Profissionais do Futuro: 7 características indispensáveis

Ao longo de muitos anos as características profissionais eram extremamente semelhantes. Porém, com o advento da tecnologia isso se alterou, tudo porque existe uma constante mudança de pensamentos e padrões (há cada vez mais padrões para a instalação de painéis elétricos, por exemplo).

Por isso, pergunto a você: será que tem os traços para conquistar novas oportunidades de emprego dentro de sua área? Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente.

Quais são as características profissionais?

As características profissionais referem-se às qualidades de uma pessoa dentro de sua área específica. Ou seja, o profissional precisa manter os padrões de comportamento aceitos pela sociedade, além de incorporar a missão, a visão e os valores da empresa.

Essa somatória, atrelada a outros fatores, como formação e experiência, renderá o sucesso a longo prazo e relacionamentos duradouros, tanto com gestores quanto com outros colaboradores e clientes. Isso tudo é tão imprescindível quanto a instalação de um cofre digital para uma residência de alto padrão.

7 características indispensáveis para os profissionais do futuro

1. Eles entendem os dados: Caso queira se preparar para ser um profissional com característica indispensável no futuro, estude tudo o que puder sobre dados. Isso porque, quem o faz, tende a ter melhor eficiência operacional em diversas categorias e maior lucratividade.

Resumidamente, os dados estão (e continuarão) presentes em e-commerces, nas redes sociais, em landing pages, etc. No fim das contas, diversos gestores precisarão passar essas informações nas mãos dos funcionários para terem tempo de colocar seus esforços em outros fatores. 

Todo mundo vai desempenhar um papel e ser responsável por levar as empresas adiante e todas as novas formas de trabalho incluem dados, que tendem a ser considerados um ativo que gera lucros e potencial de vendas;

2. Eles são organizados: desde que o mundo é mundo, precisamos lidar com um ambiente organizado, pois é isso que gera rapidez e economia de tempo. Seja online ou offline, seus arquivos devem estar no lugar certo, para que quando forem pedidos, não haja demora nesta busca;

3. Eles são muito responsáveis: Esses profissionais com  as características indispensáveis para o futuro, lidam com os erros cometidos de maneira mais natural do que antigamente. Portanto, além de assumirem certos equívocos, tomam as medidas necessárias para resolvê-los. Eles são responsáveis ​​e esperam responsabilidade dos outros e, independentemente se usam calça de brim uniforme ou camisa regata, o que estão atentos é na entrega de resultados;

4. Eles se preocupam com a linguagem profissional: há maior preocupação na forma de agir e falar, ou seja, eles dialogam melhor com o ambiente corporativo e vice-versa. Há minimização no uso de gírias e de linguagem imprópria;

5. Vida pessoal e profissional conectadas, e isso torna-se algo positivo: se antes os profissionais separavam suas vidas pessoais e profissionais (pois trabalhavam suas 8 horas e voltavam para as casas sem que houvessem as redes sociais), isso mudou. Embora os profissionais possam enfrentar certos desafios com isso, garantem uma amizade mais forte e duradoura com os demais;

6. Atitudes mais positivas: manter atitudes positivas em sua vida pessoal e profissional é garantia de estabilidade no que diz respeito à saúde e entrega mais eficiente em sua profissão. Comparativamente, quando houverem dois profissionais que farão a montagem de painel elétrico, é correto dizer que aquele que estiver mentalmente mais tranquilo e despreocupado terá um melhor desempenho;

7. Controle emocional: devido a todas as facilidades referentes a informações, videoaulas, etc., os profissionais do futuro conseguirão priorizar o controle emocional, mesmo em momentos de muito stress.

Verifique também que com a chegada do Meta e da internet das coisas é possível que mais camadas sejam inseridas nessas características. Mas, a princípio, os gestores precisarão de atenção redobrada se quiserem reter os maiores talentos de sua equipe.

Mesmo que a cultura empresarial não seja do diálogo e do ‘olho no olho’, vale a pena repensar essas atitudes e modelos, pois no fim das contas, para eles o valor monetário tem tanta importância quanto o fato do bem-estar.

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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

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