O dinheiro está em suas mãos, ou melhor, em sua newsletter. Se antes a comunicação era realizada por telefone ou de forma linear entre pessoas e empresas, agora essa dinâmica mudou.
Os canais de comunicação existentes nos dias de hoje são muitos e variados, por isso é importante estar atento às diferentes maneiras de conquistar um consumidor. Você está competindo com milhares de empresas nacionais e internacionais.
Não é de hoje que empreendedores famosos falam da necessidade de participar ativamente da vida do cliente, mostrando para ele soluções para problemas que ele sequer pensou que tinha.
Esses gatilhos de compra precisam ser oferecidos ao consumidor ao longo do seu dia constantemente para atrair o máximo de pessoas interessadas em seus produtos e consequentemente não tirar a empresa da mente dele.
Como isso é possível nos dias de hoje? Será que conseguimos criar maneiras de fazer o consumidor estar atento às novidades de modo rápido e objetivo sem parecer estar enchendo seu dia com informações desnecessárias?
Cerca de 91% das pessoas que acessam a internet têm um e-mail ativo e mais de 61% desse público dão uma olhada nele todos os dias. Isso significa que basta ter esses e-mails e sua empresa passa a ter mais um canal diário de contato com esses consumidores.
É como uma execução e manutenção de jardins que passa semanalmente na casa de seus clientes os alertando sobre a necessidade de podar a árvores e limpar a rua. Desse modo, o consumidor jamais esquecerá dessa necessidade e por consequência da empresa.
Hoje mostraremos diversas maneiras de como você pode aumentar o número de assinantes de sua newsletter para cativar cada vez mais pessoas e consequentemente aumentar o número de clientes do seu negócio. Tudo isso de maneira prática, fácil e ágil.
O que é newsletter?
Uma empresa de construção de condomínio residencial implementou um novo sistema jamais visto no mercado nacional graças a um investidor da europeu. A empresa precisa contar a novidade, mas como fazer isso?
Contratar uma propaganda para falar de uma compra? Não parece ser o melhor caminho. Então, baseado no hard news do jornalismo, onde as principais notícias do dia eram divulgadas, foi criado a newsletter.
Um sistema de boletins empresariais que conta as principais notícias de uma empresa para os assinantes dela. Desse modo, toda a informação empresarial passa a ser noticiada e o consumidor acaba tendo acesso ao dia a dia do negócio.
Essa é uma forma prática de mostrar que o negócio funciona e se atualizar, além disso, o cuidado com o assinante de produzir um conteúdo exclusivo e interessante para que ele possa se manter informado sobre o segmento em questão.
Muitos distribuidores de conectores elétricos fazem isso, e como não esquecer das principais empresas que participam e patrocinam a Fórmula 1? São boletins que contam as novidades da empresa, mas também trabalham e agem como marketing.
Por serem constantes e diretas, as newsletters caem na graça do público e são usadas como fonte oficial em rodas de conversas. Porque é óbvio que, mesmo que de forma mais singela, haverá propagandas dentro de cada uma delas.
Eis então a necessidade de todo empreendedor que deseja atuar com marketing digital produzir uma newsletter para sua empresa. Porém não basta tê-la, mas produzir métodos capazes de fazer com que ela chegue aos seus clientes de interesse.
Com uma assessoria contábil empresarial você consegue fazer o orçamento da produção e divulgação da sua newsletter e com nossas dicas você conseguirá aumentar exponencialmente o número de assinantes dela.
1 – Sua Fan Page precisa ter a newsletter
As redes sociais são o ponto forte da divulgação do marketing digital. Se você criou uma newsletter, é provável que tenha participação em redes sociais em que sua empresa detém certa força.
Em cada rede social é possível fazer a divulgação desse tipo de produto. O Facebook, por exemplo, é um canal que permite a divulgação efetiva da newsletter. Crie incentivos para que os consumidores acessem esses links e se cadastrem na newsletter. Alguns são:
- Descontos em produtos;
- Videoaulas exclusivas;
- E-books;
- Sorteios.
Todo o empenho na criação da newsletter precisa ser investido em maneiras de divulgá-la. É claro que ela por si só já seria o suficiente para um consumidor deixar o e-mail registrado em seu banco de dados.
Assim como uma empresa pode ser conhecida por um serviço especializado em segurança do trabalho, seu negócio pode ser conhecido também pela divulgação de uma newsletters de qualidade.
Mas de nada adiantará se ela não for vista. Por isso, fixe o post de inscrição na sua fan page, desse modo sempre que alguém entrar na sua página para acessar algum conteúdo, será instigada a fazer o cadastro.
Lembre-se: o formulário precisa ser simples e rápido com poucas informações. Em alguns casos só exige o e-mail. Você precisa que essa pessoa receba sua mensagem e consequentemente construa uma boa relação entre você e a sua empresa.
2- Crie páginas de saída dentro do seu blog
Os blogs detêm uma função parecida com a newsletter, a diferença é que são diários, mas elas podem ser semanais ou quinzenais. Tudo vai depender da maneira como ele estipulou a sua estratégia de marketing digital.
Conteúdo de qualidade sempre estará acima de constância, mas sem ela você é simplesmente engolido por outras empresas que a praticam de forma assertiva.
Dentro do seu blog você pode deixar caixas pop-up, que são anúncios que aparecem na tela para inscrição da newsletter. Desse modo o consumidor é constantemente induzido a fazer a inscrição.
Só tome cuidado para não ficar muito exaustivo e fazer o cliente sair do site. Faça como uma empresa de locação de ônibus executivo e não coloque muita burocracia em seus serviços. Apesar de ser importante, pode causar o efeito contrário.
A maioria das plataformas de site pronta deixam pop-ups fáceis de serem introduzidos. Se você contrata alguém que administra o site empresarial, saiba que isso pode ser facilmente implementado. E faz toda a diferença.
3- Não se esqueça do CTA em cada publicação
O famoso CTA é a sigla para a expressão call to action ou “chamado para a ação” (em tradução literal para o português). São botões interativos que chamam o internauta para realizar uma ação.
Normalmente eles são introduzidos logo ao final de cada página. Mas podem ser colocados no decorrer do texto como hiperlinks, desse modo o seu leitor é constantemente convidado a fazer o registro da sua newsletter.
Os CTA são introduzidos em diferentes estratégias de marketing e as pessoas já se acostumaram a vê-los. Muitos até procuram e se decepcionam quando não encontram nenhum. Faça de modo que sejam vistos e estrategicamente colocados.
Como uma empresa de licença ambiental que visa facilitar de forma profissional as empresas que precisam resolver trâmites para instalação de novas lojas ou execução de serviços.
4 – Caixas de assinatura sempre em locais estratégicos
Você provavelmente deve se lembrar de sites que colocam caixas pedindo registro de newsletter. É comum vermos em dois locais estratégicos, o primeiro deles é no rodapé de toda página.
Afinal, o consumidor lê até o final e toma uma decisão. Seguir para a próxima página, sair do site, comprar ou se registrar em algo. É preciso dar todas essas opções a ele e a newsletter precisa estar lá.
Lembre-se que o consumidor não pode encontrar dificuldades em seu site. Tudo o que ele busca precisa ser facilmente localizado. Seja em um computador ou celular, assim deve ser com uma empresa de montagem mecânica industrial ou qualquer outro segmento.
Já o segundo local é a sidebar, que é uma caixa de registro que fica ao lado direito ou esquerdo das páginas com o objetivo de permanecer lá enquanto o consumidor navega. Elas são facilmente fechadas com um clique, mas precisam estar lá oferecendo algo.
Também são facilmente colocadas por qualquer site de hospedagem ou empresa que realiza a manutenção. Quanto melhor o conteúdo que você publicar em seu site, maiores serão as chances do cliente se cadastrar para receber mais dicas.
Esteja certo de que o que você estará publicando é necessariamente aquilo que o consumidor busca.
Considerações finais
O marketing de conteúdo atua em diferentes escalas e visa fazer o consumidor estar com o nome da sua empresa em diferentes momentos do seu dia a dia. Ele é aplicado com constância sem ser exaustivo, mas também oferece produtos de qualidade.
Dentre eles a principal é o boletim de informações da sua empresa que pode divulgar o que você se sentir contável no momento. Porém é interessante ter pautas de interesse, entrevistas e, quem sabe, oportunidades.
Seu consumidor irá se interessar pelo conteúdo de acordo com o que seu produto pode oferecer para ele. A newsletter é um importante agente em todos esses requisitos e aumentar a quantidade de assinantes fará você ser mais visto e consequentemente vender mais.
O ponto principal é que, depois dos métodos serem introduzidos, só exigem manutenção e atualizações, o resto é com sua equipe de comunicação e marketing.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.