Como melhorar o networking em eventos

Para que um profissional consiga se destacar no mercado, ele precisa se dedicar a uma série de atividades, como otimizar sua formação e currículo, melhorar o networking, além de outras ações que permitam com que um perfil consiga ser visto com relevância.

Principalmente se levarmos em conta que o ambiente profissional tem entre suas características principais a presença de um cenário de grande sociabilidade, campo no qual a troca de informações e experiências é essencial para a manutenção e avanço dessa área.

Por mais que exista uma normal competitividade entre diferentes profissionais, tanto em busca de uma promoção, como também entre companhias distintas, para a melhor performance de suas companhias, em geral trata-se de um cenário de alta colaboração.

Algo que é válido para os mais variados tipos de mercados, desde uma empresa de manutenção e recarga de extintores, até um negócio de vertente digital. Isso porque ambos os empreendimentos necessitam de um mercado em alta para se destacarem.

Não existe muito êxito em ser líder de um mercado que como um todo vem apresentando problemas em manter o seu público, sendo preciso que as empresas saibam como apresentar soluções de forma a perpetuar um cenário comercial positivo.

Como ocorreu com o mercado exibidor de cinema durante 2020, onde os efeitos da pandemia de COVID-19 acabaram por limitar as atividades desse mercado, afetando assim tanto as grandes redes de cinemas como os distribuidores de pequeno porte.

Foi preciso uma união de diversos especialistas da área, com a oferta de diferentes estratégias que trouxessem o público de volta às salas de cinema. Com ações como ingressos promocionais, uso de balões infláveis para propaganda, entre outros.

Um conjunto de estratégias que exigiu a união de diferentes profissionais do mercado, que a partir de uma linha de produção em conjunto poderiam atuar na recuperação de um setor. Com essa troca, permitindo também uma otimização pessoal dos próprios profissionais.

Esse é apenas um exemplo sobre como trabalhar com o seu networking pode trazer diversos benefícios para um indivíduo, assim como ao mercado, e é preciso dar um foco especial na sua rede profissional, ainda mais agora que o setor profissional volta a aquecer.

A função do networking

O termo networking pode ser traduzido como uma rede de volta ao trabalho. Trata-se então de uma lista de contatos dos quais um profissional pode se comunicar durante sua carreira, ampliando assim as suas possibilidades de ampliar o seu destaque no trabalho.

Algo a ser visto com importância entre os mais diversos tipos de profissionais, sendo possível dar um destaque maior para quem atua com o setor de comunicação, no qual além do contato com o público, é preciso também ter um bom diálogo com seus colegas.

Uma situação que pode facilitar até mesmo que um profissional possa conquistar uma vaga, após a decisão de trocar de área ou de empresa, pois quanto maiores forem as pontes desse indivíduo, maiores serão também as suas possibilidades de crescimento.

Fora as situações onde podem ocorrer trabalhos de forma conjunta, como uma empresa de fotos para casamento que pode recorrer a um técnico que lide com filmagem com drone profissional por causa de contatos anteriores com essa pessoa qualificada.

O networking é tão importante para o mercado que trata-se de algo que costuma ser incentivado desde o período da faculdade, como um caminho para que esses alunos possam ter melhores chances de entrarem no mercado ao provarem seu valor.

Para realizar essa tática é preciso comparecer a eventos frequentados pelos profissionais de sua área, onde exista a possibilidade de trocar informações e experiências sobre suas atividades, sendo importante destacar a sua presença em eventos como:

  • Feiras;
  • Congressos;
  • Workshops;
  • Eventos comerciais;
  • Festivais;
  • Cerimônias de confraternização.

A questão é que houve uma pausa mundial na realização desses eventos durante o período da pandemia, no qual somente agora voltamos a um processo de confraternização, no que acaba por fazer com que as ações de networking voltem então a ser praticadas.

Mas assim, como é preciso se acostumar ao funcionamento de uma máquina de rechear pão de alho para usar esse equipamento para otimizar o ritmo de produção de uma fábrica que lida com tal alimento, a prática de networking também exige certa prática.

