Ao desenvolver qualquer ação dentro de uma empresa é preciso ter pensamento estratégico, ou seja, ter clareza dos objetivos que se deseja alcançar e quais recursos serão necessários empregar para que se cumpram as metas.
Além disso tudo, é preciso avaliar se os investimentos, sejam eles recursos financeiros ou até mesmo de tempo, terão retorno que torne toda a operação viável. Esse retorno é o ROI e para entender mais sobre ele e seus impactos nos negócios acompanhe este artigo.
O que é ROI
ROI é a sigla em inglês para Return on Investment (Retorno Sobre o Investimento) e é utilizada para definir quanto uma empresa ganhou a partir dos investimentos feitos em uma campanha de vendas de catalisador para tinta, por exemplo.
Para calcular, basta usar a fórmula: ROI = (receita gerada – custos e investimentos) / custos e investimentos. Portanto se para vender R$ 40.000,00, foi realizado um investimento de R$ 5.000,00 o cálculo feito é o seguinte:
ROI = (R$ 40.000,00 – R$ 5.000,00) / R$ 5.000,00
ROI = 35.000 – 5.000,00 / 5.000,00 = 7
Significa que o retorno sobre o investimento foi 7 vezes maior que o investido e para transformá-lo em porcentagem basta multiplicar por 100, então neste caso hipotético, o retorno teria sido de 700%.
Qual a importância do ROI?
Conhecer este indicador permite que o gestor tenha uma visão clara se os investimentos realizados para obter determinado resultado foram eficientes. Afinal, se para obter um resultado de R$ 15.000,00 em vendas de piso industrial foi necessário um investimento de R$ 13.000,00 significa que a operação como um todo não foi tão lucrativa.
Isso permite ajustar as estratégias utilizadas de forma a otimizar os custos e maximizar os resultados, isso fará aumentar o ROI e consequentemente os lucros do negócio.
Quanto mais refinada for a métrica, mais informações relevantes ela pode fornecer, como por exemplo fazer o cálculo do ROI individual para diferentes canais de vendas. Isso pode trazer informações valiosas sobre quais canais oferecem os melhores resultados.
Com isso pode ser possível identificar que é muito mais vantajoso fazer anúncios da mesa rustica de madeira em um canal específico e não em outros. Isso pode acontecer devido ao perfil dos compradores que estão presentes em cada plataforma.
O ROI é uma importante ferramenta que ajuda a medir o impacto financeiro das ações, definir prioridades, determinar a eficiência de um projeto ou até mesmo reforçar a importância deste para a sustentabilidade do negócio.
É importante ter consciência que uma métrica isolada não pode definir o fracasso ou sucesso de uma estratégia, e por mais que o ROI seja uma importante ferramenta de análise é preciso considerar outros fatores envolvidos.
Se o objetivo da empresa for conquistar novos mercados ou até mesmo impactar novos clientes, o ROI nas vendas pode até não ser tão alto, porém se o objetivo for alcançado e novos leads surgirem, a estratégia ainda assim pode ser considerada um sucesso.
Agora que você já conhece mais sobre a importância do ROI, que tal calcular esta métrica e descobrir quais projetos de fato trazem os melhores resultados para sua empresa?
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais
Em um mercado cada vez mais competitivo e voltado para a experiência do cliente, a…
No ambiente dinâmico e competitivo do marketing atual, a integração entre estratégias e investimentos é…
Criar uma marca forte em um mercado competitivo é um dos maiores desafios para empresas…
No cenário atual, onde a consciência ambiental e social ganha cada vez mais destaque, o…
No cenário atual, o marketing digital se tornou uma ferramenta indispensável para transformar ideias inovadoras…
No início de uma jornada empreendedora, entender e aplicar estratégias de marketing eficazes é essencial…