Entenda a importância da jornada de compra para o seu negócio
A jornada de compra é tão fundamental para as empresas, que setores tão distintos quanto os automobilísticos ou os de rack outdoor já utilizam. E, com isso, seus clientes agradecem e têm facilidade de alcançar o fundo do funil.
A médio e longo prazo, todos os empresários verão os lucros se amplificarem, portanto, para compreender o que é este conceito, bem como sua importância, siga conosco e terá informações sensacionais!
A jornada de compra é como uma escada de concreto pré-moldado, onde a pessoa interessada sobe aos poucos. O processo vai da identificação de uma necessidade ou desejo até a realização de uma compra.
Além disso, pode ser dividida em etapas, que vão da descoberta, seguindo para a consideração, decisão e, enfim, o pós-compra. Explicaremos cada uma delas abaixo:
Com isso, aprendemos um pouco sobre o que é a jornada de compra, notando que, com esse conhecimento, as empresas podem melhorar sua presença digital e oferecer um processo de compra mais agradável e eficiente.
Agora vamos responder à questão primordial deste post, ou seja, qual a importância da jornada para seu negócio? Ela é fundamental para que uma empresa possa entender as necessidades e anseios de seus clientes e, ao mesmo tempo, oferecer uma experiência de compra mais satisfatória.
Quando há essa compreensão, haverá uma adaptação das estratégias de marketing e vendas de acordo com o comportamento do cliente, permitindo, além de tudo, que personalize sua comunicação e ofereça soluções sob medida, tornando a jornada de compra mais agradável e aumentando as chances de conversão. Isso é tão imprescindível quanto a aquisição de porca gaiola para o setor de construção civil.
Outra vantagem de compreender a jornada de compra é que as empresas podem identificar os pontos fracos e fortes da sua estratégia de vendas e, assim, implementar melhorias a curto, médio e longo prazo.
Desta forma, caso note que os clientes têm dificuldade em encontrar informações relevantes sobre seus produtos ou serviços em algumas das 4 fases, é possível investir na melhoria do conteúdo do site ou da rede social para tornar a busca mais fácil.
A jornada de compra também é importante para a fidelização do cliente, até porque, quando há o oferecimento de uma experiência de compra mais satisfatória, os clientes tendem a voltar e podem, também, indicar a empresa para amigos e familiares. Isso gera um aumento no número de vendas e o reconhecimento da marca.
Enfim, com tudo isso dito, é correto afirmar que irão atender as necessidades e desejos dos seus clientes, além de personalizar sua comunicação, identificar os pontos fortes e fracos da sua estratégia de vendas.
Agora é a hora de tirar as ideias do papel e colocá-las em prática para que um número cada vez maior de clientes cheguem até você. Lembre-se, não é um processo que ocorrerá de uma hora para outra, mas os ganhos são espetaculares.
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.
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