A jornada de compra é tão fundamental para as empresas, que setores tão distintos quanto os automobilísticos ou os de rack outdoor já utilizam. E, com isso, seus clientes agradecem e têm facilidade de alcançar o fundo do funil.
A médio e longo prazo, todos os empresários verão os lucros se amplificarem, portanto, para compreender o que é este conceito, bem como sua importância, siga conosco e terá informações sensacionais!
O que é a jornada de compra?
A jornada de compra é como uma escada de concreto pré-moldado, onde a pessoa interessada sobe aos poucos. O processo vai da identificação de uma necessidade ou desejo até a realização de uma compra.
Além disso, pode ser dividida em etapas, que vão da descoberta, seguindo para a consideração, decisão e, enfim, o pós-compra. Explicaremos cada uma delas abaixo:
- Descoberta: é quando o consumidor percebe uma necessidade ou desejo. Ele pode querer informações sobre um produto ou serviço específico, pode ter ouvido falar de uma solução para seus anseios ou ter visto um anúncio que despertou seu interesse;
- Consideração: aqui, o consumidor começa a avaliar as opções disponíveis para atender sua necessidade. É o momento de fazer pesquisas das marcas que oferecem os produtos e compará-las entre si. Nessa fase, é importante que as empresas tenham informações pontuais em seus sites e nas redes sociais. Invista em avaliações de outros consumidores e detalhes sobre preços e recursos;
- Decisão: como o próprio nome diz, o cliente já escolheu o que quer e decide fazer uma compra. Pense, portanto, que a pessoa interessada já especificou o modelo da placa solar. Agora, verificará as promoções e descontos para confirmar o fechamento do negócio.
- Pós-compra: tem a ver com a avaliação da experiência de compra e uso do produto ou serviço. Ele pode deixar avaliações, dar feedback e se tornar um defensor da marca se estiver satisfeito com sua experiência.
Com isso, aprendemos um pouco sobre o que é a jornada de compra, notando que, com esse conhecimento, as empresas podem melhorar sua presença digital e oferecer um processo de compra mais agradável e eficiente.
Qual a importância da jornada de compra para seu negócio?
Agora vamos responder à questão primordial deste post, ou seja, qual a importância da jornada para seu negócio? Ela é fundamental para que uma empresa possa entender as necessidades e anseios de seus clientes e, ao mesmo tempo, oferecer uma experiência de compra mais satisfatória.
Quando há essa compreensão, haverá uma adaptação das estratégias de marketing e vendas de acordo com o comportamento do cliente, permitindo, além de tudo, que personalize sua comunicação e ofereça soluções sob medida, tornando a jornada de compra mais agradável e aumentando as chances de conversão. Isso é tão imprescindível quanto a aquisição de porca gaiola para o setor de construção civil.
Outra vantagem de compreender a jornada de compra é que as empresas podem identificar os pontos fracos e fortes da sua estratégia de vendas e, assim, implementar melhorias a curto, médio e longo prazo.
Desta forma, caso note que os clientes têm dificuldade em encontrar informações relevantes sobre seus produtos ou serviços em algumas das 4 fases, é possível investir na melhoria do conteúdo do site ou da rede social para tornar a busca mais fácil.
A jornada de compra também é importante para a fidelização do cliente, até porque, quando há o oferecimento de uma experiência de compra mais satisfatória, os clientes tendem a voltar e podem, também, indicar a empresa para amigos e familiares. Isso gera um aumento no número de vendas e o reconhecimento da marca.
Enfim, com tudo isso dito, é correto afirmar que irão atender as necessidades e desejos dos seus clientes, além de personalizar sua comunicação, identificar os pontos fortes e fracos da sua estratégia de vendas.
Agora é a hora de tirar as ideias do papel e colocá-las em prática para que um número cada vez maior de clientes cheguem até você. Lembre-se, não é um processo que ocorrerá de uma hora para outra, mas os ganhos são espetaculares.
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.