Saiba as tendências do Business Intelligence para 2023

Empresas alinhadas com as demandas do mercado sabem que ficar de olho nas tendências de Business Intelligence (BI) para 2023 é muito importante para não ficar para trás.

Fique sabendo que esse conceito está cada vez mais enraizado nas empresas, pois o tratamento de dados é algo que faz com que os negócios possam operacionalizar da melhor forma e estejam mais adequados com as demandas do mercado.

Dessa forma, saber as tendências de Business Intelligence para 2023 é se adequar antecipadamente para um ano que pode ser muito desafiador para as empresas.

A importância do Business Intelligence

Cerca de 2,5 milhões de terabytes de dados são produzidos diariamente nas empresas, mas acaba não entrando em sua análise. Vivemos em uma era em que os dados norteiam decisões e isso influencia diretamente o relacionamento entre gestores e colaboradores.

Inclusive os dados são a principal matéria-prima da inteligência de mercado, representando a commodity mais valiosa do mundo.

De acordo com o INC, dos 2,5 milhões de terabytes de dados produzidos por dia, entre 60% e 73% das informações não entram nas análises das empresas.

Estamos inseridos em um contexto de uma enorme quantidade de dados e em meio à complexidade de como interpretá-los da melhor forma para a criação de estratégias mais assertivas que apontam para um caminho de expansão no mercado.

A seguir elencamos as principais tendências de mercado para que sua empresa de aluguel de container possa se preparar para o que está vindo.

Principais tendências de BI para 2023

Visando a aderência ao mercado de sua empresa, pontuamos aqui as principais tendências de Business Intelligence para 2023. Continue lendo para conferir.

Hiperautomação

O fato é que a tecnologia é um dos nortes do Business Intelligence e seu avançar não poderia ficar de fora de uma listagem sobre as principais tendências de BI para 2023.

A hiperautomação pode ser conceituada com a junção de tecnologias para a automação de processos.

Trata-se de um evento que utiliza a inteligência artificial e machine learning para identificar deficiências na operação e potencializar processos de sua empresa de instalação de câmeras de segurança.

Big data analytics

Business Intelligence nada mais é que a capacidade de extrair dados para a sua compreensão, possibilitando que isso seja aplicado em um negócio.

Dessa forma é inevitável que o big data analytics seja uma das tendências de Business Intelligence para 2023 devido à sua capacidade cada vez maior de captar dados.

Nesse sentido, o big data analytics é uma parte disso, pois ele extrai, armazena e analisa esses dados de acordo com 5 características, conhecidas como 5V, que são:

  • Volume;
  • Velocidade;
  • Variedade;
  • Veracidade;
  • Valor.

O volume tende a ser sempre maior, a velocidade deve ser proporcional ao volume e a variedade é uma consequência do maior volume e velocidade.

A veracidade é a classificação das informações pautadas por sua estratégia e que fazem sentido para ela.

E o valor é o quanto de investimento sua empresa está disposta a investir para ter uma infraestrutura tecnológica para operar um BI.

Dataviz

Mais um conceito relacionado à análise de dados gerados pelo Business Intelligence, o dataviz está relacionado aos dashboards, que permitem uma visualização em tempo real dos indicadores de uma empresa de barra antipânico dupla, por exemplo.

Graças a esse conceito, os erros podem ser combatidos sem grandes consequências e as análises podem ser feitas mais rapidamente. As medidas para a mitigação de erros são realizadas em tempo hábil para evitar possíveis consequências.

Plataformas em nuvem

As plataformas em nuvem já são usadas há alguns anos e você pode se perguntar por que elas seriam uma tendência de BI para 2023.

Para responder a isso é preciso pensar que as empresas estão cada vez mais propensas a investir em serviços operados em nuvem, mais do que apenas armazenar, se comunicar ou mesmo contratar softwares em rede.

Para o Business Intelligence, isso significa que a tendência aponta para conexões de 3 tipos de soluções: SaaS (software de serviços), PaaS (plataformas como serviço) e IaaS (infraestrutura como serviço).

Essa conexão permite um suporte muito específico para uma empresa de tubos de aço, de modo a escalar o negócio com mais potencialidade.

Os superapps

Aplicativos cada vez mais completos e complexos que oferecem jornadas inteiras dentro de um único ecossistema, é um tema que já vem sendo discutido há certo tempo.

