A cultura organizacional é um conjunto de elementos que, quando adotado, consegue tornar uma empresa mais competitiva no mercado em que atua. Pelo simples fato de tornar uma empresa mais competitiva, já torna a cultura organizacional um fator importante.
Entretanto, não basta ter apenas uma cultura dentro do ambiente de trabalho, é necessário ter práticas capazes de tornar a produção da empresa mais eficiente.
Considerando que o mercado está cada vez mais competitivo, desenvolver uma cultura organizacional deve ser considerado por todos os gestores que buscam colocar sua empresa como destaque no segmento.
Para utilizá-la como diferencial competitivo, é necessário entender o que é, e como ela pode ser colocada em prática, seja em empresas de escadas pré moldadas ou em qualquer outro tipo de negócio.
Além disso, é preciso identificar os tipos presentes na empresa e realizar mudanças para promovê-los. Todas essas ações podem causar algumas dúvidas, e isso é super natural acontecer.
Por esse motivo, a fim de contextualizar melhor o tema, explicaremos primeiro o conceito principal da cultura organizacional, de modo que, posteriormente, você entenda como é possível aplicá-la no seu negócio.
Conhecida também como cultural empresarial e corporativa, é o conceito que define a forma que a organização conduz o seu negócio, e como trata os seus colaboradores e clientes.
Isso, automaticamente, envolve práticas e comportamentos que irão refletir na cultura da empresa, o que pode ser positivo para uma empresa de manutenção em telhados industriais, por exemplo, visto que a equipe estará mais engajada com as atividades.
Exemplificando, uma empresa de cosméticos que adota a política de não fazer testes em animais, e inclui esse tipo de prática dentro da sua cultura organizacional.
Até mesmo normas simples que podem ser criadas para serem seguidas no dia a dia, como a existência ou não de um dress code, são parte do conjunto de práticas que formam a essência da organização.
O grande desafio que pode aparecer, é tirar do papel todas as novas condutas e colocá-las em prática. É uma fase semelhante a um gerenciamento de obras corporativas, onde as ideias precisam ser colocadas nas atividades.
Os comportamentos e valores desejados, na maioria das vezes, são previstos em cartas de intenção ou planos para a cultura organizacional, mas nem sempre eles se incorporam no dia a dia.
Imagine, por exemplo, a repartição pública mais problemática possível. A expectativa é que o culture code dela traz palavras como eficiência e satisfação do usuário.
Logo, desejo e intenção são fatores que não bastam, e isso vale para qualquer negócio, deseja uma loja de etiquetas para indústria alimentícia, ou uma fábrica de têxtil.
Inicialmente, os elementos da cultura organizacional da empresa precisam ser pensados a partir dos pontos essenciais.
Esses mesmos pontos são importantes para concretizar a cultura empresarial, e além disso, é um método eficiente para encontrar a missão, valores e os objetivos que a companhia tem. Nesse processo, os principais pontos que devem ser consideração são:
Todas essas características que foram citadas, são avaliadas de acordo com a realidade de cada empresa. Ou seja, elas podem estar presentes em uma loja de balões infláveis para propaganda e estarem ausentes em uma empresa de tintas.
De nada adianta criar uma cultura organizacional, que não possui nenhuma identificação com as características da empresa.
Portanto, chegamos em um ponto que é importante, e merece ser frisado: a cultura empresarial é um espelho da empresa, ou seja, o que uma loja de sacolas e mochilas personalizadas pensa sobre as questões sociais, deve refletir sobre a maneira que trabalha.
Por esse motivo, as características são fatores relevantes. Por mais que elas sejam voltadas para diferentes tipos de organização, elas são moldadas a partir da experiência individual de cada empresa.
Dessa maneira, quando você desenha a cultura organizacional, na verdade, o que já é expressado pode ter sido observado a muito tempo.
A cultura empresarial é o reflexo da ética e da moral que a empresa possui. De maneira natural, ela é capaz de orientar os caminhos que devem ser seguidos.
Essa mesma cultura é responsável por guiar as decisões, levar e preparar uma loja de adesivos personalizados de empresas que, na prática, é essencial para o negócio ter um norte de como o ambiente de trabalho pode ser saudável.
Outro ponto importante é o desenvolvimento do capital humano. Pelo motivo de ser um alinhamento moral e ético, a cultura pode demonstrar para os colaboradores quais são as expectativas da empresa e qual a sua forma de agir sem diminuir qualquer membro da equipe.
O resultado de ter uma cultura organizacional dentro de uma empresa, é ter um ambiente de trabalho mais saudável, e ao mesmo tempo, um espaço onde a produtividade seja mantida no melhor fluxo possível.
Toda essa esfera de ambiente saudável acontece devido os colaboradores não precisarem mais se preocupar com as questões externas, e passam a dedicar suas ações para as atividades que precisam ser desenvolvidas.
No geral, são 6 fatores que modelam a cultura empresarial. Entenda que, cada cultura corporativa é diferente, e parte do que a torna único é aquilo que você tem que agregar. Dito isso, veja quais são os fatores de uma cultura eficiente:
Criar valores compartilhados e vivenciá-los é uma ótima maneira de iniciar uma cultura empresarial saudável.
Os valores centrais de uma organização descrevem como os membros dos grupos podem tratar uns aos outros, e quais são os valores centrais que todos na empresa compartilham.
Outra parte importante para criar uma cultura empresarial eficaz, é dar o sentimento de pertencimento aos funcionários da sua empresa, e isso começa através da inclusão, diversidade ou até mesmo pelo próprio sentimento de pertencimento.
A base para uma cultura inclusive é ser baseada na confiança. Os funcionários precisam se sentir seguros para que possam se expressar da maneira que se sentirem mais à vontade. A dica para essa liberdade de expressão, é disponibilizar um espaço onde qualquer funcionário possa dar a sua opinião.
No centro da construção da confiança, está a delegação de responsabilidades sobre parte do processo de tomada de decisão. A melhor maneira para fazer esse tipo de processo, é repartir os deveres de cada um.
A palavra-chave para um bom ambiente de trabalho é ter clareza, e consequentemente, uma boa cultura empresarial. Dito isso, é necessário desenvolver uma maneira de relacionar o trabalho diário com as metas da sua empresa de forma clara e perceptível.
Na prática, a cultura empresarial começa quando alguém interage com a sua empresa. Isso pode acontecer quando o cliente ver um anúncio, atender a uma chamada de recrutamento, aparecer para uma entrevista local, ou chegar para o primeiro dia de trabalho.
Em outras palavras, é necessário fazer com que os membros da equipe se sintam bem-vindos dentro da empresa.
Imagine que você tenha um negócio focado em vender camisas de silicone a pronta entrega, que está com um funcionário novo que não foi apresentado para a equipe.
Logo, ele já irá começar os trabalhos da pior maneira possível, o que pode atrapalhar a produtividade da empresa.
Caso as empresas fossem pessoas, a cultura organizacional seria sua identidade: o conjunto de características, valores e objetivos que a definem.
Do mesmo modo que as pessoas podem ter uma má reputação, o mesmo pode acontecer com uma empresa, que pode construir uma imagem positiva ou negativa. No geral, temos 3 níveis/elementos que definem as características de uma cultura empresarial. São elas:
Trata-se de crenças e sentimentos ainda inconscientes, mas presentes nos colaboradores da empresa.
Composto pelos valores importantes para a empresa e que definem a razão pela qual o time desempenha as atividades.
Por fim, os artefatos são os símbolos, práticas de gestão, serviços, histórias e padrões. São as coisas mais concretas que podemos observar dentro de uma empresa.
Visto que o ambiente de trabalho consegue refletir diretamente com o nível de produção dos funcionários, e ainda mostrar como a empresa está dedicada em mostrar qualidade de serviço para os clientes.
Por conta disso, criar uma cultura empresarial eficaz é fundamental, pois consegue abraçar uma série de fatores que são convertidos em vantagens para a empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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