A baixa desenvoltura de grande parte dos brasileiros com dinheiro não é novidade. De acordo com pesquisa realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) em 2022, e divulgada pelo portal Uol, o número de famílias com dívidas que estão por vencer alcançou a marca de 79,3%. Isso prova que os cidadãos precisam de educação financeira e dicas de finanças pessoais.
Sem dúvidas, a maior causa do descontrole financeiro e dos endividamentos é a falta de gestão financeira. Afinal, para desfrutar de uma situação financeira tranquila é necessário seguir um planejamento eficiente, basear os gastos em um orçamento mensal e manter o controle entre receitas e despesas.
Veja 10 dicas de finanças pessoais para deixar a casa em ordem
1. Mapeie suas receitas e despesas
Embora pareça básico, muitas pessoas nunca pararam para refletir seus gastos. No entanto, para alcançar êxito no segmento financeiro é necessário mapear receitas e despesas. Estipular seus gastos com contas fixas, alimentação, saúde e lazer e colocar lado a lado com o seu ganho mensal é uma excelente maneira de criar consciência do seu orçamento e identificar onde é possível economizar.
2. Saiba usar o cartão de crédito
Ficar longe de dívidas é um dos princípios para organizar as finanças de uma vez por todas e, como a maior parte das compras impulsivas são feitas devido o limite do cartão de crédito, saber usar esse método de pagamento é imprescindível. O ideal é que, além de concentrar tudo um cartão para ter mais controle das movimentações, você ajuste o limite de acordo com a sua realidade.
3. Planeje seus gastos
Aumentar a sua remuneração pode ser uma tarefa muito custosa, mas gastar menos do que você ganha pode ser muito fácil se você planejar seus gastos. Defina metas mensais de redução com consumo desnecessário e prazos para alcançar uma reserva de emergência devem ser parte desse planejamento.
4. Use a tecnologia ao seu favor
Talvez monitorar os gastos seja a parte mais difícil do processo de gestão financeira. Contudo, ela pode ser simplificada com a utilização da tecnologia, já que existem diversos aplicativos para registrar as despesas que fazem parte do seu cotidiano, tudo pelo telefone, de forma rápida e segura. Inclusive, grande parte deles separam os gastos por categoria e geram relatórios mensais.
5. Tenha disciplina
Pode ser muito difícil poupar o dinheiro de algumas atividades corriqueiras, mas se você quer fazer sua casa ficar tranquila, precisará ter disciplina. Para isso, uma boa solução é pensar a longo prazo e listar as recompensas que essa economia constante pode trazer.
6. Escolha ferramentas financeiras inteligentes
Ainda que o cartão de crédito seja negativo em alguns aspectos, ele proporciona ferramentas financeiras inteligentes. Por isso, é interessante buscar as instituições financeiras que oferecem vantagens como o acúmulo de cashback e milhas, por exemplo.
7. Reserve um valor para investir
Faça seu dinheiro trabalhar para você, invsta, é assim que pensam os milionários! Economizar e deixar seu dinheiro parado não é uma escolha muito inteligente, então procure entender acerca das tendências do ano e escolha um método adequado para iniciante.
8. Estude sobre finanças
Entender as regras do jogo é melhor forma de ganhar. Então, buscar conteúdos acerca dos elementos de uma boa gestão financeira é uma forma incrível de obter bons resultados. Estudar as melhores formas de construir um orçamento, entender os juros e identificar as formas de pagamento ideal para cada caso faz toda a diferença.
9. Renegocie suas dívidas
Tente renegociar as dívidas que mais pesam no seu bolso o mais rápido possível. Isso não é válido somente para o pagamento de dívidas em atraso que deixaram seu nome sujo, mas também para parcelas recorrentes que ainda serão pagas.
10. Verifique constantemente sua evolução
Por último e não menos importante, não esqueça de checar sua evolução com as finanças todos os meses. Essa é uma forma de identificar e corrigir erros mais facilmente, sem causar acúmulos e perder tempo.