Ter uma forte presença de marketing digital não é mais um luxo para corporações e grandes empresas. Como vimos ao longo dos últimos anos, a presença no marketing digital é extremamente importante para sua sobrevivência, ou seja, se você tem uma marca de cone de sinalização, é importantíssimo investir nessa vertente.
No entanto, o modelo não está isento de desafios (alguns mais fáceis do que outros de serem superados). Separamos aqui, alguns deles para que possa compreender melhor todos os percalços que poderá encontrar pelo caminho.
Talvez um dos maiores, se não o maior, desafio de marketing digital enfrentado pelas empresas seja encontrar novos clientes – mas não apenas alguém que possa comprar de você e nunca mais vê-los. Precisamos de clientes recorrentes, também conhecidos como leads de qualidade.
E eles são difíceis de encontrar. A verificação de leads leva tempo e esforço e usar um CRM pode ajudar, especialmente se tiver uma configuração de automação de marketing. Mas é preciso mais do que algumas ferramentas sofisticadas e úteis para chegar até lá.
Primeiro você precisa saber o que um lead de qualidade significa para a empresa – quanto uma pessoa precisa gastar para ser considerada de “qualidade”? Quanto tempo eles precisam para serem um cliente? Como é esta personalidade? Definir todos esses passos ajuda bastante a determinar esse tipo de relacionamento entre empresa e cliente.
Pense, por exemplo, numa empresa de tela fachadeira. Se ela não tiver seu cliente ideal definido, além de sua missão, visão e valores, poderá perder a chance de aumentar seus ganhos no final do ano, bem como, ficar atrás da concorrência.
Sem saber como é o seu cliente ideal e o que um lead de qualidade significa para você, como poderá ir além do óbvio? Portanto, após definir seu(s) cliente(s) ideal(is), monte as personas diferentes, dependendo de quem você atende.
Imagine também onde alcançaria essas pessoas (nas mídias sociais, na internet, nos mecanismos de busca, com marketing tradicional, em e-mails?). Para que tudo isso se torne coerente com suas estratégias a curto e médio prazo, é necessário muito trabalho e planejamento prévios antes que possa ligar sua “máquina de geração de leads” e deixá-la funcionar.
Antes de gerar leads de qualidade, você precisa saber quem é seu público-alvo. Isso é um desafio porque eles podem não ser um único grupo e, em vez disso, estará atendendo a várias pessoas e inúmeros tipos de clientes.
Mas saber quem é e conhecer seu público-alvo é algo totalmente diferente. Ou seja, isso tem a ver com saber o que eles querem, o que precisam e atender suas expectativas. Caso contrário, poderá vender câmaras de refrigeração para clientes que desejam adquirir móveis planejados, ou seja, estará perdendo tempo e dinheiro.
Muitas empresas lutam para atender às expectativas dos clientes – especialmente online. Na verdade, fazer com que eles se envolvam com sua marca e seu conteúdo pode ser aparentemente impossível.
O desafio é compartilhar o conteúdo certo para o seu público-alvo se envolver, percebendo que nem todos vão ficar ‘antenados’ com cada parte do conteúdo que você compartilha. É aqui que é importante ter uma estratégia de marketing de conteúdo.
Esse tipo de ferramenta que você tem em mãos é indiscutivelmente mais barato que o marketing tradicional (feito em emissoras de TV, rádio, outdoors, etc.) e oferece várias oportunidades para os usuários se aproximarem daquilo que é proposto.
Mas, para ser eficaz, compartilhe conteúdo com o qual essas pessoas interessadas se importem ou com o, qual se envolvem, pois isso ajudará muito a sua marca. Isso é tão imprescindível quanto o vidro termoelétrico, para os restaurantes.
Com isso, solicite feedback e convide os clientes para participar de pesquisas e para interagir nas redes sociais. Essas são todas as maneiras pelas quais sua marca pode conhecer melhor todos aqueles que se interessam por seu produto.
Depois disso, implemente seu novo conhecimento encontrado em conteúdo significativo e relevante. Resumindo, ouça mais do que fale.
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