Como formar uma cultura organizacional na sua empresa

Um gestor deve ter a compreensão completa do que é cultura em um sentido geral e qual se encaixa na sua organização. Portanto, calce sua luva de vaqueta e entenda que, no nível mais profundo, a cultura de uma organização é baseada em valores derivados de:

  • Natureza humana: As pessoas são inerentemente boas ou más, proativas ou reativas? Essas suposições básicas levam a crenças sobre como funcionários, clientes e fornecedores devem interagir e serem gerenciados;
  • A relação da organização com seu ambiente: Como a organização define seus negócios e seus constituintes?;
  • Emoções apropriadas: Quais emoções as pessoas devem ser encorajadas a expressar e quais devem ser controladas?;
  • Eficácia: Quais métricas mostram se a organização e seus componentes estão indo bem? Uma organização só será eficaz quando a cultura for apoiada por uma estratégia e uma estrutura que sejam apropriadas tanto para o negócio quanto para a cultura desejada.

O que é cultura e como criá-la e gerenciá-la

A cultura é um conceito complexo e, muitas vezes, um aspecto indefinido de uma organização. Embora existam estudos relacionados ao tema, não há uma definição totalmente aceita. 

Uma cultura organizacional tende a emergir ao longo do tempo, moldada pelas lideranças e por ações e valores percebidos como tendo contribuído para sucessos anteriores. E da mesma forma que uma manutenção de elevadores, precisa ser reequilibrada ao longo do tempo. 

A cultura de uma empresa pode ser gerenciada por meio da conscientização e administração organizacional. Isso requer esforços concentrados para que todos os elementos necessários não caiam em desuso.

Como formar a cultura organizacional dentro de sua empresa?

Os costumes, tradições, rituais, normas de comportamento, símbolos e maneira geral de fazer as coisas de uma organização são a manifestação visível de que a cultura organizacional já se formou. 

Porém,  se este ainda não é o seu caso,  siga essas dicas abaixo.

Os gestores, seja do setor automação predial, de oxigênio medicinal ou qualquer outro, precisam desenvolver normas comportamentais consistentes e, por que não, cartilhas com essa lista. 

Isso ajudará em casos como de resolução de conflitos ruidosos e que demoram para serem resolvidos. Quando inserido de maneira correta, essas disputas terão um desfecho silencioso e com o mínimo de ‘burburinho’ possível.

Embora a cultura surja naturalmente na maioria das organizações, são fortalecidas com um processo que envolve uma conversa franca com líderes de toda a empresa. Uma vez estruturada, crie um comitê de valores que tenha um vínculo direto com a liderança. 

Este grupo (que pode até contar com um colaborador, para ser a voz de todo o pessoal) garante que a cultura desejada esteja viva. Para que o esquema funcione, contrate pessoas que também são moldadas na maioria dos preceitos pregados, além da competência necessária para realizar o trabalho.

Muitas reuniões precisarão ser feitas para entrarem em um acordo quanto ao que deve ser inserido e deixado de lado nesta cartilha. 

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Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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