O Benchmarking é um método científico usado para fazer comparação entre empresas concorrentes que operam de forma igual ou parecida. O processo foi introduzido pela primeira vez nos Estados Unidos, mais precisamente na Corporation Rank Xerox, que executou na prática os principais conceitos do Benchmarking para ganhar destaque no mercado.
Desde então, essas comparações são importantes para determinar se a sua empresa está executando um processo superior ou inferior à concorrência. As análises vão desde o setor de produção até as ações de marketing.
Para uma empresa que faz displays em acrílico, por exemplo, esse processo culmina com uma autoavaliação de processos produtivos, ajudando o gestor a buscar por melhores soluções e fornecer seu produto em melhores condições que a concorrência.
Mais que analisar a empresa concorrente, o Benchmarking serve como alicerce para o desenvolvimento corporativo, pois é um fio condutor para detectar eventuais erros, estudar as tendências e necessidades do segmento.
Uma empresa que produz motores elétricos industriais poderá obter uma série de benefícios ao executar periodicamente Benchmarking. Por isso resolvemos postar uma lista com quatro dicas de como fazer o Benchmarking em seu negócio e encontrar maneiras de melhorar seus resultados.
A dica é escolher empresas que tenham portes similares a sua e que se possível, estejam operando na mesma cidade, pois nessa peculiaridade, ambas as corporações estarão tratando do mesmo público-alvo.
Qualidade do produto, preço, tempo de entrega, valor de frete, garantia ao consumidor, ações de marketing, quantidade de seguidores em redes sociais, engajamento dentro da web, ranqueamento no google, etc.
Nesse momento é indicado que gestores de todos os setores da empresa estejam presentes para que possam analisar em conjunto, trocar ideias, encontrar defeitos e propor soluções para flexibilizar as tomadas de decisão de acordo com a necessidade imediata e considerando o suporte financeiro e material da empresa.
Lembre-se que a meta é melhorar a otimização de processos, valorizar o marketing da empresa e consequentemente ganhar mais espaço no mercado.
Indicamos fazer posteriormente uma nova análise Benchmarking para verificar se as diferenças com os concorrentes foram diminuídas depois das ações adotadas.
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Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.
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