Growth hacking mobile: saiba o que é e qual a importância

Você sabe o que é growth hacking mobile e sua importância para as empresas em geral? Sem dúvidas, toda e qualquer empresa que deseja crescer deve se atentar a esse conceito de forma proativa.

Isto é, muitas empresas de diversos segmentos de mercado querem crescer, mas não sabem que o segredo está exatamente nas estratégias growth hacking mobile, que consiste no desempenho de aplicativos das empresas.

Em outras palavras, essa é uma estratégia que impulsiona o crescimento aumentando a taxa de sucesso através de aplicativos de negócios.

Portanto, se você tem uma empresa de instalação elétrica e deseja que ela cresça de forma exponencial, utilize o conceito e as diretrizes do growth hacking mobile, construindo aplicativo para os clientes e impulsionando os resultados de negócio.

Para ajudar você a entender esse conceito e aplicá-lo na sua empresa, preparamos este artigo com todas as informações importantes sobre o assunto. Confira:

O que é growth hacking?

Antes de tudo, vamos entender claramente o conceito de growth hacking. 

Basicamente, o termo se refere a uma estratégia voltada desenvolvida por meio de hipóteses e experimentos, com o objetivo de alcançar um crescimento rápido e significativo dos negócios, e com base na resolução de problemas.

Seja em uma empresa fornecedora de empilhadeiras elétricas ou empresa de produção de bens de consumo, esse conceito pode ajudar a alavancar os resultados de vendas e contratos de serviços. 

Afinal, essa estratégia é desenvolvida conduzindo alguns experimentos e formulando hipóteses, e depois testando-as, o que garante os melhores resultados de sucesso. No entanto, a ideia principal é encontrar falhas que possam impedir o bom desenvolvimento da empresa.

Com isso, uma empresa pode realizar uma melhor gestão eletrônica de documentos e aplicar suas estratégias da melhor forma para alcançar resultados escaláveis. 

O que é growth hacking mobile?

Agora que você já entendeu o conceito de growth hacking, vamos entender o que significa  growth hacking mobile. Esse é um termo cunhado que significa marketing orientado a experimentos e crescimento rápido de negócios através de aplicativos empresariais.

Ou seja, consiste em promover e encontrar oportunidades de sucesso (hacking), e desenvolver estratégias específicas para resultados rápidos (growth) da empresa através de aplicativos móveis.

Usando essa perspectiva mista racional e criativa, as empresas podem ter mais chances de sucesso.

A importância do growth hacking mobile

De fato, o growth hacking mobile é um conceito de suma importância nas empresas como um todo. 

Principalmente porque hoje em dia, o meio digital é insuperável, pois ele realmente dominou o mundo, inclusive a forma que as empresas se comunicam com seus clientes. 

Isso significa também que os consumidores modernos estão cada vez mais buscando facilidades e um aplicativo móvel é uma forma de construir isso de forma consistente em uma empresa. Independentemente do segmento em que atua. 

Em poucas palavras, tudo se resume ao universo digital. Então, nesse sentido, o growth hacking mobile está se tornando cada vez mais importante em diversas áreas, tão importante como um sistema de infraestrutura de rede para as empresas de internet.

Como resultado, os negócios se tornam mais escaláveis, repetíveis e livres de processos manuais que consomem tempo e esforço desnecessários.

Ou seja, o growth hacking mobile fornece soluções para escalar os resultados de uma empresa, bem como seu engajamento com os clientes.

Com isso, o growth hacking mobile oferece a oportunidade de crescimento, o que explica por que esse conceito e suas estratégias são mais empregados por organizações, mesmo na indústria de progressiva sem formol, por exemplo. 

A partir disso, um enorme crescimento empresarial pode ser alcançado sem a necessidade de recursos maciços. Afinal, o que será investido será exatamente nas estratégias em que os resultados dos experimentos geraram resultados positivos para o alcance de sucesso. 

Logo, assim como as empresas menores, as grandes corporações podem investir nessa prática para atingir seus objetivos, fomentar o crescimento e até mesmo lançar novos produtos no mercado.

Nesse caso, o growth hacking ajuda a prever se um novo produto ou serviço continuará a crescer rapidamente e se uma marca investirá nos movimentos certos. Esses fatores informativos são críticos para que as marcas evitem investir demais em publicidade sem retorno real.

No entanto, para alcançar resultados concretos, é necessário implementar uma cultura de experimentação que realmente compense os erros e estimule a tomada de riscos.

Em outras palavras, por exemplo, uma empresa que realiza rotulagem de alimentos

pode aplicar estratégias de growth hacking e surpreender os gerentes de empresas visitantes.

Growth hacking mobile ajuda as empresas a crescer?

