Rebranding: saiba quando é necessário para sua marca

Mais cedo ou mais tarde, toda empresa precisa mudar e o Rebranding é uma das ferramentas usadas para a evolução dos negócios. Essa é uma estratégia de marketing importante que certamente ajudará a manter a relevância de sua marca.

O branding ou gestão de marca de uma empresa é um fator-chave para a organização. É importante que ele não seja resumido a um logotipo, e não deve ser contratado somente no momento da abertura da companhia.

Nenhum empreendimento pode deixar de transmitir valores e percepções positivas ao público. É preciso se comunicar com ele. Algumas situações negativas e positivas, exigem que uma marca se reinvente, ou seja, é hora de fazer rebranding.

A marca de uma empresa de serviços topográficos, por exemplo, é um bem durável, que surge da necessidade de gerar uma nova percepção em seu público externo e interno, mudando e fortalecendo os princípios do negócio e sendo um novo conceito de organização.

O que é rebranding?

Rebranding é o conceito de reinventar uma marca e sua forma de se comunicar com o público, transmitindo seus valores. De acordo com a necessidade e o projeto, pode ser apenas alterar pequenos fatores, tais como:

  • Slogan;
  • Logotipo;
  • Cores;
  • Fontes.

Porém, também pode se tratar da transição de toda uma cultura, com a transmissão de novos princípios e a transformação dos aspectos que compõem a identidade de uma organização.

O rebranding é a execução de um trabalho estratégico que fortalece ainda mais sua marca de gerenciamento de risco de fauna.

Esse fortalecimento é importante para preencher lacunas no branding feito anteriormente ou para transmitir e comunicar mudanças ocorridas no negócio, visando um melhor posicionamento no mercado.

O objetivo, muitas vezes, é mostrar que a empresa não parou no tempo e conta com novos conceitos e atitudes ou está em processo de reafirmação dos mesmos.

A importância do Rebranding

Quando o assunto é criação de marcas, fazemos referência aos elementos que refletem os momentos atuais do seu período de surgimento. Nomes, cores, valores, missão, etc, se espelham em diferentes fases da vida.

A história de uma marca e sua essência, no entanto, permanecem, mas a imagem pela qual ela quer ser vista, deve se adaptar aos diferentes tempos.

Podemos fazer uma analogia à uma casa que foi construída em outra década. O design, as paredes, o estilo e as cores mudam, mas a fundação permanece a mesma.

O rebranding é importante para sua empresa de cnpj para dentista, por exemplo, porque permite essa atualização das marcas de acordo com o tempo. 

Confira adiante outros motivos pelos quais essa mudança na gestão da marca pode ser interessante para sua empresa.

Alcance de novo público

Quando uma marca nova surge no mercado, ela já conta com um público-alvo para o qual ela foi idealizada.

Com o passar do tempo e a partir dos resultados obtidos em campanhas de marketing, pode ser que encontres grupos de possíveis consumidores que ainda não estão sendo abrangidos nas ações realizadas.

Um exemplo é uma marca de roupas íntimas masculinas, que tem como público-alvo inicial, as pessoas do sexo masculino.

No entanto, ao perceber que geralmente quem compra o produto faz parte do grupo feminino, essa marca deve adaptar suas campanhas publicitárias para atingir esse público também.

Inclusão de novos produtos

O rebranding também pode ser útil para uma marca de outsourcing de ti que expandiu suas linhas de produtos e deseja que sua identidade não fique presa somente no único produto pela qual ela se iniciou.

Um exemplo pode ser uma loja de donuts ou rosquinhas. Ainda que seja famosa pelo produto principal, ela pode expandir seus horizontes apostando em sanduíches, salgados e bebidas diversas, sejam quentes ou geladas.

Manutenção da relevância

Algumas marcas utilizam essa estratégia com frequência como forma de se manterem atualizadas e relevantes tanto para seus clientes atuais, como para possíveis novos consumidores.

Um bom exemplo de como o rebranding é importante para marcas que desejam transmitir modernidade em sua identidade visual, sempre acompanhando as tendências do mundo, é o logotipo da Apple.

Sua empresa de serviços de contabilidade preço também pode se posicionar no mercado com um logotipo que impacte o consumidor.

Aumento de consciência de marca

A consciência de marca, ou brand awareness, é uma métrica que avalia o nível de reputação e de reconhecimento que uma marca tem em seu nicho de atuação no mercado.

Existem diversas estratégias que podem ser consideradas quando uma marca percebe que seu brand awareness está abaixo do esperado, como o rebranding.