E após um período no qual as trocas sociais acabaram por ser reduzidas, é comum que exista um certo entrave nesse sentido, mas é importante para um profissional saber se relacionar dentro do mercado para a ali se destacar.

Diante disso, é importante saber como trabalhar essa questão durante a sua presença em diversos eventos, existindo práticas específicas que podem te auxiliar nesse sentido.

Formas de melhorar seu networking em eventos

Se o networking é tão importante para o processo de crescimento de um profissional, é importante também que ele conheça as ações que possam otimizar as suas relações no mercado, levando a adoção de práticas que elevem o seu reconhecimento profissional.

Entre as atividades que podem levar a esse almejado destaque, é válido destacar certas estratégias, tais como:

Planeje suas ações

A espontaneidade é uma das grandes características de um bom profissional de comunicação. Contudo, cada mercado trabalha com suas particularidades, fora a diferença de perfis entre quem atua em cada tipo de setor.

Independente de tudo isso, é importante preparar suas ações com antecedência, seja ao se informar melhor sobre o tema a ser discutido nesse evento, assim como quais serão os nomes de destaque do mercado que podem estar presentes em tal cerimônia.

E para quem for realizar algum tipo de apresentação, como o gerente de vendas de um serviço de corte a laser em acrílico, essa responsabilidade aumenta, sendo indicado preparar com antecedência essa sua exibição. E falando de apresentação…

Ande sempre com materiais gráficos

Apesar de ser uma técnica mais tradicional do mercado, andar com um cartão de visitas é algo essencial para que um profissional possa divulgar os seus serviços ao mercado, ainda mais quando se trata de um evento repleto de profissionais, sendo fácil ser esquecido.

O que vem se atualizando é o formato dos cartões, assim como o número de informações que ali estão presentes, sendo importante destacar o seu endereço de e-mail, seus perfis nas redes sociais, além de outros canais de contato de relevância atualmente.

Para quem for apresentar algum tipo de produto ou serviço, como um novo modelo de máquina de pizza, é indicado ter um acesso fácil a folhetos e produtos similares para distribuir e informar melhor o público sobre as características do equipamento.

Atenção ao uso do celular

É sempre importante lembrar que a sua presença nesses eventos é voltada justamente ao processo de confraternização com outros profissionais da área, permitindo a troca de experiências como todos que ali estão presentes.

Logo, perder esse tempo precioso com os olhos vidrados no celular, navegando nas redes sociais ou qualquer que seja seu passatempo pode impedir com que o seu networking se expanda, com as trocas físicas sendo até mais importantes que as digitais.

Saiba como se apresentar

A primeira impressão é a que fica. Esse ditado popular que deve ser visto com atenção por um profissional que se encontra em um espaço cerca de outros especialistas de sua área, sendo relevante saber como se destacar desde o seu primeiro contato.

A começar pela forma com que você se apresenta às pessoas, até a forma com que assuntos vão sendo introduzidos, levando a um ponto onde seja possível citar seu histórico profissional, atuando em uma empresa fabricante de etiquetas, por exemplo.

Caminhe por todo o evento

Se o seu objetivo é ampliar o seu networking, é importante então estar em contato com o maior número possível de pessoas ali presentes. Logo, é indicado saber como circular por todo o evento sem parecer apressado e mais focado em fomentar relações.

Atenção ao tempo

Quando se trata de um evento muito grande, é comum que não dê tempo para um profissional formar laços com todos ali presentes. Diante disso é importante saber como utilizar bem do seu tempo, para dedicar-se às pessoas corretas.

Muitas vezes isso é possível de se definir a partir do nível de qualidade da conversa que está sendo realizada, levando até mesmo a possibilidade de ampliar esse diálogo para além do evento, passando junto por um controle de acesso para refeitórios.

Permitindo, dessa forma, a realização de um possível almoço de negócios, ampliando assim o seu networking pessoal.

O mais importante nisso tudo é saber como criar uma imagem positiva para si, permitindo assim a realização de diálogos mais complexos no futuro, amplificando assim as suas oportunidades dentro do mercado a partir de um contato até mesmo personalizado.

Fazendo então com que a sua voz seja ouvida pelos mais diversos profissionais que atuem na sua área de negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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