Inteligência emocional no trabalho: saiba como desenvolver

Uma competência que faz toda a diferença nas relações interpessoais é a inteligência emocional no trabalho. É um grande diferencial ter domínio sobre as próprias emoções e dos outros, além de se apresentar com inteligência em diversas áreas do conhecimento.

Nas empresas essa competência tem um impacto decisivo na cultura, no clima organizacional e na produtividade das equipes.

Em nosso artigo abordaremos dicas interessantes para você desenvolver sua inteligência emocional no trabalho.

Inteligência emocional no trabalho: o que é?

Trata-se de uma soft skill, ou seja, uma competência comportamental, que consiste em saber reconhecer, avaliar e influenciar seus sentimentos e os dos outros nas relações profissionais.

Esse conceito se popularizou com os estudos dos psicólogos John Mayer e Peter Salovey, que publicaram o livro “Emotional Intelligence” na década de 1990.

Em uma empresa de nobreak ou em qualquer outro segmento, no contexto organizacional, essa é uma competência valiosa para conduzir as relações interpessoais, gerenciar conflitos e ter uma comunicação efetiva. A inteligência emocional se sustenta em 4 pilares:

  • Reconhecer as emoções;
  • Usar as emoções;
  • Entender as emoções;
  • Gerenciar as emoções.

Cada um desses passos é fundamental no processo de construção dessa competência e desenvolvimento ao longo da vida.

Inteligência emocional no trabalho

Podemos dizer que um profissional que possui inteligência emocional em seu ambiente de trabalho é mais propenso e tem mais facilidade para alcançar o sucesso.

Aquele que vive estressado e resolve seus problemas na impulsividade, tem muito menos chances de alcançar o sucesso do que uma pessoa calma, que tenha clareza sobre suas emoções e sentimentos para avaliar uma situação.

A resiliência é outro ponto importante, de forma que a pessoa deve saber administrar imprevistos e lidar com mudanças repentinas no seu dia a dia de trabalho.

Dessa forma, podemos concluir que ter o controle sobre suas emoções é algo fundamental para ser bem-sucedido profissionalmente.

Além disso,  manter uma boa relação interpessoal com seus colegas de trabalho é fundamental para construir um ambiente de trabalho agradável e contribuir para o desenvolvimento de todos.

Uma boa empresa de reforma e manutenção de geradores tem como princípio que a inteligência emocional é uma condição indispensável para cargos que remetem à gestão, liderança e organização.

Benefícios de trabalhar com inteligência emocional

Existem inúmeros benefícios gerados pela aplicação da inteligência emocional no ambiente de trabalho e pontuamos alguns deles para você.

Comunicação mais efetiva

A base para uma comunicação clara e efetiva no ambiente de trabalho é a inteligência emocional dos colaboradores.

Afinal de contas, eles precisam ter plena consciência de suas emoções e saber lidar com seus sentimentos e os dos outros, para conseguir transmitir mensagens corretamente e evitar ruídos em suas conversas diárias.

Em empresas de fitas adesivas industriais e nos mais diversos segmentos, essa competência auxilia no desenvolvimento da empatia no trabalho, o que leva à prática de uma comunicação não violenta.

Facilidade de trabalhar em equipe

Um ponto fundamental para o sucesso de qualquer negócio é o trabalho em equipe, e a inteligência emocional tem um importante papel nessa dinâmica.

Fica mais fácil implementar a colaboração nas empresas e construir times engajados quando os colaboradores se comunicam claramente e respeitam os sentimentos uns dos outros.

Avanço na resolução de conflitos

No ambiente de trabalho, conflitos e divergências são inevitáveis, mas esteja certo que o domínio das emoções faz toda a diferença nesses momentos.

Líderes e colaboradores com uma inteligência emocional desenvolvida conseguem mediar conflitos mais facilmente e administrar os ânimos ao longo de conversas difíceis para que as pessoas cheguem em um acordo o mais rápido possível.

Melhora no engajamento

A inteligência emocional pode ajudar no desafio de engajar sua equipe de trabalho em sua empresa de coleta de resíduos não perigosos.

Ao compreender as emoções dos colaboradores fica mais fácil saber em quais pontos focar para gerar engajamento em cada perfil.

Temos colaboradores que se motivam com tarefas desafiadoras, outros precisam de um elogio para seguir em frente e manter sua autoconfiança.

Compreender essas necessidades e despertar a motivação em sua equipe a partir delas é papel da inteligência emocional.

Controle do estresse e da ansiedade

Mais um ponto importante da inteligência emocional é a capacidade de reconhecer seus próprios sentimentos e controlar o estresse e a ansiedade em sua rotina.