Quando essa estratégia de growth hacking mobile é utilizada para o crescimento da empresa, gera novas oportunidades de negócios e os resultados alcançados podem ser surpreendentes.

Principalmente porque envolve seus mecanismos de testes e experimentos prévios para aplicativos da empresa que eliminam consideravelmente os erros nas aplicações. 

Afinal, com a ajuda de experimentos, pode-se obter uma melhor compreensão das funcionalidades importantes para o aplicativo da empresa e torná-lo mais assertivo e aceito. 

Todos os experimentos realizados garantirão que o serviço seja executado corretamente para o crescimento e até mesmo o lançamento de novos aplicativos. O processo é feito da seguinte forma:

  • Elaboração hipotética;
  • Realização de teste de aplicativos;
  • Testagem de várias hipóteses;
  • Análise e mensuração de resultados.

Dessa forma, até mesmo as empresas fornecedoras de balança etiquetadora podem identificar oportunidades e lacunas a seu favor.

Como aplicar growth hacking mobile na sua empresa?

A aplicação de técnicas de growth hacking mobile consiste basicamente em um processo de acompanhamento de ação projetado para atender às necessidades de crescimento.

Para aplicá-los corretamente, existem alguns passos considerados importantes após todo o processo de testes e análises de hipóteses realizados anteriormente. Os passos são os seguintes:

  • Definição do produto testado;
  • Ajuste de produto e mercado;
  • Plano de crescimento;
  • Crescimento de escala.

Quando você revela o que há de certo e errado sobre seus produtos e serviços, as táticas de hacking de crescimento e potencial são destacadas e as perdas são minimizadas. Se aplicado de forma eficaz, o growth hacking mobile pode levar a resultados notáveis ​​para uma empresa.

4 dicas para expandir um aplicativo mais rapidamente

Agora que você já sabe o que é growth hacking mobile, é interessante saber que existem estratégias específicas para escalar o negócio de uma empresa através de aplicativos móveis.  

Eles são fáceis de implementar e são uma maneira real de agregar inteligência ao desempenho de seu aplicativo a um custo relativamente baixo.

1 – Notificações tipo push

Pouca gente sabe, mas as notificações fazem parte de uma boa estratégia de mobile marketing. Essas notificações aparecem para lembrar aos usuários que o aplicativo está lá instalado e que eles deviam utilizar os serviços e funcionalidades dos aplicativos.  

Esta é uma forma de se conectar com os consumidores. Um bom exemplo são os aplicativos de fitness e exercícios, que sempre lembram os usuários de serem ativos ou beberem água.

Essa estratégia é fundamental para trabalhar com base na retenção. Lembrando que para uma estratégia de notificação bem estruturada é importante entender o comportamento do usuário.

2 – Links direcionados aos sites

Uma das formas mais interessantes para promover o growth hacking mobile é fornecer links  diretos. Essa estratégia consiste em conceder um link para uma página específica através do próprio aplicativo, direcionado ao site da empresa, por exemplo. 

Com links diretos, os usuários podem clicar no anúncio e ir diretamente para a página da oferta no aplicativo, e isso certamente promove rapidamente os negócios.

Essa também é uma estratégia apropriada quando seu aplicativo deseja compartilhar as informações de seu usuário com outro usuário. Quando você clica em uma música que alguém compartilhou e instalou o aplicativo, o link abre diretamente para a música especificada.

Vale avaliar se essa estratégia é adequada para a aplicação e se é eficaz. Além de não ser muito complicado de aplicar na prática, essa é uma ótima forma de engajar os usuários por meio de recomendações.

3 – Compartilhamento

É importante fornecer opções de compartilhamento de aplicativos por e-mail ou mídia social. Ou seja, opção de compartilhar alguma tela ou função nos stories do Instagram, por exemplo.

Todo e qualquer cliente e usuário satisfeito gosta de compartilhar sobre um aplicativo vale a pena baixar. 

Seja um aplicativo de sistema de emissão de boletos, ou qualquer outro aplicativo, quando se oferece aos usuários a opção de compartilhar gratuitamente, ele cresce naturalmente.

4 – Otimização 

Um dos aspectos essenciais para o growth hacking mobile que promove muitos benefícios como maior inteligência e visibilidade do app, aumento de downloads orgânicos e excelente ROI é tornar o aplicativo mais otimizado e sempre atualizado com melhores funções.

Considerações finais

Esperamos que o texto de hoje tenha sido extremamente útil e que você tenha conseguido entender qual é a importância e o que é o growth hacking mobile. 

Faça deste texto o seu guia e siga nossas orientações para conseguir encaixar da melhor maneira possível essa estratégia em sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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