Para um gestor, cada nova venda é uma emoção. Ver sua receita crescer é extremamente gratificante, mas também pode ser fácil se distrair com os números e negligenciar seu fluxo de caixa.
Compreender as entradas e saídas da sua empresa, seja ela do ramo da moda, de ventilador climatizador ou qualquer outra, ajuda a garantir que tenha fundos suficientes disponíveis para pagar suas contas. Quer entender melhor sobre o tema? Então, continue com a gente!
O fluxo de caixa é definido como a quantidade de dinheiro que entra e sai do seu negócio durante um determinado período. Ele permite que você cumpra suas obrigações financeiras existentes, bem como planeje o futuro.
No entanto, este é um desafio comum entre as empresas. Cerca de 60% dos proprietários dizem que o fluxo de caixa é um problema para seus negócios e que isso causou um impacto negativo em seus negócios.
Ao equilibrar suas entradas e saídas, pode garantir o bom funcionamento de seu dia a dia, ao mesmo tempo em que cria reservas suficientes para enfrentar diminuições nas vendas, pagamentos atrasados de faturas ou despesas inesperadas.
Tudo isso dito acima é crucial para o crescimento e a resiliência dos negócios. Por exemplo: pense ser gestor de uma marca de toldo policarbonato. Se compreender e inserir o fluxo de caixa ao longo do ano, certamente ficará à frente de um concorrente que não tem a mesma mentalidade.
Vamos começar analisando a diferença entre receita e fluxo de caixa:
Dessa forma, a receita informa o quão bem-sucedido você é na venda de seus produtos ou serviços. Mas o fluxo de caixa mostra quanto dinheiro tem disponível para manter seu negócio funcionando e investir em expansão a curto, médio e longo prazo.
Sem dinheiro no banco, seus pedidos não poderão atender a todos, porque as reservas de dinheiro para pagar sua equipe ou fornecedores estão escassas. Acompanhar o fluxo de caixa é tão fundamental quanto uma central de alarme de incêndio para um conglomerado de lojas, por exemplo.
Lucro é a quantidade de dinheiro que sobra de suas vendas depois que paga suas despesas, como aluguel de escritório, contas e salários. Embora ele seja uma métrica importante para acompanhar, não mostra a quantidade líquida de dinheiro entrando e saindo de sua conta bancária, o que é crucial.
Isso significa ser mais importante acompanhar o fluxo de caixa, pois é ele que garante que sua empresa continue funcionando. Para dar um exemplo, um negócio lucrativo pode ter um fluxo de caixa ruim ou até negativo. Isso acontece se vender para empresas que pagam suas faturas com atraso.
Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Organizar eventos de sucesso exige atenção a cada detalhe, principalmente quando o assunto é segurança…
A segurança no ambiente de trabalho é uma prioridade absoluta, especialmente em setores de alto…
Em um mercado cada vez mais competitivo e voltado para a experiência do cliente, a…
No ambiente dinâmico e competitivo do marketing atual, a integração entre estratégias e investimentos é…
Criar uma marca forte em um mercado competitivo é um dos maiores desafios para empresas…
No cenário atual, onde a consciência ambiental e social ganha cada vez mais destaque, o…