Qual a relação do Marketing com o empreendedorismo?

O empreendedorismo é uma marca do Brasil, que conta com milhões de novos empreendedores a cada ano, que iniciam negócios dos mais variados segmentos e tipos, que vão desde a abertura de um negócio B2C, como uma loja de roupas a uma organização B2B, como uma empresa de calibração, por exemplo.

Embora seja o objetivo de muitos, abrir um negócio não é tarefa fácil, requer dedicação e conhecimentos em diferentes áreas, como o marketing, que está diretamente relacionado ao empreendedorismo.

Como o marketing e o empreendedorismo se associam?

Seja o foco do empreendedor abrir uma empresa física, como uma pequena fábrica de displays em acrílico ou uma loja virtual de cosméticos, por exemplo, o objetivo é sempre vender.

Vender produtos e serviços é a essência do marketing, por essa razão o empreendedorismo e o marketing estão intrinsecamente relacionados, pois como o objetivo é vender, é fundamental investir em estratégias de promoção da marca e produtos.

É claro que o marketing não apenas se associam a realizar ações de divulgação de produtos e serviços, ele conta com outros objetivos mercadológicos, como:

  • Construir a marca;
  • Estreitar o relacionamento com consumidores;
  • Aumentar a fidelização;
  • Educar a persona (cliente ideal).

Portanto, é fácil afirmar que o marketing é o que faz o negócio verdadeiramente acontecer, pois não importa o nicho, as estratégias potencializam as vendas e promovem o reconhecimento, que também gera lucratividade, uma vez que atrai mais clientes.

No entanto, para gerar resultados, o empreendedor precisa entender quais são essas ações para aplicar no negócio. É o que vai saber a seguir, em que selecionamos as principais práticas e estratégias  de marketing para empreendedores. Continue a leitura.

5 principais práticas e estratégias de marketing  para empreendedores

Inbound Marketing: o marketing de conteúdo é uma das práticas de marketing digital essenciais, o método se baseia na construção de conteúdos de valor para site, redes sociais e blogs, que correspondem aos interesses do público-alvo seja sobre um determinado serviço, produto ou sobre um assunto. O ponto crucial é estabelecer conexão com informações úteis.

Marketing promocional: o marketing promocional é aquele que serve para direcionar e divulgar um serviço ou produto, como um filtro prensa, por exemplo, em que são destacados os seus benefícios e diferenciais.

Landing pages: essa é uma estratégia para gerar conversões, ou seja, vendas, ou captação de contatos. A landing page é uma página online que conta com conteúdo atrativo e leva o consumidor a realizar uma ação, como comprar ou deixar o seu e-mail para receber contato ou mais informações.

SEO: é um conjunto de estratégias como a adoção de palavras-chave no texto que possibilite aumentar as chances do conteúdo aparecer nas primeiras páginas do Google e assim, aumentar o tráfego para o site ou blog, gerando mais visibilidade à empresa.

Anúncios: para estimular as vendas, os anúncios pagos são estratégias assertivas, que elevam as possibilidades de venda, já que os anúncios, que são praticamente publicidade, aparecem para o público de interesse da empresa.

Essas são algumas estratégias e práticas de marketing que o empreendedor precisa entender para obter resultados. Se gostou do conteúdo, não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

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