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Empreendedorismo digital: 5 dicas para novos e antigos e-commerces

Confira cinco dicas de empreendedorismo digital que podem ajudar novos e antigos e-commerces a crescerem no mercado.

Sumário

De um modo geral, o ato de empreender está relacionado à capacidade de enxergar, promover e aproveitar oportunidades com cuidado, paciência e empenho. Já quando falamos sobre o empreendedorismo digital, também estamos nos referindo a isso, mas em um cenário totalmente online. 

De acordo com o indicador MCC-ENET, o e-commerce brasileiro cresceu 73,88% durante o ano de 2020. Claro, ainda existe uma parcela significativa de pessoas que investiram no sonho do negócio próprio, mas a maioria foi impulsionada pela alta taxa de desemprego, bem como pela crise econômica agravada pela pandemia do coronavírus. 

Atualmente, estima-se que o País já conta com mais de um milhão e meio de lojas virtuais dos mais variados segmentos que se possa imaginar. Com um número tão elevado, é necessário adotar estratégias para se destacar e garantir bons resultados! 

Pensando em te ajudar nessa ponta, separamos neste artigo cinco dicas que podem fazer o seu empreendedorismo digital crescer ou se popularizar!

Empreendedorismo Digital: Dicas para Loja Virtual
Confira cinco dicas de empreendedorismo digital que podem ajudar novos e antigos e-commerces a crescerem no mercado.

1. Crie um planejamento

Uma pessoa que deseja aplicar o piso epóxi autonivelante em uma área não pode simplesmente pegar o revestimento e começar o serviço. Antes disso, ela deverá fazer todo um planejamento, que contará com a definição de quantidades, ferramentas, limpezas necessárias e até mesmo tempo de secagem. 

Se você deseja investir em empreendedorismo digital ou já tem um negócio online e quer melhorar os seus resultados, é necessário que também parta de um planejamento. Nele, você irá estabelecer objetivos, metas, área de atuação, questões burocráticas, opções de entregas, entre vários outros fatores que irão fazer o seu negócio funcionar. 

2. Tenha um site bonito e funcional

Antigamente, as pessoas costumavam dizer que era impossível ter um site bonito e funcional ao mesmo tempo. Bem, talvez isso até poderia ser verdade há uns 10/15 anos, mas não na atualidade. Desse modo, você pode aliar a questão estética com a técnica e conseguir um ótimo resultado! 

Para isso, você pode desenvolver um layout clean, moderno e legível, garantindo a harmonia entre os elementos gráficos e garantindo uma visualização e leitura agradável. Além disso, ele precisa seguir a regra dos três cliques e ser responsivo. Não sabe o que isso significa? Vamos lá… 

Mesmo que tenha sido comprovado que a maioria das pessoas não deixam uma página depois de não achar um conteúdo procurado em três cliques, a técnica ainda é importante para garantir uma navegação mais agradável. Já a questão da responsividade está ligada a capacidade de um site se adaptar a uma tela menor. 

3. Preze pela segurança dos seus clientes

Para garantir a segurança das movimentações entre os pavimentos de uma fábrica, é comum que donos e gestores contratem o serviço de manutenção de elevador de carga industrial. Agora me responda: você sabe como é possível garantir a segurança de um empreendedorismo digital? 

Para realizar uma compra online, os clientes podem ter que passar algumas informações sigilosas, como nome completo, CPF e endereço, bem como disponibilizar o número do cartão de débito ou crédito, dados que se caírem nas mãos de hackers ou pessoas má intencionadas podem causar muitas dores de cabeça. 

Para evitar isso, você deverá ter um certificado SSL, que garantirá que as informações confidenciais trocadas na página estão seguras. Ah, é importante citar que todos os clientes podem checar a presença do certificado, visto que é só olhar a presença de um cadeado fechado ao lado da URL. 

4. Não se limite apenas a loja virtual

Vamos supor que você é o dono de uma loja virtual que vende materiais de construção, como argamassa baritada, cimento, areia, tijolos, tintas, etc. Você acha que precisa mesmo só divulgar os produtos que você tem para venda? 

Uma pessoa que está planejando e/ou realizando obras costuma fazer muitas pesquisas na internet, principalmente relacionadas a qual é o melhor produto para determinado local e como otimizar a construção. 

Tendo isso como base, é fundamental destacar a importância de também ter um blog! Ao desenvolver conteúdos relevantes e cumprir as regras de SEO, as chances da sua página aparecer nas primeiras posições dos buscadores aumenta significativamente. 

Ademais, quanto mais pessoas conhecem e confiam em sua companhia, mais credibilidade você ganha no mercado e, consequentemente, as suas vendas e lucros crescem, o que é o sonho de todo e qualquer empreendedor. 

5. Expanda para as redes sociais

Vamos combinar que não tem como falar sobre empreendedorismo digital sem ressaltar a importância das redes sociais para garantir o crescimento do negócio! Tendo um papel primordial no mercado B2C (empresa para consumidor) e aumentando a credibilidade de empresas B2B, elas podem ser a chave direta para o sucesso! 

Isso acontece porque a maioria dos brasileiros ativos na internet utilizam as plataformas diariamente, tornando-as janelas poderosas para desenvolver estratégias de marketing digital. No entanto, é importante ter cautela para investir com seguranças nesses meios de comunicação e interação social. 

Saiba que cada rede social tem as suas características e peculiaridades, que irão definir o tipo de conteúdo e, em alguns casos, até mesmo o público-alvo. Um ótimo exemplo disso é o Pinterest, uma rede social utilizada para compartilhar conteúdos relacionados principalmente a temas de moda e decoração. 

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Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Marketing para indústria.

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Written by Cantinho do Empreendedor

Conteúdo dedicado ao empreendedor. Aqui você vai aprender tudo sobre planejamento, marketing digital para ajudar quem está começando a empreender.

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