Decoração de eventos: entenda tudo sobre a profissão!

Entenda mais sobre o cerimonialista, essa profissão que tem sido cada vez mais requisitada para a realização de eventos!

Quando você participa de um evento de lançamento de um novo modelo de Porca gaiola, por exemplo, raramente pensa sobre como foi o processo de decoração do espaço, não é mesmo? Mas saiba que existe um profissional por trás disso tudo.

Iluminação, cor das toalhas de mesa, pratos e talheres (caso haja um jantar) e muitas outras coisas são de responsabilidade do mesmo. E para entender melhor tudo isso, fique com a gente!

O primeiro passo é entender o que o cliente quer

Quem é decorador de eventos precisa, primeiramente, descobrir exatamente o que o cliente precisa. Portanto, nessa primeira reunião serão feitas perguntas relacionadas a: o objetivo do evento, o número de convidados e o tema geral. 

É importante criar uma conexão e sentir honestidade nas palavras de quem o contrata. Tudo porque, cada detalhe é crucial para criar um evento do qual todos se lembrarão com alegria.

Saiba administrar o dinheiro

Uma das coisas mais importantes é determinar o orçamento. Ou seja, assim como uma empresa de Limpeza de fossa tem, em sua estratégia de início de ano, os valores que poderão ser gastos mês a mês, o decorador de eventos precisará saber esse montante.

A parte mais difícil nas primeiras etapas é calcular quanto, de fato, o cliente gastará. Existem tantos custos inesperados que esta etapa poderá demandar um tempo um pouco maior para os cálculos.

Em alguns casos, o decorador também cuidará do pagamento dos fornecedores e o fará de forma rápida e sem esforço, evitando taxas inesperadas. Portanto, fazer uma pesquisa antes de fechar o contrato de trabalho é essencial.

Uma ajuda com fornecedores

Um decorador de eventos experiente já conta com uma longa lista de contatos profissionais. Desta forma, é importante imaginar que, se uma empresa precisasse fazer tudo sozinha, teria que visitar muitos locais. 

O contratado pode sugerir as melhores opções para atender às suas necessidades do evento. Além disso, trabalha com uma grande variedade de fornecedores diferentes, sejam empresas de talheres e copos, outra de tecidos para confecção de cortinas, por exemplo, outra de armários antigos e assim por diante.

Ele não apenas pode recomendar as melhores escolhas, mas também obter os melhores preços. O contratante acaba ganhando neste ‘meio de campo’ feito pelo decorador.

 Decoração de eventos: entenda tudo sobre a profissão!

Todo o escopo do evento

Lembre-se: todo o evento precisa ser pensado adequadamente e isso pode ser um trabalho em si. Os decoradores de eventos, portanto, cuidarão de tudo, desde garantir que os talheres estejam postos de forma adequada, até o estilo perfeito de cadeiras e mesas e, enfim, garantindo que todos os lugares sejam absolutamente perfeitos. 

De cortinas a guardanapos, eles cobrem tudo. Isso é tão pertinente de ser compreendido quanto fazer a aquisição de um Servomotor para um circuito de malha fechada.

Tranquilidade para aproveitar o evento

Vamos falar a verdade: para o dono de uma empresa, que precisa pensar no evento, há um número infinito de coisas que podem dar errado, não é mesmo? Tudo porque acidentes acontecem e coisas são esquecidas. 

Um decorador, ao lado de um mestre de cerimônia, será capaz de resolver, rapidamente, qualquer um desses problemas por causa de sua experiência. Ambos terão todas as ferramentas e contatos necessários para evitar que um pequeno erro acabe com as festividades.

Mesmo que não haja problemas, alguém precisa moldar todo o escopo antes do evento acontecer. Os fornecedores precisam ser conduzidos a seus respectivos locais, outros precisam saber onde está cada talher para organizar a mesa, a costureira irá entregar as cortinas e assim por diante. 

A maioria das pessoas que planejam o evento por conta própria e não têm experiência no assunto, certamente pensarão duas vezes antes de fazê-lo de novo. Um decorador de eventos é como um maestro para uma orquestra, ou seja, sem ele, a desafinação é mais provável de ocorrer. 

Enfim, se for o proprietário de uma marca de Impressora fiscal e tem o intuito de transformar um lançamento em algo maior, não pense duas vezes e invista numa equipe que irá ajudá-lo a deixar todo o evento inesquecível.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE