Como uma loja online pode trazer benefícios

A loja online ou loja virtual é um site que permite comprar todo tipo de produto ou serviço, por onde também é realizado todo o trâmite desta ação, ou seja, indo desde a compra até o pagamento.

Além disso, é um dos principais canais de venda do comércio eletrônico, que oferece informações claras e objetivas ao consumidor, tais como preço, formas de pagamento, prazo de entrega e outras especificações.

É dessa forma que ela garante a máxima satisfação em todo o processo de compra. Ademais, esses canais de venda oferecem segurança, conforto, preços mais competitivos e a possibilidade de comprar em qualquer dia da semana e em qualquer horário.

Pessoas do mundo todo podem acessar a loja virtual, escolher os produtos que desejam e recebê-los em casa. E para quem quer investir nessa modalidade, é um negócio vantajoso porque requer menos investimento do que uma loja física.

Mesmo sendo um modelo de negócio que se popularizou muito nos últimos anos, muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre como é o seu funcionamento e como ter sucesso com esse empreendimento.

Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é loja virtual, como abrir a sua, bem como os seus benefícios. Se você pensa em investir nessa modalidade, então, confira o texto a seguir.

Primeiramente: o que é loja virtual?

De maneira geral, a loja online é um site criado para possibilitar a compra e venda de produtos e serviços pela internet. Mas quando vemos como funciona esse negócio, percebemos que há muito mais por trás dessa definição.

Pensando em seu significado mais técnico, a loja virtual é um software desenvolvido para o ambiente online e direcionado aos navegadores. E esses programas podem apresentar diferentes linguagens de programação.

Hoje em dia, a loja online de um fabricante de cola para acrilico, por exemplo, pode ser acessada por computadores e por dispositivos móveis. Assim, quando feito exclusivamente para aparelhos como celular e tablet, esse negócio é conhecido como m-commerce.

Mas independentemente do dispositivo usado, uma loja online é feita para negociações de compra e venda de produtos e serviços, com base em informações que auxiliam o usuário, como:

  • Preço;
  • Descrição do produto;
  • Formas de pagamento;
  • Detalhes da entrega.

Tudo isso vai influenciar na experiência de compra do usuário e vai impactar em suas decisões sobre voltar ou não a comprar com o seu negócio.

Muitas estratégias aperfeiçoam o processo de compra em uma loja online e aumentam as chances de o cliente finalizar a transação e ser fidelizado. Entretanto, todas precisam ser planejadas para gerarem resultados expressivos, como investimento em anúncios e planos de marketing.

Quando uma pessoa pesquisa algum produto na internet, por exemplo, papel de parede mica comprar, ela vai encontrar sites de empresas que souberam montar suas plataformas.

Entenda como montar a sua loja

Por isso, para criar uma loja virtual, primeiro você precisa escolher um mix de produtos. Ou seja, é necessário definir o que será vendido, o que também depende de seu investimento inicial.

Por exemplo, se você quer vender utensílios de cozinha, mas ainda não pode vender itens mais elaborados, pode começar vendendo canecas. Você vai adicionando outros produtos conforme o negócio for crescendo.

Prefira mix de produtos com itens que você conhece, visto que isso facilita o processo de escolha em relação a preço, estoque, promoções, material de divulgação, dentre outros.

Depois de saber o que vai vender, é hora de escolher um nome para o seu empreendimento, e ele precisa ser coerente com seu segmento.

Feito isso, é hora de criar um logotipo e as cores predominantes. O nome também deve estar de acordo com o público, além de ser atrativo e fácil de memorizar.

É importante analisar a sua concorrência para saber quais são as empresas que já trabalham com o mix de vendas que você escolheu.

Você pode fazer essa pesquisa pela internet e na região onde vai atuar, assim, entenderá a estratégia de venda de seus concorrentes, de modo a identificar oportunidades e ameaças para o seu empreendimento.

Por exemplo, se uma empresa que vende brinquedão para buffet percebe que seus concorrentes adotaram determinada forma de pagamento, ela também precisará dessa possibilidade para atrair os clientes.

O próximo passo é escolher uma plataforma para hospedar a sua loja online. Existem muitas opções disponíveis, mas você deve escolher aquela que oferece o melhor custo-benefício, suporte e funcionalidades adequadas para seu negócio.