Nesse sentido, os superapps poderão melhorar a experiência do usuário com sua empresa e o Business Intelligence poderá extrair o que funciona melhor de acordo com cada pessoa.

Automação fiscal

Como você pode ver, as tendências de Business Intelligence para 2023 apontam que se espera um aumento de processos automatizados, inteligentes e com estratégias bem definidas para que os negócios sejam escaláveis.

Nesse sentido, a automação fiscal se enquadra como um recurso em potencial para que as empresas tenham mais agilidade naquela que talvez seja uma das áreas mais sensíveis de sua operação.

Mas esse assunto também requer ainda mais complexidade, além de ser indicado como uma das tendências de Business Intelligence de sua empresa de exaustor para churrasqueira.

Gestão e governança de dados

Gestão de dados se relaciona com todo o processo administrativo relacionado ao uso dos dados. Dessa forma, compreende sua identificação, coleta, armazenamento, acesso, organização, análise, uso e proteção.

A governança de dados se relaciona aos padrões internos e políticas de dados da sua empresa.

Se aplica também à coleta, armazenamento, processamento e descarte de dados, sendo que é preciso considerar autorizações de acesso e conformidade com padrões externos, como a LGPD.

É isso que garante a qualidade dos ativos de negócios e sua confiabilidade. Dessa forma, essa é uma área essencial para o Business Intelligence, que está sempre evoluindo e sendo aprimorado, contando com novas ferramentas a fim de otimizar processos.

Análises em tempo real

Você precisa ter em mãos dados confiáveis, mas isso não é o suficiente. Precisamos também que eles sejam atualizados em tempo real.

Nesse sentido, essa se tornou uma tendência cada vez mais importante, dentro e fora de empresas, como um negócio de memória de cálculo.

Os negócios tendem a funcionar melhor quando contam com um acesso imediato às informações.

Atualizações em tempo real permitem reações rápidas e ações preventivas, de forma que essa é uma das principais tendências para Business Intelligence em 2023.

Analytics-as-a-Service

Popularmente conhecido pela sigla AssS, esse é um recurso que faz toda a gestão do Big Data, de ponta a ponta. Esse recurso coleta, seleciona, organiza e processa grandes conjuntos de dados, provenientes de fontes diversificadas.

Isso é feito com base em regras específicas de cada negócio. Com isso os dados ficam preparados para as análises de forma mais rápida e eficiente, poupando esforço e tempo.

Gestão da qualidade

Em uma empresa de divisórias industriais e em qualquer outro segmento, os dados são produzidos de diversas fontes, sem parar, a todo momento.

Em toda a história da humanidade, nunca o fluxo de produção foi tão intenso quanto na atualidade. E a tendência é de um franco crescimento, o que traz a dúvida: com tantas opções, como encontrar as de maior qualidade para as análises?

Hoje já existem e estão sendo aprimoradas diversas ferramentas que garantem essa qualidade. O gerenciamento garante que suas análises sejam feitas sempre a partir de bons dados, o que resulta em melhores análises e melhores decisões.

Como o BI ajuda a empresa a escalar?

É partindo de uma mudança de cultura que o Business Intelligence proporciona a uma empresa conseguir escalar no mercado. Visando entender melhor como esse conceito ajuda no crescimento da empresa, pense no setor de marketing.

Contando com um processo estruturado de BI, é possível entender a entrada e o fluxo de conversões em uma landing page, bem como quais são as especificidades regionais, interpretar os padrões de consumo de um visitante no site da empresa, etc.

Todo esse conjunto de informações (e muitas outras) ajudam a empresa a conhecer melhor seu público para oferecer uma melhor experiência de compra para seu cliente.

Dessa forma, uma empresa de coifa industrial com exaustor consegue focar naquilo que mais importa para transformar a sua operação em tarefas que aprimorem os processos para que as metas possam ser atingidas com mais qualidade e agilidade.

Considerações finais

O Business Intelligence e todo o trabalho com dados se trata de uma atividade relativamente nova, que está transformando mercados. Dessa forma, é natural que as demandas e tendências em torno dessa área sejam muitas e variadas.

Para obter o melhor que a tecnologia tem a nos oferecer, acompanhe as novidades do mercado e para implementá-las conte com um parceiro de confiança, com expertise na área.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE