Produtos digitais são materiais produzidos em formatos virtuais, como e-books, cursos, vídeos, aplicativos e sites feitos com finalidades educativas, também podendo ser chamados de infoprodutos.
Na maioria das vezes, os produtos digitais são estruturados em cursos online, que são muito procurados pelos usuários. Também deve ser lembrado que esses tipos de produtos virtuais oferecem um leque de possibilidades no ambiente digital.
Assim como produtos industriais precisam de certificação para adequação de máquinas e equipamentos utilizados em sua confecção, para a estruturação e criação desses materiais digitais também são necessárias ferramentas e softwares para criá-los.
Eles são populares e fáceis de distribuir, e é por isso que mais e mais empreendedores estão construindo negócios através desses infoprodutos.
O que torna os produtos digitais particularmente atraentes é o fato de que eles só precisam ser criados uma vez e podem ser vendidos repetidamente para diferentes clientes, sem precisar restabelecer o estoque.
Esse recurso é ideal para pessoas criativas, artistas, educadores e freelancers. Quer saber mais sobre esses produtos que fazem tanto sucesso hoje em dia? Continue lendo!
Como citado acima, um produto digital é um produto não-físico, um tipo de mídia, que pode ser vendido e distribuído várias vezes online sem a necessidade de reposição de estoque.
Esses produtos geralmente vêm na forma de arquivos para download ou streaming, como MP3, PDF, vídeos e plugins, por exemplo.
Quem entra nesse meio para produzir infoprodutos, apesar de não precisar investir em estoques, é preciso investir em mídias pagas e equipamentos eletrônicos como computadores e notebooks, ou aluguel de impressoras multifuncionais, etc.
Tudo para fazer o marketing e divulgação dos serviços, bem como estruturar os produtos virtuais.
Os produtos digitais têm muitas vantagens que os tornam particularmente atraentes para quem quer começar a vender na internet. Confira os principais benefícios:
Não há necessidade de manter estoque ou incorrer em custos de envio ou confeccionar marketing visual físico para publicidade, como crachá em pvc personalizado ou cartazes.
Ou seja, os produtos são virtuais e são pela internet em e-mail ou mensagens instantâneas. Inclusive o marketing é realizado todo virtualmente em qualquer canal disponível.
Não há custos recorrentes para as mercadorias, então a maioria das vendas são direcionadas para o lucro. No entanto, é bom lembrar que é preciso investir em mídias pagas e marketing de conteúdo para atrair mais vendas.
Como citado acima, os pedidos são entregues instantaneamente de forma online, o que dispensa a demanda de envio e entrega de produtos por correio tradicional.
Mas não somente isso, é possível vender de forma automatizada, assim como automação de processos industriais, porém de forma digital. Ou seja, nem mesmo é preciso ficar enviando os links ou informações sobre os produtos para cada cliente.
Isso porque existem plataformas e sistemas que liberam automaticamente os produtos digitais assim que são confirmadas as compras pelos clientes. Assim como já podem “distribuir” as páginas de vendas com todas as informações importantes sobre os produtos.
Ou seja, é algo que aumenta ainda mais a comodidade de vender infoprodutos.
Atrair, conquistar e fidelizar clientes no digital pode ser mais simples do que você imaginava, já que para atrair clientes você pode oferecer produtos gratuitos para criar sua lista de e-mails.
E para conquistar e fidelizar os clientes que já compraram seus produtos, pode oferecer assinaturas mensais com descontos ou bônus extras que sejam interessantes ou canal de acesso ao conteúdo digital exclusivo ou licenças para usar seus produtos digitais.
São muitas opções para incorporar produtos digitais em seu negócio, então é fácil encontrar alguma que se encaixe melhor no seu empreendimento para poder utilizar.
No entanto, você também deve levar em conta os desafios específicos e desvantagens ao tornar-se um infoprodutor, isto é, vendedor de produtos digitais. Podemos destacar alguns, como:
Com produtos digitais, os clientes provavelmente podem encontrar alternativas gratuitas para o mesmo tipo de conteúdo que você vende.
Portanto é preciso pensar cuidadosamente sobre o nicho que está segmentando para oferecer produtos de maior valor e construir sua marca para ser competitiva.
