Qual a diferença entre ROI e ROAS?

As empresas usam uma variedade de métricas para monitorar o desempenho e avaliar o sucesso de suas estratégias. É essencial que elas selecionem caminhos certos para garantir as informações mais relevantes. 

E duas métricas referentes ao acompanhamento dos investimentos são ROAS e ROI. Neste artigo, definiremos o que é ROAS e ROI, além de compararmos algumas diferenças entre eles. Então, seja você um gestor de uma loja de roupas ou de uma indústria Serviços de Caldeiraria, vale a pena conferir essa pauta

O que é ROAS?

O retorno do investimento em publicidade é uma medida da eficácia dos esforços de marketing para avaliar a eficiência das campanhas na geração de conversões e vendas de uma organização. 

O ROAS pode ser benéfico para determinarem se o dinheiro que estão gastando resulta em um alto valor para a marca. Aqui está a fórmula a ser usada para calcular o ROAS:

  • ROAS = receita da campanha publicitária / custo da campanha publicitária

O resultado fornece uma proporção, mas você pode multiplicar o resultado por 100 para convertê-lo em porcentagem. Por exemplo, se sua empresa gasta R$ 5.000 em uma campanha publicitária, mas ganha R$ 20.000 em receita, esse é um ROAS de 4:1. Ao multiplicar isso por 100, determina um resultado de 400%.

O que é ROI?

O retorno sobre o investimento é uma medida do desempenho de um investimento. É uma métrica para avaliar o quão eficientes estão indo seus gastos comparados com aquilo que não inseriu. 

Isso é tão benéfico quanto a instalação de um motor para portão eletrônico em uma garagem de condomínio e ajuda a todos a tomarem melhores decisões de negócios no futuro.

Há duas maneiras de visualizar a fórmula para calcular o ROI. Aqui está a primeira fórmula:

  • ROI = (valor atual do investimento – custo do investimento) / custo do investimento

A outra fórmula expressa o ROI como uma porcentagem. A segunda fórmula é:

  • ROI = [(lucros – custos) / custos] x 100

ROAS x ROI

Existem várias diferenças entre ROAS e ROI. dentre elas, podemos citar o propósitos, o tipo de investimento, tipos de gastos e os lucros. Logo abaixo entenderá porque isso pode se tornar uma porta corta fogo, fazendo com que economize tempo e dinheiro. 

  • Propósito: ROAS e ROI são métricas úteis para avaliar os benefícios do dinheiro que uma organização gasta. No entanto, o ROAS refere-se a quanta receita uma organização ganha com o dinheiro gasto em publicidade e marketing. O ROI mede o desempenho de um investimento referente aos ganhos;
  • Tipo de investimento: ROAS e ROI se aplicam a diferentes tipos de investimentos. O ROAS mede o sucesso em publicidade e esforços de marketing. O ROI, no entanto, pode avaliar qualquer tipo de investimento;
  • Tipos de gastos: O ROI é uma medida de lucratividade. É responsável por outros tipos de gastos organizacionais. No entanto, o ROAS está relacionado apenas aos anúncios e não se traduz em outros tipos de lucros;
  • Lucros: O ROAS apenas compara os ganhos de publicidade de uma organização com o quanto ela gastou. O ROI, no entanto, trabalha como um Regulador de pressão de gás, pois mostra os ganhos após deduzir todas as despesas. Isso fornece uma representação mais abrangente para avaliar se um investimento valeu a pena;
  • Confiabilidade: ROAS e ROI são métricas importantes a serem consideradas e usadas para tomar decisões de negócios. No entanto, é importante evitar depender apenas do ROAS, pois ele reflete os resultados da publicidade. Por exemplo, campanhas podem ter uma alta taxa de conversão, mas, se o custo de cada taxa for alto, isso pode gerar prejuízo para a empresa. Usar o ROI além do ROAS lhe dará uma análise mais aprofundada ao considerar outras despesas;
  • Resultados: Os resultados dos cálculos de ROAS e ROI darão diferentes tipos de insights. O ROAS reflete se uma campanha publicitária é eficaz. No entanto, o ROI representa se a campanha é lucrativa.

Mesmo com as suas diferenças, qualquer um dos conceitos apresentados aqui é digno de atenção. Caso tenha receitas suficientes para trabalhar com ambos, não se arrependa.

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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

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