Se um colaborador não compreende seus limites e se sujeita a uma sobrecarga, pode acabar acometido pela Síndrome de Burnout.

Trata-se de um esgotamento físico e mental que atrapalha sua produtividade, gera um sério problema de rotatividade e compromete os resultados da equipe.

Nesse sentido, é extremamente importante tomar consciência de suas emoções para estabelecer limites e manter sua saúde mental no ambiente de trabalho.

Como aplicar a inteligência emocional no trabalho?

Sua organização especialista em automação industrial precisa saber que não é tão complicado aplicar a inteligência emocional do trabalho, desde que haja comprometimento com essa missão. Pontuamos algumas dicas para você.

Desenvolva sua autoconsciência

O primeiro passo é fazer um exercício de autoconsciência para compreender seus próprios sentimentos.

Em seu trabalho, você pode fazer pequenas pausas para fechar os olhos, respirar fundo e entender o que você está sentindo naquele momento.

Isso ajuda a compreender e identificar quais emoções vêm à tona em cada situação, como ao longo de uma reunião, antes de uma entrega importante, depois de um feedback complicado, entre outras situações.

Trabalhe as emoções negativas

Ao começar a reconhecer suas emoções, certamente você vai se deparar com diversos sentimentos negativos que aparecem no dia a dia. A frustração, o medo, a ansiedade, a indiferença, a raiva, a indagação, entre outras emoções são normais.

Mas é importante focar seus esforços nessas emoções, buscando entender quais são suas causas e entendendo como podem afetar suas relações dentro de sua empresa de montagem de alarmes residenciais.

Seja pragmático

É essencial ter autocontrole emocional para adotar uma postura mais pragmática em sua comunicação com colegas, líderes e gestores.

Defina quais emoções são mais úteis em seu ambiente de trabalho, como segurança, calma, otimismo ou foco, por exemplo, e coloque-as em prática em suas relações, evitando ao máximo ter atitudes impulsivas.

Sendo pragmático, você estará no comando de seus sentimentos e saberá como e quando despertá-los para alcançar seus objetivos.

Use a psicologia positiva

Essa é uma importante ferramenta para impulsionar seu bem-estar e sua felicidade no ambiente de trabalho. Usando a psicologia positiva fica mais fácil cultivar emoções positivas, como entusiasmo, alegria, satisfação e gratidão.

Aplique seus princípios para se tornar um colaborador ainda mais engajado e conseguir priorizar as emoções mais produtivas em detrimento daquelas que atrapalham sua rotina em empresas fabricantes de tubos de alumínio.

Exercite sua empatia

Será preciso desenvolver sua empatia para reconhecer as emoções nos outros da mesma forma que você faz consigo mesmo. A empatia é o ato de se colocar no lugar de outras pessoas de forma a conseguir entender seus pontos de vista.

Ao conseguir identificar emoções alheias, você saberá como agir em cada situação de forma a conseguir uma relação mais harmoniosa com seus colegas, superiores e subordinados. A principal regra é tratar a todos como você gostaria de ser tratado.

Seja um excelente ouvinte

Fique sabendo que a escuta ativa é uma importante ferramenta para desenvolver a inteligência emocional no trabalho.

Para compreender a fundo os sentimentos de uma pessoa é preciso ouvi-la com total atenção, principalmente para identificar aqueles que não estão evidentes e sim ocultos em comportamentos.

Ao se tornar um bom ouvinte, certamente terá muito mais facilidade para gerenciar emoções em seu ambiente de trabalho.

Desenvolva sua persuasão

A inteligência emocional requer uma capacidade persuasiva acima da média e você deve investir no desenvolvimento dessa habilidade se quer aprender a administrar as emoções dos outros.

Ao dominar os sentimentos envolvidos em uma conversa, mais chances você tem de conduzi-la a um rumo favorável e alcançar os objetivos da sua empresa de serviço de infraestrutura de rede.

Vale ressaltar aqui que isso é diferente de manipular. Persuadir é saber quais argumentos usar para convencer diferentes perfis de pessoas, considerando suas necessidades emocionais e buscando um acordo favorável para todos.

Considerações finais

Ao entender melhor sobre o conceito de inteligência emocional, podemos compreender sua importância para o sucesso de empresas e profissionais. A inteligência emocional aplicada ao trabalho de forma correta é muito importante, gerando mais produtividade.

Neste artigo você viu 7 dicas muito úteis que você pode começar a pôr em prática o mais rápido possível. Visando acompanhar como os colaboradores estão lidando com suas emoções, use pesquisas de clima e engajamento.

Lembre-se que uma liderança bem preparada faz total diferença para o engajamento no trabalho e a produtividade da equipe.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE