Agregar valor a produtos e serviços é importante para construir a autoridade de uma empresa no mercado. Quando você ouve o nome de uma marca já estabelecida, provavelmente associa o nome a alguns valores. A Apple, por exemplo, tem seus produtos ligados a valores como a exclusividade e inovação, e isso não surgiu do nada. A empresa aproveitou de diversas formas para agregar mais valor aos produtos.
Investir em estratégias para personalizar o relacionamento com o cliente, como apostar em plataforma para clube de assinatura, criar um programa de benefícios e reforçar o atendimento no pós-venda, é uma forma de agregar valor aos seus serviços. De acordo com o segmento e os objetivos, a empresa pode investir em diversos agregadores de valor.
Como agregar valor a uma marca?
Para entender melhor, quando falamos em agregar valor à marca, estamos falando sobre relacionar a experiência oferecida pela empresa a sentimentos e valores pessoais. Não estamos falando em relação a preço de produtos e serviços.
Voltando ao exemplo da Apple, a marca responsável pelo iPhone, a empresa ressalta em seus comerciais e ações de mídia a imagem de uma marca com produtos altamente tecnológicos e exclusivos. A Apple lança apenas uma nova versão do iPhone por ano, por isso o preço é maior do que um smartphone comum, uma vez que o produto é exclusivo e oferece diversos recursos inovadores, por isso muitos clientes compram. Confira abaixo algumas formas de agregar valor aos seus produtos e serviços:
Construir o próprio clube de assinatura é uma saída para agregar mais valor a seus produtos e serviços. Os clubes de assinatura podem ajudar a agregar valor à marca, criando um canal de exclusividade com clientes, além de gerar receita mensal recorrente. Com uma estratégia que realmente seja vantajosa para o cliente, a tendência é que muitos contratem o serviço.
Hoje em dia, podemos acompanhar clubes de assinatura dos mais diversos serviços, desde clubes de livros, bebidas, maquiagem e muitos outros. Dá para criar um clube de assinatura bem estruturado nos mais diferentes segmentos de mercado.
Outra estratégia para agregar valor aos produtos é o programa de benefícios. O modelo é parecido com o clube de assinatura, a diferença é que ele não garante produtos, mas oferece benefícios relacionados à compra. Por exemplo, você pode oferecer pontos a cada compra feita pelo cliente, que podem ser trocados por descontos em novas compras.
O programa de benefícios é um modelo que agrega valor à experiência de compra do cliente. Existem diversas formas de criar sistemas de recompensas que sejam vantajosos para todos. Essa também é uma forma de criar um diferencial competitivo no mercado.
O cross selling é uma estratégia de segmentação de produtos para gerar vendas de maior valor agregado. Funciona assim: o cliente entra no seu site para comprar um produto ou contratar um serviço e, antes de fechar a compra, recebe opções de produtos/serviços que complementam e agregam valor à compra.
Essa é uma estratégia que consegue oferecer mais benefícios para o cliente, que pode fazer uma compra mais completa e que lhe atende melhor, além de gerar para a empresa o aumento do ticket médio de compra.
O marketing de relacionamento é uma estratégia importante em todas as fases de compra, inclusive no pós-venda. A fidelização dos clientes, fator importantíssimo para a consolidação de um negócio no mercado, passa por uma experiência agradável no pós-venda.
Isso agrega valor à marca e possibilita que a pessoa possa voltar a comprar da empresa. Criar um suporte bem-estruturado para tirar dúvidas e receber reclamações e sugestões é uma boa dica. Outro ponto importante no pós-venda é criar campanhas segmentadas para esses clientes.
Criar facilidades e experiências para agregar valor a produtos e serviços são fatores importantes para atrair mais clientes. Isso ajuda a consolidar o negócio no mercado e pode favorecer o crescimento sustentável da sua empresa a longo prazo.
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