Um elemento importante da gestão nas empresas é o método que é escolhido para gerir o seu dinheiro. Na era em que a internet está em toda parte e em vários dispositivos, o online banking é obrigatório para empresas de todos os setores e dimensões. 

O online banking é uma ferramenta fundamental para momentos em que não podemos ou queremos nos deslocar a algum sítio. Os bancos online são os que mais apostam nesse serviço, apostando em plataformas com elevada usabilidade, com maiores funcionalidades e aumentando as possibilidades de contratá-lo facilmente e de forma online e sem muita complicação.

Assim, à medida que cada vez mais entidades bancárias fecham em todo o mundo,  sua empresa precisa acompanhar os desenvolvimentos do Online Banking. Caso contrário, pode correr o risco de desperdiçar dinheiro e tempo que hoje em dia são muito valiosos.

Nesse artigo, iremos ajudar a entender melhor em que consiste o online banking e as vantagens que você pode ter se os usar nos vários serviços do dia a dia.

As vantagens do Internet Banking

O Internet banking oferece disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, segurança nas transações, economia de tempo e ainda de papel:

1. Sempre disponível

Com o Online Banking para Empresas é muito mais fácil efetuar transações a qualquer momento, o que significa que não dependerá de uma hora ou data específica, nem precisará enfrentar filas nas agências bancárias. Este sistema permite fazer pagamento bancários on-line, não importando onde se encontre, através do conforto do seu sofá, utilizando seu dispositivo móvel. 

Devido à sua disponibilidade 24 horas, também pode realizar transações bancárias durante os períodos de férias, uma vez que não está limitado ao horário de funcionamento do banco.

2. Supervisão

Devido ao grande número de transações que são normais serem efetuadas na empresa, pode ser fácil perder de vista alguma atividade pouco comum em sua conta bancária. No entanto, com acesso instantâneo direto às suas contas, é simples aceder às transações de cada dia.

Por exemplo, quando quiser verificar os seus saldos, movimentar dinheiro entre contas ou verificar se um pagamento foi efetuado, em vez de ir ao banco ou esperar por extratos em papel, pode simplesmente fazer login no seu banco online e monitorizar as suas transações.

3. Pagamento de contas

Com o online banking, pode pagar a fatura da energia, água ou internet de forma on-line e fazer com que o banco guarde todas as suas informações para pagamentos futuros, ou seja, o pagamento de contas recorrentes no mesmo valor pode ser agendado com antecedência e sempre para o mesmo dia.

4. Maior rapidez

Fazer transferências através do banco online é muito mais rápido e fácil do que os métodos tradicionais. O Internet banking é ótimo para depósitos diretos e transferências bancárias, que são algumas das maneiras mais rápidas de transferir fundos.

5. Mais econômico

Saiba ainda que pode acompanhar as finanças de sua empresa através da comodidade de um computador, tablet ou smartphone. Com isto, vai evitar muitos dos custos dos serviços bancários tradicionais, ao capitalizar ferramentas automatizadas, como transferências eletrônicas, que ajudam a pagar contas rapidamente, sem o gasto e o incômodo dos cheques em papel.

O pagamento automático de contas para a sua empresa também simplifica a gestão das finanças, ao mesmo tempo em que elimina taxas e juros originados pelos atrasos. A maioria das contas mensais, folhas de pagamentos e despesas de rotina podem ser pagas eletronicamente, ajudando, uma vez mais, a economizar tempo e dinheiro.

6. Mais verde e amigo do ambiente

Com o Internet Banking, a sua empresa consome menos papel, assim como o banco. De fato, muitos bancos do mundo não usam papel, preferindo oferecer aos seus clientes extratos bancários eletrônicos, transferências sem recurso ao papel, apoio ao cliente online e outros serviços empresariais mais amigos do ambiente. 

7. Altos níveis de segurança

Os bancos são os provedores mais confiáveis ​​de segurança de dados e adotam várias formas de proteção para manter as suas informações comerciais seguras.  Sabemos que a segurança na internet é algo cada vez mais importante, e por isso ao usar antivírus, criptografia de dados e firewalls, os bancos oferecem as melhores soluções de tecnologia e recursos de segurança para combater o roubo de dados, o que significa que as suas informações comerciais terão ótima proteção.