas têm se tornado um elemento arquitetônico cada vez mais valorizado em projetos…

2 dias ago

Onde encontrar um fornecedor de Sistemas de Segurança em Campinas?

Campinas é um dos maiores polos tecnológicos e industriais do Brasil. A cidade, com seus…

2 dias ago