Qual a diferença de MEI e LTDA?

O sonho de muitos brasileiros é abrir o seu próprio empreendimento e ser dono de um negócio que possa ser chamado de seu, mas antes de sair correndo já querendo vender seus produtos, é preciso, primeiro, saber qual será o tipo de empresa que você abrirá. 

No começo, a maioria dos negócios são considerados de pequeno porte, dificilmente um empreendedor já irá iniciar a sua jornada com um empreendimento gigante, é como uma válvula de segurança para que sua empresa consiga expandir com o passar do tempo. 

Dessa forma, existem dois principais tipos de empresa que podem saciar suas necessidades e se encaixarem bem dentro do seu perfil: o MEI e o LTDA. Ambas são consideradas ideais para quem está começando, e é justamente por isso, que falaremos mais sobre cada uma no texto de hoje. 

Afinal, você sabe a diferença entre MEI e LTDA? Abaixo vamos mostrar para você, tudo sobre essas duas categorias para decidir qual a mais indicada para a sua empresa, bora conferir? Vamos lá!

O que é o MEI?

O MEI ou Micro empreendedor individual, é uma modalidade que vem crescendo muito nos últimos anos, e se caracteriza como um tipo de empresa para aquelas pessoas que realizam atividades individuais ou com, no máximo, um funcionário para te auxiliar. 

Dessa forma, o MEI surgiu para formalizar trabalhadores autônomos ou pequenos empreendimentos que possuem o faturamento anual de até R$ 60.000,00, ou cerca de R$ 5.000,00 por mês, e como citamos acima, é possível ter, no máximo, um funcionário. 

Essa alternativa acaba sendo uma das mais requisitadas atualmente, devido à facilidade de sua abertura, a sua formalização simples e também as taxas pagas, equivalentes a 5% do salário mínimo atual, conhecida como DAS, o pagamento não possui nenhuma alteração conforme o faturamento, sendo um valor fixo. 

Também vale ressaltar que o MEI apresenta todos os benefícios previdenciários, e acabou sendo uma opção extremamente popular por justamente fornecer aos brasileiros, que saíssem da informalidade, podendo realizar a colocação de tela fachadeira, ou abrir sua própria microempresa individual, de forma totalmente formalizada. 

E a LTDA o que é?

Já a LTDA, ou também conhecida como Sociedade Limitada, é um tipo de empresa que é gerenciada por diversos sócios, e como o próprio nome já diz, cada um pode atuar dentro dela de maneira limitada conforme o valor que foi investido, ela é muito requisitada e utilizada devido justamente a sua separação de bens muito bem feita. 

As LTDAs, também são microempresas e empresas de pequeno porte, e o número de sócios pode variar conforme quem quer investir no negócio. Dessa forma, diferente do MEI, o seu regime conta com mais de uma pessoa administrando, sendo um tipo de empreendimento maior.

Além da divisão assertiva sobre o faturamento e o papel de cada sócio na empresa, podemos destacar que a LTDA é uma ótima opção para quem deseja crescer, possuindo mais obrigações e podendo ser expandida com maior facilidade, outro ponto positivo é a sua tributação, podendo usar o Simples Nacional, o Lucro Presumido ou Lucro Real, dependendo da intenção do seu negócio. 

Como escolher a melhor para o meu empreendimento?

Como vimos acima, MEI e LTDA são dois tipos de empreendimento completamente opostos, modalidades com objetivos e funcionamentos totalmente distintos, escolher o melhor, dependerá de quais são os objetivos do seu negócio. 

Se você atua de forma autônoma e informal, vendendo doces, realizando a manutenção de equipamentos como um compressor de ar odontológico, fazendo conteúdos freelancers para internet, ou possuindo uma microempresa, o MEI sem dúvidas é a sua melhor opção. 

Mas se planeja abrir um negócio para ser expandido, quer contar com a ajuda de sócios, mas de maneira restrita e muito bem separada, e tem um plano de negócios para criar uma marca consolidada do mercado, sem dúvidas, a LTDA é a saída correta. 

O que achou sobre o texto de hoje? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM