Ao empreender, é importante saber que você precisará conhecer muito mais do que o seu core business. Conhecimentos como marketing, designer, comunicação, contabilidade, entre outros precisará fazer parte do dia a dia de quem estiver empreendendo, seja você um time ou uma pessoa sozinha.

Isso porque o mundo está mudando. Algumas empresas estão passando pela transformação digital e algumas delas já começou com este mindset. Além disso, a mudança de hoje não é a mesma de amanhã. É preciso acompanhar as mudanças do mercado e deixar o seu negócio alinhado com o que o público precisa.

Para te ajudar a ser um empreendedor de sucesso, vamos para o lado oposto. Separei algumas dicas do que não fazer quando se pensa em empreender. Dá uma lida!

Empreendedor de Sucesso
Empreendedor de Sucesso

1. Não se comunicar com seu público

Um empreendedor de sucesso precisa saber comunicar e comunicação é algo bem delicado. Nem todos nascem com o dom de levar a informação sem tantos ruídos. Apesar de que sempre vai existir o ruído entre o emissor e o ouvinte, por isso, aqui a dica é não se esquecer de deixar sempre muito claro para o seu público e potenciais leads o que você entrega de valor, para que sua empresa existe e porque sua marca deve ser escolhida entre tantas no mercado.

Apesar de parecer fácil, é preciso ter disciplina e constância nas comunicações. Pense nas redes sociais, por exemplo. Algumas empresas podem postar apenas os produtos ofertados, já outras estão disseminando sua marca e seu propósito além dos produtos ou serviços oferecidos. Além disso, utilizar todos os recursos disponíveis dessas plataformas é essencial para ter um alcance de todos os tipos de público.

2. Faça tudo sem a ajuda de uma ferramenta

Este é um grande erro cometido por muitos empreendedores que buscam o sucesso, mas que não fazem o uso de ferramentas que potencializam o trabalho individual e coletivo. E para ser um empreendedor de sucesso você precisa fazer o uso adequado da tecnologia a seu favor.

Conheça aqui algumas das ferramentas que facilitarão sua vida quando se tratar de projetos, relacionamento com o cliente, performance digital, gestão financeira e etc.

Claro que não basta ter apenas uma ferramenta. Um empreendedor de sucesso possui visibilidade para tomar boas decisões e desenvolver estratégias eficientes. Para isso, é essencial optar por ferramentas que te dê relatórios.

3. Não tenha visibilidade dos seus clientes e potenciais leads

Apesar de ser uma ferramenta, podendo ser citada no tópico acima, resolvi deixar este software separado para ilustrar sua importância. O CRM – Gestão de relacionamento com o cliente – é uma ferramenta essencial quando se fala em empreender.

Para ser um empreendedor de sucesso você precisa estar sempre um passo antes dos seus clientes, sabendo o que eles precisam e ir mais além, conhecendo-os a fundo para oferecer produtos e serviços que conversem fielmente com suas reais necessidades.

Vale a pena ter uma ferramenta de CRM não só por ter as informações consolidadas dos seus clientes, mas também porque ela pode te mostrar toda a jornada de clientes e potenciais leads dentro da sua empresa, deixando claro os pontos que você deve desenvolver para melhorar a experiência do seu púbico com sua marca, e também porque ela consegue fazer algumas ações automáticas, como por exemplo, enviar o faturamento mensal na data certa. 

4. Não faça um planejamento

Como dizem por aí, “quem não planeja, está planejando fracassar”. Essa frase resume bem este tópico. É claro que o acaso pode nos surpreender, mas planejamento é essencial para atingir seus objetivos. Por isso, lembre-se de fazer um planejamento para todas as áreas da sua empresa. Isso serve desde os posts das redes sociais, como desenvolvimento de produtos, ações sazonais para manter o faturamento e etc.

Um planejamento que sempre vale a pena é o planejamento comercial. Definir onde você quer chegar considerando de onde está partindo, ou seja, sua atual situação, é primordial para ter ganhos financeiros consideráveis. Além disso, se tudo funcionar como o esperado, você pode gerar uma boa prática e ir ajustando quando necessário para ter resultados ainda melhores.

Espero que estas dicas possam te ajudar a como se tornar um empreendedor de sucesso. Que tal compartilhar com alguém que está pensando em começar aquele empreendimento?