Veja a importância do ticket médio para seu negócio

O ticket médio é um dos principais indicativos de que sua empresa possui uma saúde financeira de qualidade, uma vez que ele ajuda a identificar o quanto seus consumidores costumam gastar dentro de sua empresa de manutenção hidráulica predial.

Realizar esse tipo de acompanhamento constantemente permite que você otimize seus resultados e consiga trabalhar com mais qualidade para garantir uma estrutura de negociação muito mais positiva a longo prazo.

Existem diversos indicadores que podem ajudá-lo a ter um panorama mais completo de sua estrutura, mas o ticket médio é, em particular, um dos mais eficientes, pois identifica o quanto de lucratividade a empresa está conseguindo atingir.

Quando uma companhia deixa de avaliar esse tipo de questão, ela acaba perdendo um importante meio de entender seu posicionamento no mercado e que tipo de atividades podem ser realizadas para otimizar ainda mais esse processo.

Além disso, indicadores como esse não são uma exclusividade dos gestores. Na verdade, muitos dos colaboradores da empresa podem otimizar seu trabalho ao acompanhar esses indicadores e avaliar os resultados de vendas de cortadores de grama e roçadeiras.

Equipes de marketing e vendas utilizam o ticket médio como base de sua criação de ferramentas para vendas, principalmente quando entendem as necessidades de conseguir mais conversões para um determinado segmento.

Para entender melhor como o ticket médio funciona, é importante se atentar à sua definição. Ele é o valor médio gasto em sua empresa, o que pode ser calculado identificando todo o faturamento de um determinado período e dividindo-o pelo número de clientes.

É preciso ter em mente que os clientes gastam diferentes valores, mas o ticket médio dá uma visão mais ampla sobre o comportamento de compra de seus consumidores comuns, permitindo que você planeje suas ações em cima desses números.

Quanto maior for o valor, mais os clientes estão consumindo seus produtos e serviços, como a terceirização de limpeza industrial, o que acaba se relacionando diretamente com a satisfação que essas pessoas encontram ao fazer negócios com sua companhia.

Embora muitas empresas optem por usar o ticket médio de maneira mais ampla e para todas as negociações, alguns preferem segmentar esses valores em um produto ou serviço específico para entender o quanto de retorno esse tipo de ferramenta pode oferecer.

Um aumento no ticket médio significa que o lucro da empresa cresceu sem que a companhia precise atrair mais consumidores, gerando assim um retorno maior para suas campanhas de marketing.

A elaboração de estratégias e campanhas com base no ticket médio de uma empresa de levantamento topográfico de lotes urbanos permite que os gestores tenham uma ideia mais complexa das possibilidades e de como os resultados são alcançados com esse tipo de ferramenta.

Analisando o ticket médio

Ainda que ele seja uma ferramenta importante para sua estrutura de mercado, é fundamental saber como analisar corretamente o ticket médio para você conseguir ações mais expressivas na base de sua empresa.

Isso porque, quando você avalia um determinado período de maneira isolada, existem diversos fatores que podem alterar sua percepção do ticket médio, como:

  • Sazonalidade;
  • Eventos nacionais;
  • Alta demanda;
  • Mudança de público-alvo.

Entre muitos outros elementos que impactam diretamente os resultados do ticket médio em um único período. Além disso, é importante que você entenda o posicionamento do ticket médio dentro de seu segmento de atuação.

Enquanto algumas empresas lucram com o valor de vendas de um único produto, outras trabalham com quantidade, e isso pode afetar diretamente o ticket médio da empresa em que você está tentando analisar.

Ter um ticket médio menor que o de empresas de outro segmento não é uma questão necessariamente negativa, uma vez que a outra companhia pode trabalhar com produtos em uma faixa de valor muito diferente da sua.

Por isso, o ideal é trabalhar sempre com o histórico da própria empresa quando você estiver avaliando o ticket médio, entendendo como a companhia vendeu em um determinado período e as mudanças que levaram a uma melhora ou piora desse quadro.

Dessa maneira você consegue ter uma visão real do indicativo e de como trabalhar para conseguir um crescimento exponencial em suas vendas, tornando sua empresa de aplicação de drones na inspeção de torres elétrica uma verdadeira líder no mercado.

Esse tipo de atividade é muito importante para você conseguir otimizar estes processos e garantir ainda mais qualidade nesse modelo de estudo.

