Gestão: o que é e como utilizá-lo

Uma empresa de sucesso tem como um de seus pontos-chave a área de gestão. É ela quem definirá seu sucesso ou fracasso no mercado, além de adotar estratégias para divulgar e aperfeiçoar um produto ou serviço.

A importância é tão grande que hoje em dia há cargos de gestor nas corporações. Além de uma profissão destacada para esse fim, é um dos mais bem remunerados e cobiçados no setor corporativo.

É necessário conhecer o conceito de gestão profundamente para ser aplicada em seu negócio. No entanto, pode ser aplicado em gestão de estudos, na organização financeira e muitos outros.

A palavra gestão configura o ato de gerenciar ou de gerir recursos, funcionários ou qualquer objeto para ser administrado com alguma finalidade: seja em benefício próprio ou de uma entidade, empresa, organização não governamental e muitas outras.

A gestão de uma empresa, como de uma que fabrica manequim para loja, por exemplo, pode ser dividida em seis setores diferentes. Quer saber mais? Siga com a leitura:

Gestão administrativa

É a gestão responsável por coordenar a administração da empresa de forma geral. Determina a integração entre todas as outras áreas de gestão da empresa. Pode ser utilizada em diversas áreas da indústria como, por exemplo, para uma indústria de compressor de ar pistão.

Gestão financeira

Essa parte é a responsável pela administração única e exclusiva dos recursos financeiros da empresa. É ela quem coordenará a diluição em gastos de investimentos, compra de materiais e muitos outros.

Gestão de contabilidade

A gestão de contabilidade é quem desenvolve no âmbito contábil de uma empresa. Também é responsável por tratar dos tributos, folhas de pagamento e todas as competências cabíveis ao setor contábil.

Gestão de produção

Esse tipo de gestão reúne todos os procedimentos administrativos para coordenar e sistematizar a produção da empresa e seu desempenho ao maior nível de eficiência possível. Pode ser utilizada em uma corporação especialista em mangueira de incêndio, por exemplo, ou outras de diversos setores.

Gestão de segurança

Como o próprio nome já diz, é o setor que cuida das ações e políticas que possam garantir a segurança do trabalho, produção e pessoal dentro e fora da empresa. Envolve ainda atividades externas, ida e vinda à empresa, viagens, transporte de produtos/pessoal, etc.

Gestão comercial

Por fim, há a gestão comercial. Ela está voltada no controle das vendas no varejo, no atacado, e no relacionamento com o cliente para a empresa. É fundamental para que todo o processo dê certo.

Essas seis áreas de gestão juntas formam a chamada Teoria Geral da Administração. O estudo dessa ciência vem ganhando cada vez mais destaque nas discussões do meio corporativo e no mercado. 

Como a concorrência entre empresas está ficando cada dia mais disputada, é fundamental que a gestão de uma empresa reúna todos os setores existentes com o máximo de eficiência.

Todos esses processos demandam conhecimento profundo e aplicação de processos muito bem estruturados e específicos. Cada um tem suas próprias especificidades de cada tipo de negócio.

O que achou do texto de hoje? Curtiu saber mais sobre o que é a Gestão? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM