Certamente você já deve ter ouvido falar que o capital de giro é extremamente importante para sua empresa. É ele que mantém todas as atividades de sua empresa, inclusive as vendas de pele de vidro de fachada.
Neste texto, veremos a importância desta ferramenta.
O que é capital de giro
Toda empresa precisa gerir seus recursos. Uma boa gestão financeira dá uma vida longa e útil para seu negócio. O capital de giro é caracterizado pelo dinheiro disponível no caixa da empresa.
É mais do que necessário manter uma gestão para que ele exista e seja contínuo. Afinal, somente dessa forma o empresário poderá investir e cumprir com suas obrigações. Em resumo, o termo em questão é a soma de todos os recursos disponíveis com o total das despesas a pagar.
Existe uma fórmula para que saiba quanto e qual capital de giro é adequado para seu negócio.
Uma empresa de pequeno porte também pode realizá-la, mas precisa investir em outras áreas. Diferente de uma grande empresa de tinta térmica, que investe de maneira diferente.
O cálculo deve utilizar a forma:
Embora pareça complicado, é bem simples de ser realizado. O objetivo é sabermos quanto de CGL temos. Portanto, pegamos os ativos circulantes e os subtraímos pelos passivos circulantes.
O ativo circulante representa: caixa, bancos, aplicações financeiras, contas a receber, entre outras. Já o passivo circulante são: os fornecedores, as contas a pagar, os empréstimos e etc.
Se os AC são maiores que os PC, o capital de giro está positivo. Caso contrário, a empresa tem o capital negativo.
Um percentual aceitável seria de 50% a 60%. Deixando sempre o empresário com um saldo ideal. Mas calma, se você está começando agora sua empresa, o capital geralmente fica para reserva.
Mas algumas dicas são importantes:
A importância do capital de giro
Agora que já sabemos o que é capital de giro, precisamos entender qual sua importância. Embora tenhamos comentado alguns fatores positivos de se ter um bom capital, ele é mais importante do que se pode pensar.
Somente com ele, pode ser feito um estoque de produtos como catalisador de tinta, por exemplo. Sem essa conduta de educação financeira, o gestor terá complicações para expandir seus negócios.
O controle das finanças é o ponto forte por aqui, pois permite realizar melhor essa tarefa em seu negócio. Sem contar que cria-se uma dimensão de rentabilidade atual e futura. Essa prospecção molda a forma como o gestor investe, cria, produz e busca.
Portanto, diminua seus riscos financeiros e tenha uma gestão financeira para gerar capital positivo, buscando sempre novos investimentos para alavancar seus negócios.
Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais
Organizar eventos de sucesso exige atenção a cada detalhe, principalmente quando o assunto é segurança…
A segurança no ambiente de trabalho é uma prioridade absoluta, especialmente em setores de alto…
Em um mercado cada vez mais competitivo e voltado para a experiência do cliente, a…
No ambiente dinâmico e competitivo do marketing atual, a integração entre estratégias e investimentos é…
Criar uma marca forte em um mercado competitivo é um dos maiores desafios para empresas…
No cenário atual, onde a consciência ambiental e social ganha cada vez mais destaque, o…