Vamos à seguinte hipótese: você é gestor de uma marca de Limpeza de fossa e precisa agrupar os compradores em comum (aqueles que sempre adquirem os mesmos modelos) ou quem gasta acima de 100 mil reais.
Não dá para anotar numa caderneta e achar que está tudo certo, não é mesmo? Esse tipo de tática se chama segmentação de mercado e é sobre isso que falaremos a partir de agora. Ficou curioso? Então, continue com a gente!
Resumidamente, o termo tem a ver com o agrupamento de potenciais clientes em certos grupos com necessidades comuns. Ao mesmo tempo, todos eles respondem igualmente às formas de marketing.
E permitirá que números específicos sejam atingidos. Por fim, se não o fizer da maneira adequada, os concorrentes ganharão a dianteira com maior organização e possibilidades de engajamento.
Esta tática pode se comparar à utilização de uma Bota de segurança, pois deixará a empresa num domo quase impenetrável, onde clientes serão tratados de maneira incrível e quase pessoal. Fique atento a esses critérios:
Por exemplo, perceba que uma empresa de Conectores elétricos pode ter segmentos de mercado para casas e indústrias. Como grupos distintos, eles respondem a anúncios muito diferentes. Compreender tudo isso permite que você comercialize sua marca de forma adequada.
A segmentação de mercado lida com as pesquisas quantitativas e qualitativas para identificar consumidores e adaptar os produtos e as marcas de forma atraente a eles. Isso gera baixo índice de risco, determina os modelos com chances de ganhar participação no mercado, além de confirmar qual a melhor maneira de entregar os produtos ao mercado.
É imprescindível que ligue a sua Luminária de emergência e fique atento a cada desequilíbrio que houver ao longo do tempo. Pode ser que essa segmentação não esteja mais surtindo efeito.
Existem alguns tipos principais de segmentação de mercado que iremos comentar brevemente abaixo. Não deixe de estudá-las, pois elas serão importantes ao longo dessa estratégia.
Exemplo: um novo videogame pode revelar que a maioria dos usuários são jovens do sexo masculino com renda disponível e, por isso, vale a pena lançar uma determinada quantidade de exemplares;
Exemplo: um fornecedor de produtos para academia pode entrar em contato com algumas e lhe oferecer planos para aquisição de materiais, dependendo sempre do espaço, do número de clientes e verba que será possível investir;
Exemplo: uma marca de roupas de frio faz uma exibição teste no sul do país, pois, em comparação com outras partes, como Norte ou Nordeste, pode conseguir adesão e lucros;
Haverá um agrupamento que irão condizer com as interações anteriores dos clientes, assumindo que os hábitos de consumo anteriores dos consumidores são um indicador do que eles podem comprar no futuro.
Exemplo: os clientes mais novos e que consomem cerveja, preferem as artesanais, enquanto as gerações mais antigas, adquirem marcas tradicionais, com alta propensão a estilos como Pilsen.
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais
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