Mobile Commerce: veja o que há de nova para 2023

Certamente você já ouviu falar em e-commerce, mas você conhece o mobile commerce ou m-commerce?

Já passou da hora de sua empresa investir nesse formato de vendas para atrair novos consumidores, fidelizar clientes existentes e mostrar que está acompanhando as principais tendências de consumo do mundo atual.

Neste artigo vamos te explicar melhor o que é o mobile commerce, dando boas dicas para você se sair bem ao investir nessa modalidade e ter sucesso para sua marca.

O que é m-commerce?

Mobile commerce ou simplesmente m-commerce é um tipo de negócio digital que se caracteriza pela venda de serviços e produtos por dispositivos móveis.

Isso pode se dar tanto por meio de aplicativos próprios (híbridos, nativos ou da web), quanto por meio dos sites das empresas, desde que sejam funcionais em tablets e smartphones.

Esse segmento deu seus primeiros passos começando com a venda de ringtones e games para celular no início do século. O fato é que hoje o leque de opções aumentou muito e o negócio se consolidou como um dos mais rentáveis do mundo.

Comece este artigo pensando nas possibilidades que os dispositivos móveis podem trazer para sua empresa de motor para portão basculante.

O que avaliar em uma plataforma de m-commerce?

Para desenvolver uma plataforma mobile de e-commerce, é preciso muito planejamento e organização. Para se inserir no sucesso da modalidade, é preciso fazer por onde e considerar alguns fatores importantes.

Leveza

Uma das principais vantagens do m-commerce é a praticidade, então você precisa garantir para os clientes uma plataforma leve, que não demore para carregar e não apresente erros na hora de abrir ou clicar em algum link.

A experiência do usuário é um fator de ranqueamento muito importante, de forma que os mecanismos de busca não dão trégua para páginas com problemas de responsividade e carregamento de conteúdo sobre placa de segurança do trabalho, por exemplo.

Personalização e recursos disponíveis

É fundamental que sua solução digital atenda a sua demanda e a demanda de seu público. Também é necessário que sua solução conte com todos os recursos necessários para que haja um atendimento personalizado.

Para isso, você deve considerar o seu modelo de negócio, de forma que empresas B2B têm prioridades diferentes das empresas B2C.

Enquanto as B2C têm contato com o cliente final e devem focar em ciclos rápidos de compra, as empresas B2B precisam se preocupar mais com o histórico de compras.

Independentemente do formato, é importante garantir as ferramentas certas para colocar suas estratégias e objetivos em prática.

Integração com outros sistemas

Ainda que sua plataforma de m-commerce seja completa, é quase impossível operacionalizar tudo sozinho, sem a integração com outros sistemas.

Isso pode ser direcionado para soluções de automatização de trabalho e ganho de produtividade, como o Customer Relationship Management (CRM) e Enterprise Resource Planning (ERP), ou para gateways de pagamento, como o PagSeguro e o PayPal.

Essas parcerias são vitais pois são elas que vão entregar mais competitividade, eficiência e economia nos mais diversos processos de sua empresa de quadro de distribuição.

Requisitos de segurança

Uma vez que realizar compras por meio do mobile commerce é mais seguro em termos sanitários, é preciso garantir que essa proteção também ocorra nos aspectos financeiros e informacionais.

É fundamental que tanto os dados bancários e de pagamento, como informações de cartões de crédito, quanto as informações pessoais estejam sempre em segurança.

Se você não se preocupar com isso, seu site ou aplicativo vai se tornar mais suscetível às ameaças virtuais.

Visando se resguardar, siga os parâmetros definidos pelo Pay Card Industry – Data Security Standart (PCI DSS) e garanta seu certificado de Secure Sockets Layer (SSL).

Importância de investir em uma plataforma de m-commerce

Não é muito difícil entender por que os consumidores estão apostando em compras feitas pelas plataformas de mobile commerce.

Temos integração, conveniência, preço acessível, soluções personalizadas e acesso a outros mercados, possibilitados por uma empresa de transformador de potência, o que ajuda a explicar esse fenômeno de migração para o mercado digital.

Integração

A comunicação omnichannel é um dos motivos que apontam porque as pessoas estão apostando no mobile commerce. Para que recorrer a outros tipos de plataformas se podem ter acesso a tudo que precisam em um único lugar?

Conveniência

Tudo que você precisa está ao alcance de alguns cliques, que podem ser feitos a qualquer hora e lugar. Assim os usuários não precisam se preocupar com horário comercial e muito menos com ter que encarar longas filas para garantir seus produtos.

Isso sem contar com todo o suporte que o mobile commerce de sua empresa de manutenção de máquinas industriais oferece, como cupons de desconto, frete e políticas de cashback.

Preço acessível

Fazendo uma pesquisa rápida na internet e comparando os preços de produtos em lojas físicas e digitais, fica até injusta a comparação.

