Empreendedorismo

O que você precisa saber sobre segmentação de mercado

Vamos à seguinte hipótese: você é gestor de uma marca de Limpeza de fossa e precisa agrupar os compradores em comum (aqueles que sempre adquirem os mesmos modelos) ou quem gasta acima de 100 mil reais.

Não dá para anotar numa caderneta e achar que está tudo certo, não é mesmo? Esse tipo de tática se chama segmentação de mercado e é sobre isso que falaremos a partir de agora. Ficou curioso? Então, continue com a gente!

O que é segmentação de mercado?

Resumidamente, o termo tem a ver com o agrupamento de potenciais clientes em certos grupos com necessidades comuns. Ao mesmo tempo, todos eles respondem igualmente às formas de marketing. 

E permitirá que números específicos sejam atingidos. Por fim, se não o fizer da maneira adequada, os concorrentes ganharão a dianteira com maior organização e possibilidades de engajamento.

Mais sobre segmentação

Esta tática pode se comparar à utilização de uma Bota de segurança, pois deixará a empresa num domo quase impenetrável, onde clientes serão tratados de maneira incrível e quase pessoal. Fique atento a esses critérios:

  • Equilíbrio comum dentro de um segmento;
  • Diferenciações entre um e outro;
  • Possibilidade de uma ação rápida quando houver oscilação do mercado.

Por exemplo, perceba que uma empresa de Conectores elétricos pode ter segmentos de mercado para casas e indústrias. Como grupos distintos, eles respondem a anúncios muito diferentes. Compreender tudo isso permite que você comercialize sua marca de forma adequada.

A segmentação de mercado lida com as pesquisas quantitativas e qualitativas para identificar consumidores e adaptar os produtos e as marcas de forma atraente a eles. Isso gera baixo índice de risco, determina os modelos com chances de ganhar participação no mercado, além de confirmar qual a melhor maneira de entregar os produtos ao mercado. 

É imprescindível que ligue a sua Luminária de emergência e fique atento a cada desequilíbrio que houver ao longo do tempo. Pode ser que essa segmentação não esteja mais surtindo efeito. 

Tipos de Segmentação de Mercado

Existem alguns tipos principais de segmentação de mercado que iremos comentar brevemente abaixo. Não deixe de estudá-las, pois elas serão importantes ao longo dessa estratégia.

  • Segmentação referente a dados: A segmentação demográfica é um dos métodos mais simples. Nela, o gestor ou responsável irá dividir o mercado em dados como idade, renda, sexo, raça, educação ou ocupação. Isso quer dizer que esse grupo, por estar na mesma faixa etária, por exemplo, terá necessidades semelhantes.

Exemplo: um novo videogame pode revelar que a maioria dos usuários são jovens do sexo masculino com renda disponível e, por isso, vale a pena lançar uma determinada quantidade de exemplares;

  • Segmentação por empresas e funcionários: Aqui temos o mesmo conceito que a anterior, mas a análise vai de encontro com as empresas e seus funcionários, o número de clientes, o número de escritórios ou a receita anual de uma empresa.

Exemplo: um fornecedor de produtos para academia pode entrar em contato com algumas e lhe oferecer planos para aquisição de materiais, dependendo sempre do espaço, do número de clientes e verba que será possível investir;

  • Segmentação geográfica: Aqui está uma abordagem que junta os clientes por localização, assumindo que aqueles que moram em uma determinada região compram ou pesquisam, basicamente, as mesmas coisas. Isso vale para empresas grandes que buscam expandir seus horizontes.

Exemplo: uma marca de roupas de frio faz uma exibição teste no sul do país, pois, em comparação com outras partes, como Norte ou Nordeste, pode conseguir adesão e lucros;

  • Segmentação de Comportamento: Essa última segmentação a ser destacada dependerá única e exclusivamente dos dados de mercado, das ações do consumidor e, enfim, dos padrões de tomada de decisão dos clientes.

Haverá um agrupamento que irão condizer com as interações anteriores dos clientes, assumindo que os hábitos de consumo anteriores dos consumidores são um indicador do que eles podem comprar no futuro.

Exemplo: os clientes mais novos e que consomem cerveja, preferem as artesanais, enquanto as gerações mais antigas, adquirem marcas tradicionais, com alta propensão a estilos como Pilsen.

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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Vanessa Andrade

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