Nem só de sucesso é feito o mundo do empreendedorismo, muitas empresas e marcas famosas nem sempre nasceram com o intuito de ser gigante, muitas delas tiveram que mudar a forma de pensar e de agir, e aprender com o fracasso antes de se reerguerem.
Talvez aquela empresa famosa de branding industrial que você tanto se inspira, ou até mesmo uma marca que você sempre compra seus produtos, na verdade pode ter passado por uma época nebulosa, e hoje deram a volta por cima. Ou até mesmo algum negócio que tinha tudo para dar certo mas acabou fracassando. O medo de dar tudo errado no empreendedorismo é real e acredite, ele apavora muitas pessoas.
Mas é sempre importante tirar algumas lições, tanto de quem deu a volta por cima, e principalmente dos negócios que deram completamente errado, é a partir da identificação do erro que ocorre o acerto e você consegue corrigir detalhes cruciais que podem ser inspiradores para o seu empreendimento.
Por este motivo, no texto de hoje separamos alguns pontos positivos e algumas lições de alguns negócios que deram errado que podem inspirar você a crescer na sua empresa, preparado? Então vamos lá!
Nem todos acertam de primeira, certo? Na verdade, a maioria das pessoas quase nunca acerta logo de cara, e isso é comprovado quando falamos do mundo dos negócios. Dificilmente algo que você busca irá dar certo logo de cara, é comum errar e buscar corrigir esse erro.
Richard Branson, CEO da Virgin Group por exemplo, já apostou em mais de 100 companhias antes de acertar na sua escolha, muitas delas deram completamente errados,e ele quase chegou a falir. A persistência é uma das melhores características de todo empreendedor que deseja ter sucesso no mercado.
Se a sua indústria está com problemas na hora da prospecção industrial com clientes, não desista. Muitas empresas faliram ou deram errado por desistir antes da hora, busque novos ares ou insista naquilo que você acredita que dará certo.
Muitas pessoas jogam a toalha antes da hora e na primeira má fase já abandonam o barco sem pensar duas vezes, mas acredite, essa atitude pode ser sua grande ruína. Mesmo que nada pareça dar certo, ou que seu negócio esteja indo de mal a pior, ainda é possível virar o jogo.
Steve Jobs, por exemplo, esteve perto de falir com a Apple, mas ele insistiu em sua capacidade e conseguiu virar a mesa ao seu favor, até se tornar uma verdadeira lenda do empreendimento. Mesmo que o vento esteja contra, lute contra ele e mantenha sua cabeça erguida para não cometer o mesmo erro da maioria dos empreendedores.
O que seria de um negócio sem planejamento? Ou melhor, o que seria da nossa vida sem ele? Saber quais são seus objetivos, suas metas, como e quando você deseja chegar em determinado local, é crucial para realmente fazer o seu negócio rodar.
O grande erro de muitos empreendedores é investir tudo que tem em um negócio incerto, ou sem realizar nenhum tipo de pesquisa prévia. Pense, analise a situação, e faça um planejamento compatível com aquilo que deseja, essa sim, é a chave para o sucesso.
Pode parecer clichê mas é a mais pura verdade, cada negócio tem o seu momento, muitas empresas que ruíram foi por querer acelerar demais uma empresa que estava apenas começando e acabou sendo completamente atropelada.
O mercado é competitivo e se torna cada vez mais complicado, é preciso ir com calma e esperar o seu lugar e sua hora de brilhar, respeite a concorrência e se adapte as tendências, como a venda de um produto online através de uma plataforma de divulgação.
Muitas empresas que deram errado, tentaram um caminho mais curto, algumas trapaças ou cortar algo que sempre funciona da mesma forma, não tem jeito, se você quer alcançar o sucesso só existe um caminho: muito trabalho, dedicação, e uma leve pitada de sorte.
Sem esses três fatores, não adianta tentar burlar o que for, ou tentar se adiantar onde for, de nada vai funcionar, é preciso ser perseverante, encontrar soluções e ir a fundo daquilo que você realmente deseja, sem atalhos, apenas muito trabalho duro para chegar até onde você deseja.
O que achou do texto de hoje? Acha que aprendeu bastante com os erros de alguns empreendedores? Comente abaixo sua opinião e não se esqueça de compartilhar esse texto com algum amigo que precisa de uma leve inspiração, até a próxima.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.
Em um mercado cada vez mais competitivo e voltado para a experiência do cliente, a…
No ambiente dinâmico e competitivo do marketing atual, a integração entre estratégias e investimentos é…
Criar uma marca forte em um mercado competitivo é um dos maiores desafios para empresas…
No cenário atual, onde a consciência ambiental e social ganha cada vez mais destaque, o…
No cenário atual, o marketing digital se tornou uma ferramenta indispensável para transformar ideias inovadoras…
No início de uma jornada empreendedora, entender e aplicar estratégias de marketing eficazes é essencial…