Como aumentar seu ticket médio?

Agora que você entende um pouco mais sobre o indicador e a importância que ele possui em qualquer estratégia funcional de mercado, é preciso entender como fazer para aumentar esse tipo de resultado.

Vale lembrar que cada companhia é única, e os elementos que modificam um ticket médio podem variar, por isso é possível ter resultados completamente diferentes mesmo que você esteja em um mesmo segmento que outra companhia.

Adaptar estes elementos à sua realidade é a estratégia mais funcional para aproveitar ao máximo o tipo de material que você pretende utilizar, garantindo que o ticket médio da sua companhia de soluções de isolamento acústico seguirá em ascensão.

Qualificação de público

Uma das estratégias mais efetivas para garantir um ticket médio mais elevado é qualificar seu público, atraindo para sua empresa pessoas que realmente têm interesse em consumir.

Esse tipo de público é o foco principal de suas ações de marketing e de vendas e deve ser planejado para garantir uma estrutura de qualidade na geração de uma base de consumidores de sua companhia de instalação de piso laminado.

Normalmente esse tipo de público se atrai por conteúdo de qualidade, que é segmentado para atender às exigências em particular deles. Por isso, é muito importante que você consiga desmembrar seu público-alvo.

As personas são uma excelente maneira de fazer isso. Tratam-se de figuras fictícias criadas com base em seu público-alvo e ações de vendas anteriores de sua empresa.

Com estas informações você consegue estruturar muito melhor suas possibilidades dentro desse tipo de conteúdo, fazendo perguntas complexas sobre quem você deseja atrair e recebendo respostas mais efetivas.

Quanto mais próximo for seu relacionamento com o público que realmente tem interesse em comprar os produtos ou serviços que você está oferecendo, maior é o impacto que seu ticket médio receberá, uma vez que essas pessoas acabarão comprando muito mais.

Combos de produto

Uma boa estratégia para aumentar seu ticket médio é criando combos promocionais dentro de seu mix de produtos. É possível unir dois itens que interessam um mesmo público e aumentar esse indicativo mesmo oferecendo descontos interessantes.

A ideia por trás desse tipo de atividade é garantir um interesse maior nas compras do ponto de vista negocial, por isso você pega um item que está chamando a atenção do público e oferece um complemento, normalmente com um desconto ou facilitação.

Dessa maneira, muitos dos consumidores optarão por comprar ambos, uma vez que é um negócio vantajoso para eles.

A verdade é que esse também é um negócio vantajoso para a empresa, uma vez que ela acaba gerando uma oportunidade de negócios maior quando trabalha com esse tipo de ação, o que acontece de forma natural.

Essa também é uma boa oportunidade de trabalhar com produtos que não estão tendo uma saída adequada dentro de seu mix. Isso porque estes itens podem não gerar interesse sozinhos, mas em uma oferta conjunta com outros produtos podem ser requisitados.

Trabalhar com estes elementos ajuda a otimizar seu ticket médio enquanto lida com todas as possibilidades dentro de suas ofertas de serviço de levantamento topográfico para o público em geral.

Frete grátis

Para empresas que trabalham com serviços de entrega, uma boa opção para aumentar o ticket médio é oferecer gratuidade para o frete a partir de uma certa quantia de compras. Para o consumidor, a ideia de ter esse frete gratuito é muito tentadora.

Isso porque o frete é um gasto que não retorna em nenhum benefício, por isso muitas vezes ele acaba optando por comprar mais itens da empresa, mesmo que não precise deles, para conseguir completar o valor necessário para o envio gratuito.

Entender sua margem de lucro é muito importante nesse ponto para que você não acabe reduzindo demais os custos e acabe perdendo dinheiro com esse tipo de operação.

Considerações finais

O ticket médio é um dos elementos mais relevantes para qualquer análise gerencial ou mesmo de marketing e vendas, uma vez que ele determina o quanto está sendo gasto na empresa pelos consumidores em geral.

Por isso é muito importante entender este conceito e saber que tipo de estratégia pode ajudá-lo a conseguir resultados ainda mais positivos, otimizando o impacto de suas vendas.

Quanto mais uma empresa consegue aumentar o ticket médio, melhor posicionada ela ficará no mercado em que está inserida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE