Os empreendedores sociais têm grande coração. Eles vão além do pensamento de apenas
lucro e são apaixonados por fazer a diferença. Diversos empreendedores, seja do ramo da agricultura a Empresa de calibração, já fazem uso desse tipo de empreendedorismo.
Para alguns, isso significa doar um produto para um indivíduo necessitado por cada produto comprado. Para outros, a condição é ajudar estudantes de baixa renda com bolsas de estudos. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!
Quer iniciar o processo como empreendedor social? Decida quem você quer ajudar, além de onde e como quer atendê-los. Seja claro sobre o problema que pretende resolver para esse grupo. Isso pode vir por meio de seu serviço ou produto comercial.
Pense em seus talentos naturais, competências, habilidades profissionais, treinamento e acesso aos recursos. Faça a si mesmo perguntas como:
Saiba mais sobre o cenário de negócios sociais em que vai entrar. É fundamental ter acesso aos participantes e como eles estão mudando o mundo. Se um empreendedor social já está fazendo o que havia planejado, use isso como inspiração e combustível para criar sua própria oferta.
Sair de dentro das câmaras de refrigeração e ter um olhar mais assertivo é o ideal. Desta forma, use as redes sociais e o Google para encontrar aqueles que considera concorrentes ou colaboradores.
Entre em contato com associações comerciais específicas para o empreendedorismo social. Há uma grande quantidade de aliados que serão necessários para esta caminhada, pois não há missão sem colaboradores. Invista nisso!
Como você pode oferecer algo diferente dos outros? Quanto mais fundamentação e estudos tiver, naquilo que deseja fazer, mais exclusiva será. Com um passo de cada vez chegará longe e equilibrará custos e ganhos!
Um exercício útil aqui é pegar um post-it e colocar uma palavra diretamente relacionada ao que você está tentando realizar com sua empresa, seja ela do ramo esportivo ou de Projeto de Incêndio.
Em seguida, cole-se nas paredes ou onde possa vê-las facilmente e trace diferentes combinações. Os resultados te surpreenderão.
Um ‘membro da equipe’ pode ser o colaborador, que está contigo todos os dias da semana, mas também os parceiros de negócios que confia.
É alguém que apoiará o que você está tentando realizar por meio de seu empreendimento. Reuniões e uma boa comunicação moldaram processos de forma fácil e rápida. Sem isso, as chances de equívocos são cada vez maiores e a cultura empresarial depende de fatores representativos e dinâmicos.
Crie complementos para te auxiliar na busca por um empreendimento social de qualidade, focado em si mesmo, mas também na região e nas pessoas que o cercam.
Esperamos ter ajudado com essa postagem, se gostou do conteúdo, não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais.
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.
Você sabia que cerca de 30% das construções em madeira no Brasil enfrentam problemas com…
Você sabia que uma casa pode ter até 22 quilos de poeira por ano? Escolher…
Dicas de economia doméstica são essenciais para quem deseja ter mais controle sobre as finanças…
O empreendedorismo online tem se tornado uma escolha popular nos últimos anos, especialmente com a…
No cenário atual, marcado pela rápida transformação digital e pelas mudanças nas expectativas dos consumidores,…
O crescimento orgânico se torna uma meta essencial para empresas que buscam expandir sua presença…