Depois de escolher a plataforma, comece a montar sua loja de acordo com a identidade visual escolhida, bem como alinhe tudo o que precisa para que ela funcione bem, como emissão de boleto, entrega pelos correios, formas de pagamentos, entre outros.

Depois de customizar a plataforma de acordo com sua identidade visual, chega o momento de incluir as imagens, descrições e informações sobre os produtos que você vai vender.

Pense só, quando acessamos a loja online de um fabricante de papel para modelagem, por exemplo, podemos notar que as fotos são de boa qualidade e mostram os atributos das mercadorias expostas.

Então, tenha em mente que elas vão criar a sua vitrine online, portanto, precisam mostrar de forma clara todas as características do produto.

Quanto às descrições, elas precisam seguir as práticas de SEO (otimização para os motores de busca), contendo as palavras-chave usadas pelo seu público-alvo para procurar os produtos. A descrição precisa ser direta, informativa, criativa e objetiva.  

Agora que você já sabe como montar sua loja online, no próximo tópico, vamos mostrar quais são os benefícios desse tipo de negócio. Acompanhe a leitura conosco.

Benefícios da loja virtual

Uma loja física de, por exemplo, bobina de filme stretch, assim como de outro item, também pode criar uma loja online. Independentemente de ser este o seu caso, esse tipo de negócio traz muitas vantagens, como:

Possibilidade de vender 24 horas por dia

As lojas físicas possuem um período de funcionamento, geralmente em horário comercial, permanecendo fechadas em um dia da semana. Mas as lojas online não fecham, ou seja, você pode vender 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.

Para os consumidores isso também é benéfico, uma vez que eles podem comprar tudo o que precisam no horário mais conveniente para eles.

O marketing da loja virtual funciona da mesma forma, ou seja, ele vai atuar no melhor horário para impactar o seu público-alvo. Assim sendo, um fabricante de carimbo datador manual, por exemplo, pode fazer seus anúncios em feriados e finais de semana.

Mais alcance

Nas lojas físicas, os clientes precisam ir até ela para consumirem o que precisam, o que limita o acesso para quem está muito longe.

Por outro lado, a loja online entrega os produtos na casa do cliente, independentemente de onde ele esteja. Portanto, sua marca tem um alcance maior e chega até pessoas que estão em outras cidades, estados e até países.

Consequentemente, você terá mais oportunidades de vendas, uma vez que não existem barreiras geográficas que impeçam o cliente de comprar.

As vendas e a comunicação podem ser direcionadas para o seu público-alvo, por meio de estratégias de Marketing Digital, como o Inbound Marketing, que tem o intuito de atrair as pessoas para o negócio.

Melhora a presença da marca

Hoje em dia, tudo o que as pessoas precisam comprar, elas pesquisam na internet. Por exemplo, o dono de um restaurante vai pesquisar sobre equipamentos para cervejaria antes de comprá-los.  

Por meio de uma loja virtual, você amplia as chances de os consumidores encontrarem o seu negócio na internet. Também é possível desenvolver estratégias para que a marca crie autoridade em seu segmento e se destaque perante os concorrentes.

Mais oportunidades de vendas

As oportunidades de vendas de uma loja online são muito maiores do que as de uma loja virtual. Uma vez que rompemos as barreiras físicas e podemos nos relacionar com qualquer pessoa, atraímos mais clientes e temos mais oportunidades de vendas.

Além disso, não existem limites de espaço, o que permite receber uma quantidade indeterminada de pessoas ao mesmo tempo.

E se você contar com uma boa equipe de marketing e planejamento, vai conseguir identificar as oportunidades de vendas mais rapidamente.

Atender a determinados nichos de mercado

Pense só, se uma empresa de, por exemplo, sistema de caixa para restaurante abre uma loja virtual, facilita ainda mais o atendimento e alcança nichos específicos do mercado em que atua.

Quando existe como foco um público específico e também é suprida uma carência do setor, a concorrência diminui e as vendas aumentam.

Conclusão

A loja online é uma ótima oportunidade de negócio, tanto para quem já tem uma loja física quanto para quem vai abrir seu próprio e primeiro negócio.

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre ela, para quê serve e como criar sua loja virtual. Assim, vai poder usufruir de todos os benefícios que mencionamos ao longo deste artigo. Sem dúvidas, uma excelente opção para investir.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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