Caso uma marca não consiga passar sua mensagem principal, é porque seu branding está falhando de alguma forma.

Atualização de visão, missão e valores

Entre outras coisas, o rebranding pode ser definido como um conjunto de ações que ajudam a melhorar sua identidade visual.

Ainda que os principais exemplos dêem mais ênfase na mudança de tipografia, logo e paleta de cores, deve-se lembrar também que outros elementos importantes da marca podem ser atualizados.

Esses elementos são a visão, a missão e os valores da organização. Ao longo do processo de crescimento das marcas, elas podem se transformar. 

Essas transformações podem tanto impactar na percepção do público quanto na dos colaboradores de sua empresa de cabeamento estruturado, por exemplo. 

Como fazer rebranding?

Assim como no branding, o primeiro passo para fazer rebranding é o briefing. É ali que estarão as diretrizes necessárias que são estabelecidas para o início do trabalho e do relacionamento entre cliente e empresa. Devem ser definidos:

  • Prazos;
  • Abrangência do planejamento e das ações;
  • Cronograma;
  • Investimento necessário para execução;
  • Valores de contrato;
  • Motivos para o projeto;
  • Objetivos;
  • Pontos a serem abordados;
  • Definição de público;
  • Integração dessa estratégia com outros fatores internos e externos;
  • Integração com a estratégia de marketing.

A reunião tem como objetivo que o cliente tire suas dúvidas para que a equipe de planejamento e execução entenda o cenário que resultou na procura do rebranding. Entre as estratégias, destacam-se os seguintes passos:

  • Reavalie o público-alvo e as buyer personas;
  • Deixe os clientes reavaliarem a marca também;
  • Analise as cores e fontes;
  • Adéque todos os canais de mídia;
  • Avalie profundamente missão, visão e valores;
  • Mantenha os ativos visuais fundamentais;
  • Integre todas as pessoas da empresa.

Agora que sua empresa de virtualização de servidores já entendeu o que é rebranding, vamos falar de seus tipos.

Tipos de rebranding

Vamos aprender mais sobre os três principais tipos de mudanças que as marcas estão fazendo.

Reestilização

Trata-se de um rebranding puramente visual, de forma que as mudanças afetam apenas os elementos gráficos da marca. O restyling ou reestilização envolve a mudança na identidade visual da organização, sendo aplicada desde os pequenos detalhes até o logo.

Podem ser parciais os ajustes no logo, criando um símbolo consistente que se assemelha à versão anterior, mas com linhas e tendências modernas de design. 

Além disso, uma marca também pode mudar totalmente o seu logo projetando um símbolo completamente diferente.

Caso esteja se perguntando como alterar o logo quando o seu orçamento não permite contratar uma agência de design, fique sabendo que pode tentar criar seu logotipo por conta própria usando o serviço online do Logaster.

Com essa ferramenta, em poucos minutos, você tem em mãos uma solução completamente nova para mudar a identidade visual da sua marca. Ainda que a reestilização seja um componente importante do rebranding, ela não personifica a estratégia.

São dignas de nota as mudanças de identidade corporativa e destacam a relevância da marca. Mas processos mais profundos são necessários para obter todas as vantagens do rebranding para sua empresa.

Rebranding + mudança de posicionamento

Trata-se de um processo de mudança na comunicação. Internamente, a empresa pode continuar a mesma, mas para quem vê de fora, ela será completamente renovada.

Dessa forma, ela é capaz de atender às tendências do mercado e às expectativas do público-alvo. O rebranding feito dessa forma visa atender às necessidades do público, ajudando você a reter clientes existentes e atrair novos.

Os consumidores gostam desse tipo de mudança, ficando normalmente satisfeitos em ver a empresa se tornar mais moderna e mudar a forma com que se comunica com os clientes.

Rebranding + mudança de modelo de negócio

Aqui ocorrem grandes mudanças nas quais o design visual da marca é completamente alterado, a plataforma da marca é atualizada e a reorganização é realizada em uma empresa de antecipação de recebíveis nota fiscal.

Nesse modelo de rebranding, é possível mudar o quadro de funcionários e atualizar a ideologia da empresa. Seu negócio consegue atingir novos clientes-alvo, mudando o sistema de gestão e optando por novos valores.

São grandes mudanças que devem ser feitas antes que o visual seja alterado, de forma que não mude só a embalagem, mas também o conteúdo.

Conclusão

Essa estratégia é parte da evolução dos negócios, sendo necessária para manter a atenção do público e competir de forma digna no mercado.

Porém, é preciso abordar o processo com cuidado, analisando as necessidades do público e identificando claramente as mudanças necessárias.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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