O consumo de mercadorias está presente no dia-a-dia de todos. Cada um tem seus hábitos de consumo, preferências e necessidade. Dentro desta realidade é possível perceber um padrão – padrão necessário para conseguir mapear e identificar clientes, melhorando o alcance de sua empresa.
Este mapeamento é a busca pelo seu cliente ideal. Se você estiver começando a empreender agora, este é o momento para a definição do seu cliente ideal. Se você já abriu sua empresa, mas não consegue alcançar os clientes certos, recalcule sua rota.
Para identificar seu cliente e seus hábitos de consumo, você precisa voltar às aulas de língua portuguesa e relembrar conteúdos de interpretação de texto. as perguntas ‘ quem? Quando? Onde? Como? e Por quê?’ te auxiliam a achar a resposta desejada: a sua persona. Confira:
Defina quem é da forma mais simples possível: Seu produto foi desenvolvido para atender homens, mulheres ou crianças? Essas pessoas precisam ter qual idade para se interessarem pela sua mercadoria? Definir isso é o primeiro passo no processo de determinação do cliente ideal.
Quando oferecer o seu produto é uma das respostas que precisam ser definidas. Para ilustrar esta etapa, pense em um fornecedor de caixa de papelão. Ele distribui sua mercadoria para transporte e embalagens, então, o oferecimento do produto é feito para empresas que transportam produtos.
Mas nenhuma empresa inicia transporte de mercadorias sem antes conseguir as embalagens… Então, o fornecedor de caixas oferece o produto para transporte antes mesmo da produção, já sabendo que o seu cliente ideal é uma indústria.
Saiba onde o seu cliente está. Onde ele mora e onde ele gosta de ir para se divertir. Isso mostra um pouco sobre os seus hábitos e seu poder de compra. Através disso, você pode definir seus valores, para que esteja ao alcance da persona definida por você.
Este passo é um exaustor centrífugo, que garante que seu empreendimento esteja sempre arejado e limpo – uma vez que sabendo onde o seu cliente ideal está, sobra espaço para outros, mas não há superlotação com clientes que não comprarão por não se identificarem com os produtos.
Saber como oferecer o seu serviço ou produto é essencial. Se você fornece bobina de papel para novos estabelecimentos, consegue perceber que sua maioria se concentra em redes sociais. Prospecte (busque clientes) por lá. Mostre as vantagens de um material de fácil acesso, que ajuda a imprimir notas com mais qualidade.
A última pergunta serve para adquirir mais que uma resposta, mas mostrar que o seu produto resolve dores, ele ajuda em um problema do seu cliente. Saiba tudo sobre sua mercadoria para buscar exatamente quem precisa dele, assim, consegue classificar os hábitos de consumo da sua persona.
Utilizando este roteiro, você consegue saber quem será alcançado e como você atinge o alvo para garantir suas vendas. Vale lembrar que você precisa saber para quem vender para conseguir manter um padrão de vendas, se livrando da insegurança pela oscilação entre um mês com muitas vendas e outro, nenhuma. Nos acompanhe e saiba mais sobre vendas.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.
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