Todos os dias novos sites são criados e disponibilizados na web. Estima-se que hoje existam mais de 1 bilhão deles. A criação de um site envolve vários profissionais que atuam nos bastidores para garantir o bom funcionamento de cada um.
Para um website ir ao ar, é necessária a participação de muitos profissionais como o desenvolvedor, o web designer, os que trabalham na área de marketing digital e user experience, ou UX, que é a forma como os clientes interagem com um produto ou serviço, entre outros.
Muitos dos profissionais que trabalham com website possuem formação na área, a mais comum de encontrar é Tecnologia da Informação. Mas não é um requisito, tem espaço para pessoas de diferentes ramos que tenham adquirido conhecimento em cursos.
Saiba quais profissionais estão por trás de um website.
É ele quem cria os códigos-fontes que dão origem às páginas de sites, por meio de sistemas de programação.
Também corrige falhas que possam aparecer no sistema de gerenciamento dos conteúdos, cuida dos plugins e trabalha em conjunto com o web designer para um melhor funcionamento do portal online.
Toda a parte visual de um site é feita por estes profissionais, imagens, banners e todos os aspectos da diagramação.
A função dos profissionais de web designer é proporcionar uma boa experiência aos usuários, de fácil manuseio e visualização, de maneira que deixe as funcionalidades dos sites acessíveis para os visitantes.
Para desenvolver todas essas necessidades, ele trabalha com pessoas da área de marketing digital e UX design.
Especialista em publicidade para website
É o profissional de marketing digital que tem conhecimento sobre pesquisa de mercado, estatística e sabe identificar novas oportunidades, as tendências do momento e os problemas que podem atingir o desenvolvimento do produto.
Ele faz estudos sobre os produtos concorrentes existentes no mercado, projeções sobre as vendas e consegue analisar os resultados obtidos.
O termo user experience, ou UX, significa a forma como os usuários interagem com um produto ou serviço, seja no ambiente físico ou digital.
Quando se trata de um website, envolve todos os canais de comunicação e navegação, recebimento do produto, facilidade de resposta até o pós-venda.
O ponto principal de sucesso é a percepção do usuário. Em uma avaliação deve ser possível dizer o nível de relevância e utilidade, o que tem de diferencial e o que é agradável de ser utilizado.
O UX designer tem como objetivo garantir que o usuário de um site tenha a melhor experiência de navegação e uso com relação a um serviço ou produto. É essencial que ele permaneça online no domínio por mais tempo e que consuma o que é ofertado.
O webmaster é quem administra o site, mas não necessariamente precisa estar ligado ao desenvolvimento e criação.
É o profissional de bastidor que atualiza informações, cuida do domínio e tem o controle das estatísticas de acesso que o website teve.
SEO é a sigla de Search Engine Optimization, significa otimização para mecanismos de busca.
É feito através de técnicas e estratégias que têm o objetivo de melhorar o posicionamento orgânico de páginas, blogs e websites em mecanismos de buscadores de informações, como o Google, ao gerar tráfego e autoridade digital.
Este profissional é responsável por dar visibilidade ao site por meio do ranqueamento, moldando a configuração do site para facilitar o seu aparecimento nas ferramentas de busca.
Em um mercado cada vez mais competitivo e voltado para a experiência do cliente, a…
No ambiente dinâmico e competitivo do marketing atual, a integração entre estratégias e investimentos é…
Criar uma marca forte em um mercado competitivo é um dos maiores desafios para empresas…
No cenário atual, onde a consciência ambiental e social ganha cada vez mais destaque, o…
No cenário atual, o marketing digital se tornou uma ferramenta indispensável para transformar ideias inovadoras…
No início de uma jornada empreendedora, entender e aplicar estratégias de marketing eficazes é essencial…