Como as empresas podem se preparar para crises futuras?

Em um país cuja economia é instável, não importa o tipo de negócio, seja pequeno, como uma loja online de sinalização de segurança, por exemplo, ou grande como uma indústria de alimentos, os gestores precisam se desdobrar para enfrentar as crises que tanto são externas como internas.

Com a pandemia, foi ainda mais intensificada a necessidade de preparar para superar crises, que se não bem contornadas podem levar ao fechamento do negócio.

Mas, é possível realmente que as organizações consigam estar preparadas para crises futuras? Não há uma fórmula certa, pois cada empresa tem as suas peculiaridades, mas há caminhos. Nos próximos tópicos, confira dicas que facilitaram a tomada de decisão diante de situações inesperadas.

O que a pandemia deixou de aprendizado para as empresa?

A pandemia, que também impactou negativamente a economia, deixou muitas lições, seja para empresas que lidam com serviços, como a instalação de piso industrial, por exemplo, ou para organizações que trabalham com produtos.

Uma delas, é preciso apostar na tecnologia, pois as soluções digitais foram decisivas para a sobrevivência de empresas dos mais variados segmentos. 

Outro importante aprendizado deixado pela crise mundial de saúde foi que ter uma reserva financeira, é indispensável, para evitar o fechamento do negócio.

O estabelecimento de parcerias estratégicas também foi uma lição para empreendedores, quem construiu boas parcerias, teve menos dificuldade de enfrentar os prejuízos da crise.

8 dicas para empresas se prepararem para superar crises futuras

1.Analise os riscos frequentemente: se trabalha, por exemplo, com a fabricação de mesa rústica de madeira, ou qualquer outro mercado, é fundamental estar sempre atento às mudanças do mercado e aos riscos, pois desta forma, há como traçar estratégias para evitar possíveis problemas.

2. Crie um plano emergencial: uma das formas de se preparar para crises futuras é construir um plano de emergência com base em análises do mercado, tendências, riscos internos e externos, entre outros parâmetros.

3.Mantenha a manutenção dos equipamentos: diante de uma crise, a primeira medida geralmente é o corte de custos, por isso, é importante manter a manutenção dos maquinários essenciais para a produção para evitar gastos inesperados em uma crise instalada.

4. Tenha capital de giro: essa é uma recomendação básica, porém, muitos empreendedores, especialmente os que possuem empresas de pequeno porte, se esquecem de ter que reservar um valor capaz de manter o funcionamento mesmo sem entrada suficiente de lucro.

5. Construa boas parcerias: como falamos no tópico anterior, uma das principais lições deixadas pela pandemia, foi que é necessário criar relacionamentos estratégicos, com fornecedores, entre outros stakeholders.

6.  Invista em marketing digital: o marketing digital é um investimento relevante para se preparar para crises, pois marcas fortes têm menos chances de serem muito prejudicadas diante de crises externas.

7. Inove: a inovação é uma das receitas para não ser impactado com crises repentinas, já que ela ajuda a tornar o negócio diferenciado, mantendo o padrão de lucratividade.

8. Promova o engajamento dos funcionários: os trabalhadores são essenciais para o sucesso de qualquer tipo de negócio, portanto, investir na cultura organizacional é eficiente para contornar situações imprevistas.

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Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

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