O fim de ano está chegando e com ele inicia-se um novo ciclo e uma série de contas de início de ano surgem para pagar. E essas despesas, muitas vezes, atrapalham bastante a vida financeira. Por isso, fizemos este artigo para te mostrar como é possível se organizar para quitar todas as dívidas e começar o ano com a vida financeira organizada.
Ter que lidar com imposto de renda, IPVA, IPTU, despesas escolares e outras contas logo no início do ano é uma tarefa árdua. Contudo, a organização financeira pode te ajudar a cumpri-la com maior facilidade. Outra forma de se preparar para pagar as contas de início de ano é investir em renda fixa, renda variável ou mesmo acompanhar e investir em bitcoin hoje.
Fizemos uma lista com sete despesas para ficar atento no início de 2024. Confira abaixo:
Imposto de renda
Entre março e maio, a maioria dos brasileiros tem que apresentar a declaração de imposto de renda à Receita Federal. E, muitas vezes, o contribuinte precisa pagar a DARF, documento de arrecadação federal para restituir à Receita Federal por conta de impostos atrasados. Como esse valor pode pesar bastante nas finanças, é importante estar preparado.
IPTU
Muitas residências nos grandes centros urbanos apresentam a cobrança de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) no início do ano. E esse imposto é cobrado tanto para proprietários de imóveis como para inquilinos. O imposto é cobrado, geralmente, no mês de janeiro e pode ser pago à vista ou de forma parcelada.
IPVA e licenciamento anual
Se você possui um automóvel novo ou seminovo, terá de pagar o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) no mês de janeiro. Com ele, também são cobrados a taxa de licenciamento anual do carro e o Seguro DPVAT (suspenso desde 2021).
Vale ressaltar que carros se tornam isentos de IPVA após 15 ou 20 anos de fabricação, dependendo do estado, mas continuam tendo de pagar a taxa de licenciamento anual.
Despesas escolares
Quem tem filhos sabe que as despesas escolares de início de ano podem pesar bastante no orçamento. Gastos como a renovação de matrícula, materiais escolares, uniformes, entre outros, são essenciais para manter os filhos na escola. E isso pode apertar bastante o seu orçamento no mês de janeiro.
Seguros
A maior parte dos seguros tem renovação anual e são geralmente renovados no início do ano. Então, seguro de automóveis, de vida, de casa, de celulares e outros produtos geram um custo extra no seu orçamento no início do ano.
Despesas em aberto do ano anterior
As despesas do ano anterior também podem pesar no seu orçamento no início do ano. As compras de Natal e Ano Novo ou mesmo boletos e prestações de empréstimos e financiamentos devem receber atenção especial no início do ano. Afinal, as contas do ano anterior que ainda estão em aberto precisam ser saldadas, lembre-se disso!
Como se organizar para quitar todas as despesas de início de ano?
Já vimos que o número de contas no início do ano é alto, não é? Então, separamos quatro dicas para te ajudar a se organizar e quitar todas as dívidas. Veja abaixo:
Defina prioridades para as suas despesas
O primeiro passo é colocar todas as contas na mesa e definir prioridades. Confira as datas de vencimento das contas, as possibilidades de parcelamento e entenda quais devem ser suas prioridades. E faça uma lista que vá das contas mais importantes e urgentes até as menos prioritárias, que têm valor menor e/ou podem ser parceladas.
Use o 13º salário para aliviar o orçamento
Quem é trabalhador CLT pode e deve usar o 13º salário para aliviar o peso das contas de início de ano no orçamento. Esse valor pode ser usado para quitar as contas mais caras e que não apresentam a possibilidade de parcelamento.
Não pague o valor mínimo das faturas
Outra dica importante é evitar pagar apenas o valor mínimo das faturas. Esse é um grande erro, já que dependendo das contas, é possível gerar uma dívida ainda maior por causa dos juros. Então, nesses casos, prefira renegociar e tentar novas formas de parcelamento em vez de pagar o valor mínimo.
Planeje investimentos para facilitar as contas e despesas
Você também pode planejar os seus investimentos para pagar as contas de início do ano. Então, organize-se para fazer investimentos mensais voltado para esse objetivo. Isso pode te ajudar a facilitar o seu orçamento no início do ano.
As contas podem dificultar o orçamento e até abrir espaço para a aquisição de novas dívidas. Mas, com as nossas dicas, você terá muito mais facilidade para organizar as despesas de início de ano e manter a vida financeira em ordem.