O que é e como funciona o IPO

Em algum momento você já deve ter ouvido falar do IPO, não é mesmo? Mas sabe o que essa sigla quer dizer? 

Em português, ela é a abreviação de Oferta pública inicial, que nada mais é do que a o processo de inserção de uma empresa na bolsa de valores. São as ações de uma empresa que são vendidas a pessoas no modo geral. 

Gradativamente esse tipo de operação tem crescido bastante nos últimos tempos. As empresas têm investido no IPO por vários motivos, alguns deles é porque proporciona aos sócios vantagens de repasse de suas ações a outras pessoas que também queiram investir, o que resulta no recebimento de dinheiro no lugar delas.

A imagem da empresa pode se beneficiar também, já que para conseguir entrar neste tipo de operação, é exigida diversos requisitos, deixando assim, a transparência da empresa em evidência na visão do público e mídia, o que automaticamente dá mais credibilidade para ela.

Empresas que aderiram ao IPO

O banco digital Nubank, é um dos mais novos a aderir ao IPO, o que causou um ótimo espaço na mídia, deixando mais evidente ainda a sua marca. Eles ofertaram aos seus clientes, posições de sócio. Outras empresas que investiram foram a Intelbras, Mobly, Google, Eletromidia, Smartfit, Facebook, mas o número não para por aí, pois há um número maior e aquelas que estão aguardando na lista da CVM.

Para investir e ter ações no IPO, a empresa interessada precisa acatar as exigências requeridas pelo CMV (Comissão de Valores Mobiliários), após essa fase, os interessados começam a solicitar a compra de ações de acordo com os critérios de cada IPO escolhido, determinando os valores que pretendem adquirir. 

Empresas que podem entrar no IPO

Qualquer segmento de empresa pode tentar iniciar no IPO, daquelas que fornecem luminária de emergência, muito usadas quando há falta de energia elétrica, principalmente em dias de grandes impactos causados pelas chuvas, a empresas de prestações de serviço. 

Que tal investir em uma empresa de construção, que assim como os bancos, possuem muitos lucros por serem consideradas de serviços muito utilizados. Empresas de Servomotor, dispositivo que faz a movimentação de objetos e que recebem sinal de controle um eletrônico, por exemplo, já que são muito usados, principalmente, no ramo da robótica. Esse tipo de motor é muito utilizado em empresas industriais, já que necessita de pouca manutenção, então torna-se grande a procura por sua compra.

E empresas de tinta térmica, que possuem um alto nível de vendas, já que sua funcionalidade é reduzir calor e isolar os raios solares que refletem em locais que possuem telhado, por exemplo.

Se a ideia é investir em IPO e se é uma pessoa que não conhece muito do assunto, aprofunde-se mais em pesquisas e procure por razões sociais que tenham um bom capital, pois assim os recursos e retornos serão maiores, é primordial. Tornar-se investidor é o sonho para muitos que querem iniciar no mercado financeiro, mas é importante atentar-se a qual companhia irá escolher e o papel dela no mercado, pois se tornará um acionista .

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE