O PDCA (Plan Do Check Act) é uma ferramenta completa e eficiente, além de um dos métodos mais conhecidos e utilizados para desenvolver o planejamento estratégico nas empresas.
Antes de construir um Ciclo PDCA, é importante saber que esta metodologia visa auxiliar os colaboradores em todos os processos do dia a dia. Ficou curioso? Então, calce sua luva de vaqueta e continue com a gente para mais!
O engenheiro Walter Shewhart foi o criador do método, na distante década de 1920, mas o modelo só se tornaria famoso 30 anos depois, principalmente no Japão. Sendo assim, refletiu-se que a solução de problemas precisaria ser dividida em cinco etapas:
1. Entenda a dificuldade;
2. Localize o problema;
3. Defina o problema;
4. Sugira possíveis soluções;
5. Em seguida, observe-as. Isso levará à sua aceitação ou rejeição.
Com tudo isso dito, é óbvio notar que um gestor precisará sair de sua caixa de papelão e olhar ao redor com outras perspectivas.
Inicialmente, o ciclo PDCA foi desenvolvido para a gestão da qualidade, porém foi se aprimorando ao longo do tempo e, atualmente, é uma das principais ferramentas para processos administrativos e para a resolução de problemas.
Antes mesmo de iniciar o processo PDCA, é importante montar a equipe que vai participar, além de desenvolver um plano de comunicação. Verá que é tão imprescindível quanto um alarmes de incêndio para locais com muitas pessoas.
Agora, na “Fase Plan”, identifique e priorize as oportunidades de melhoria de qualidade, descreva e colete dados sobre o processo atual. Em seguida, é fundamental saber todas as causas possíveis do problema, além da causa raiz.
Antes de passar para a “Fase Do”, reúna-se com os demais para que deem sugestões de possíveis melhorias e, dentro disso, formule uma teoria e um plano de ação.
A segunda parte do método PDCA, servirá para implementar melhorias, coletar e documentar mais informações, documentar problemas, observações inesperadas, lições aprendidas e conhecimento adquirido.
Gostou do conteúdo sobre o que é PCDA e como aplicá-lo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.
Organizar eventos de sucesso exige atenção a cada detalhe, principalmente quando o assunto é segurança…
A segurança no ambiente de trabalho é uma prioridade absoluta, especialmente em setores de alto…
Em um mercado cada vez mais competitivo e voltado para a experiência do cliente, a…
No ambiente dinâmico e competitivo do marketing atual, a integração entre estratégias e investimentos é…
Criar uma marca forte em um mercado competitivo é um dos maiores desafios para empresas…
No cenário atual, onde a consciência ambiental e social ganha cada vez mais destaque, o…