A internet e a tecnologia conseguiram estabelecer uma nova forma de vida para a sociedade. Uma das mais percebidas e comentadas no dia a dia é o e-commerce, desde o marketing aplicado na promoção de produtos até a forma como o estoque é gerenciado.
Seguindo essa linha de raciocínio, o texto de hoje irá explorar como o controle de estoque pode impactar nas vendas online, mostrando os benefícios e vantagens de se investir nessa frente de trabalho, além de dicas e orientações valiosas para os que seguem esse ramo.
Organizar e gerenciar uma empresa não é uma tarefa nem um pouco fácil. São diversas as situações que podem aparecer ao longo do dia e sempre haverão coisas para serem feitas que irão precisar de atenção para serem corretamente resolvidas.
Lidar com serviços de portaria e limpeza é uma coisa, mas gerenciar o estoque da empresa e encontrar o melhor modelo que se adeque tanto ao tipo de comércio quanto aos objetivos do mesmo pode ser bastante difícil para aqueles que não sabem exatamente o que fazer.
Muitas pessoas têm a ilusão que o e-commerce, por ser apenas via internet, é muito mais simples de ser lidado do que com uma empresa física. Embora isso esteja parcialmente certo, muitos se esquecem de um ponto muito importante nisso tudo: o estoque.
Mesmo um e-commerce que lida com venda de plantas ornamentais, por exemplo, precisa entregar o produto ao seu cliente.
Se a própria empresa fará a gestão do estoque ou se irá contratar uma terceira, cabe a decisão do próprio negócio, mas para isso, é preciso estar disposto a gastar.
Não apenas isso, mas a boa gestão de estoque lida diretamente com as vendas da empresa, afinal, o que é o estoque se não uma realidade direta de um perfil de clientes e como a empresa está lidando com a demanda que para ela é ofertada?
Mas como realizar um controle de estoque eficiente? Qual o impacto que isso pode causar no dia a dia do negócio? Até mesmo uma assistência técnica máquina de café expresso pode se beneficiar disso? Quais as principais modalidades desse tipo de negócio?
A resposta dessa e de muitas outras perguntas pode ser conferida nos tópicos a seguir, onde o assunto será melhor explorado, mostrando como é importante se pensar no controle de estoque de uma empresa desde o momento de sua abertura.
Se tem uma coisa que toda empresa precisa para crescer no mercado de trabalho é organização.
Mesmo que a empresa seja física e tire uma renda extra com as vendas online, é necessário muita disciplina e organização, ou até mesmo um negócio focado em backup para empresas pode não ser produtivo ou lucrativo.
Com empresas que estão iniciando sua carreira dentro de algum segmento, no caso de e-commerces, é normal que o estoque seja alguma sala da própria casa, onde a organização dependerá de prateleiras e lugares específicos para cada produto.
Porém, independente de como irá se organizar, é necessário se ter tanto a gestão quanto o espaço disponível para o posicionamento dos produtos.
Isso facilita em diversos fatores, entre eles:
Obviamente que é muito difícil atingir esse nível de excelência nos primeiros dias e não utilizando nenhum sistema em um e-commerce. Mesmo com um sistema ERP para pequenas empresas, o negócio ainda pode ser afetado pelo fator experiência.
Um estoque organizado, conforme mencionado nos itens acima, pode ser um grande diferencial entre a empresa que consegue atingir determinados objetivos e as que ficam para trás, pelo simples fato desse detalhe influenciar diretamente nas vendas.
Uma forma simples de exemplificar isso é que o estoque reflete a persona da empresa e os hábitos de compra dos consumidores dela. Em outras palavras, o estoque reflete o perfil do cliente, mostrando claramente como ele é, o que prefere comprar e o que não gosta muito.
O estoque de uma empresa de terceirização de portaria e limpeza é totalmente diferente de um e-commerce que investe em produtos de artesanato ou de tecnologia. A empresa deve estar sempre atenta a isso e conseguir tirar novas informações.
Esse tipo de atenção aos detalhes irá informar quais os tipos de produto mais são consumidos no estoque, ajudando a entender quais as preferência do cliente, o que mais chama a atenção.
Dessa forma, é possível realizar um estudo em cima disso para saber se tem relação ao preço, às campanhas, ao produto ou ao conjunto.
Agora que já ficou mais claro como a empresa deve se preocupar com o estoque, seja um e-commerce ligado a produtos caseiros ou até mesmo emprestimo empresarial com garantia de imovel, é importante entender como manter o estoque organizado.
As dicas e orientações a seguir podem se aplicar melhor a uma empresa do que a outra, portanto, é preciso conhecer e adaptar tudo a realidade do seu negócio, buscando sempre a melhor solução possível para a organização como um todo.
Sendo assim, confira algumas dessas orientações nos tópicos a seguir.
Definir o tipo de estoque que a empresa irá utilizar é essencial para garantir que tudo ficará o mais organizado possível, além de saber exatamente como serão distribuídos os itens e qual será a prioridade de cada um no espaço dedicado a essa necessidade.
Existem algumas categorias principais que podem ser compreendidas como estoque. Eles se dividem em estoque físico próprio, estoque compartilhado e estoque descentralizado.
O estoque físico próprio é um estoque a pronta entrega, onde no momento em que o cliente faz o pedido, o mesmo já é separado para entrega do mesmo, fazendo com que seja muito eficaz na conversão dos mesmos, aumentando a probabilidade de fidelização.
É bastante simples e direto, assim como solicitar licença ambiental.
O segundo tipo de estoque é o compartilhado. Esse trabalha a gestão de maneira mais eficaz, fazendo com que o processo de separação e envio aconteçam no mesmo lugar, economizando e muito os custos de armazenagem para a empresa.
E por fim, é possível também investir no estoque descentralizado. Esse consiste em distribuir o estoque em mais de uma região, servindo para atender diversas regiões ao mesmo tempo, sendo eficaz e diminuindo o tempo de entrega para o cliente.
Independentemente da escolha, cada um possui suas vantagens e desvantagens, além de dependerem muito da empresa, do capital e tempo investido e do segmento de atuação da mesma, necessitando de um conhecimento sobre o tipo de negócio e a realidade do mesmo.
A tecnologia sempre deve ser utilizada a favor do progresso e da otimização de recursos, seja ele tempo, mão de obra ou capital. Quando pensamos em organização e gestão de estoque, investir em softwares de tecnologia sempre é uma opção muito interessante.
Esses softwares podem ajudar a se ter uma precisão muito maior do estoque, quais produtos estão disponíveis e quais que não estão, além de mostrar os valores, personalizar comandos e gerenciar informações em massa em tempo real.
Logicamente que se o e-commerce está no começo, pode acontecer de não ser necessário, porém, conforme o mesmo cresce, sempre é possível verificar como implantar tais tecnologias para que o negócio se acostume e seja certeiro em suas tomadas de decisões.
Quanto mais preparado o e-commerce estiver e melhor se adaptar a realidade atual, incluindo uma boa gestão de estoque, melhor impactará de forma positiva as suas vendas.
Porém, para se ter sucesso no mercado de trabalho atual, sempre é necessário estar a um passo à frente, buscando novas soluções e se mantendo atualizado.
O texto de hoje abordou e explorou como o controle de estoque pode impactar as vendas online do negócio, mostrando como ser mais organizado, os tipos de estoque, a vantagem de se investir em tecnologia e como o assunto é importante para não ficar atrasado frente a outros e-commerces.
Muito dependerá do que é comercializado, qual o público-alvo dos produtos e serviços e do crescimento da empresa, mas sempre é importante aprender junto do comércio e ir aplicando mudanças conforme o mesmo ganha mais alcance e relevância no segmento.
Embora muitos ignorem, uma boa gestão de estoque é essencial para que a marca consiga lidar com os diversos processos, afinal, ali é o momento em que se mostra ao cliente que se tem o que ele quer e que pode ser entregue o mais rápido possível para o mesmo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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