É necessário tomar precauções e reduzir esses riscos usando as ferramentas certas para proteger seus produtos, impedindo ou pelo menos dificultando o trabalho de quem quer pegar o seu produto e comercializar de forma ilegal.
Por exemplo, para vender produtos físicos nos canais de vendas do Facebook e Instagram, por exemplo, você deve levar em consideração a política comercial deles.
De qualquer forma, você pode superar a maioria desses desafios se usar as ferramentas certas para projetar seu negócio de produtos digitais.
Esteja você configurando uma loja de produtos digitais ou procurando maneiras de adicionar produtos digitais à sua loja, você tem várias ferramentas para escolher com base em suas necessidades.
Assim como acontece com os produtos físicos, você precisa garantir que haja uma demanda integrada e um público disponível para a venda de seus produtos digitais.
Os bens digitais diferem dos bens físicos aos olhos dos consumidores, já que os clientes aguardam ansiosamente o resultado do uso do produto quando estamos falando de um produto palpável.
Nesse sentido, o seu produto digital deve atender a uma necessidade do mercado e resolver um problema específico do seu cliente. Por isso, defina um nicho para seu negócio de vendas de produtos digitais, isso torna o gerenciamento muito mais efetivo e assertivo.
Quando você encontrar seu nicho, pergunte a si mesmo:
Tendo como base essas perguntas, você estará mais familiarizado com as reais necessidades do seu negócio. Você pode identificar se é necessário investir mais na comunicação visual em acrílico, em anúncios mais interessantes ou no visual do seu site.
Por isso é sempre muito importante essa análise do próprio negócio antes de tomar alguma decisão de grande porte.
Depois de saber qual será o seu produto e qual nicho você irá segmentar, é hora de avaliar quais canais de marketing serão mais eficazes para atingir seu público e objetivos específicos.
Realize pesquisas para descobrir para quais plataformas seu público gravita e quais mensagens provavelmente serão mais eficazes para eles. Para isso, pense nessas 2 estratégias:
Se você tem seu próprio site, é óbvio que você deve integrar o SEO à sua estratégia de marketing. Como 80% do tráfego da web vem dos mecanismos de pesquisa, é um desperdício não capitalizar nesse canal.
Lembre-se, no entanto, que o SEO leva algum tempo para começar a mostrar resultados. Se você deseja um lançamento de produto rápido, provavelmente terá que confiar em canais de marketing alternativos, pelo menos inicialmente.
Isso envolve até mesmo pesquisas do próprio público-alvo, ou seja, se você vende um curso online para gerentes de restaurantes que querem diminuir custos, eles estão em busca de conteúdos que resolvem vários problemas possíveis.
As pesquisas podem envolver desde controle de acesso para refeitórios até planilhas de estoque para funcionários. São várias possibilidades. E com base nessas pesquisas de motores de busca você saberá produzir e gerenciar seu produto de forma bem mais assertiva e minuciosa.
Dependendo do mercado que você está segmentando, você pode descobrir que personalidades online influentes podem ser aproveitadas para direcionar mais tráfego para seus produtos digitais.
Ou seja, esta é uma das estratégias para aumentar as vendas: encontrar os influenciadores ou blogueiros certos para promover seus produtos e combiná-los com o seu público.
Ao fazer isso, você poderá encontrar parceiros que já postaram conteúdo relacionado ao tipo de produto que você oferece.
No entanto, é importante destacar que essa pode não ser a abordagem certa para todas as empresas, especialmente se você estiver vendendo B2B (business to business), como uma fábrica de placas de sinalização, por exemplo.
Isso porque setores industriais geralmente têm outros públicos e objetivos. Atente-se a isso.
A metade do caminho para começar a vender infoprodutos é utilizar uma plataforma de comércio eletrônico. Embora seja preciso embolsar uma comissão por cada venda, você terá suporte e direcionamento para iniciar suas vendas.
Existem algumas plataformas de comércio eletrônico especialmente projetadas para produtos digitais, enquanto outras permitem a venda de itens em geral, como camisa e calça para uniforme industrial, ou produtos e utensílios de decoração, por exemplo.
Não se esqueça de que você sempre pode usar essas plataformas em conjunto com seu site, isso pode ajudar com marketing, branding, otimização e experiência do usuário.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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