As lojas físicas operam com valores muito maiores devido aos custos com estoques, infraestrutura física, folha salarial de colaboradores e muitos outros fatores.

Mas o fato é que o consumidor não tem nada a ver com isso e acaba optando pela fonte de preços mais em conta.

Soluções personalizadas

Os aplicativos possibilitam a criação de perfis, definições de filtros e categorias bem definidas, de forma que o usuário encontra facilmente o que procura.

Com essas customizações nos aplicativos o usuário pode receber somente promoções e anúncios que realmente são de seu interesse.

Acesso a outros mercados

Para democratizar o acesso a produtos globais, os smartphones são as principais ferramentas.

Cerca de 62% dos brasileiros utilizam seu dispositivo móvel para realizar compras internacionais. Um dado curioso é que quanto menor a renda do usuário e seu acesso a serviços bancários, mais se utiliza o celular, com 76,6% de preferência pela plataforma.

Perceba o quanto os aparelhos móveis são essenciais nas estratégias de sua empresa de gerenciamento de áreas contaminadas.

O cenário do mobile commerce no Brasil e no mundo

São diversos os dados relevantes que comprovam a importância do seu negócio aderir ao mobile commerce para alavancar seus resultados. Segundo um estudo feito pela UPS POTOS, 59% dos consumidores brasileiros já fizeram uma compra por seu smartphone.

Outro estudo aponta que no Brasil, 72% da população fez compra por aplicativos durante a pandemia, sendo que 42% afirmaram realizar mais de 10 aquisições no período.

O relatório da Ebit Nielsen apresentado na pesquisa Webshoppers 43 apontou que as compras via mobile commerce corresponderam a 53% do e-commerce em 2020 no Brasil.

Esse estudo também informa que o comércio móvel passou por um aumento de 79% quando comparado ao ano de 2019, movimentando R$ 46 bilhões.

Esses são dados que demonstram a importância de garantir que seu negócio de piso de borracha para academia possa ser encontrado em plataformas de vendas em smartphones e tablets.

Afinal, as pessoas utilizam seus aparelhos móveis para buscar informações, se comunicar e para realizar compras.

Dicas para conseguir bons resultados em 2023

Pontuamos a seguir 3 dicas muito úteis para quem ainda está receoso em se aventurar no mundo do m-commerce em 2023.

  1. Conte com métodos de pagamento descomplicados

De acordo com a PYMNTS, empresas com checkout móvel complexo perdem cerca de US$ 236 bilhões em vendas potenciais. Não ofereça métodos de pagamento burocráticos e que exigem muitas ações para concluir as compras.

Tudo deve ser feito em poucos cliques, afinal de contas, os clientes de m-commerce estão em busca de praticidade.

  1. Utilize a geolocalização

Esse é um recurso muito útil, mas que nem todos sites e aplicativos utilizam. Ativando essa funcionalidade é possível oferecer soluções personalizadas para uma determinada região, possibilitando uma melhor experiência do usuário.

Deve-se considerar não somente o local em si, mas também se o cliente está em movimento ou parado.

Quando ele está em casa, por exemplo, conta com mais disponibilidade para navegar por diversos produtos, enquanto quando está se deslocando, busca por soluções específicas.

  1. Venda também pelas redes sociais

Sua empresa de aluguel de geradores de energia precisa saber que as redes sociais estão em segundo lugar entre as maiores influenciadoras de compras, então podem ser suas grandes aliadas nas vendas.

Mesmo que você não tenha controle sobre a usabilidade, é possível atrair pessoas que tenham interesse pelas suas soluções.

O Facebook e o Instagram são excelentes canais para linkar seu site ou fazer um checkout direto, pois disponibilizam a opção de criar catálogos online.

Empresas que utilizam a estratégia

Por ser um mercado muito lucrativo, assim como mostramos ao longo do texto, várias empresas que possuem lojas físicas e virtuais já começaram a utilizar o m-commerce, e você provavelmente já ouviu falar o nome de alguma delas ou já comprou por lá, que são:

  • B2W Digital (mantém o Submarino, Americanas, Shoptime, etc);
  • Magazine Luiza;
  • Netshoes;
  • Saraiva.

Para conseguir crescer mais no seu nicho de atuação, pode ter certeza que investir nesse tipo de tecnologia vai te ajudar muito.

Considerações finais

Muitas tendências de mercado vêm e vão, mas o mobile commerce é uma tendência que chegou para ficar. Tudo indica que esse modelo de negócio vai continuar presente e mais forte do que nunca nos próximos anos.

Pergunte-se se deseja aproveitar essa oportunidade agora, sendo hora de começar a trilhar seu caminho do sucesso, ou se vai adiar e ter que correr atrás da concorrência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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