Quem possui uma empresa há muito tempo sabe que, muitas vezes, é preciso adaptar o seu produto ou serviço para que ele seja compatível com as variáveis que existem dentro do mercado. Afinal, dificilmente um produto vai manter seu preço de 10 anos atrás, por exemplo. Existem juros, taxas, correções, e diversos outros fatores que fazem com que a mudança de valores seja constante.
Mas você não pode simplesmente colocar qualquer preço para seu produto, é preciso adotar alguns critérios antes de fazer essa mudança em seu negócio, assim como para ganhar presença digital em seu negócio, é necessário algumas mudanças, aumentar o valor de seus serviços também se enquadra nesse meio.
Por este motivo, separamos 5 critérios fundamentais que você deve avaliar antes de aumentar o valor do seu serviço ou produto para que não fuja muito da realidade do seu mercado, acompanhe o texto para descobrir quais são eles. Boa leitura!
O primeiro ponto que deve ser analisado é justamente o mercado no qual você está inserido, é de suma importância que você estude ele e veja de forma assertiva, como está sendo ofertado os produtos de seus concorrentes.
Veja qual a média de preço dos produtos ou serviços ofertados por empresas da mesma área que você, principalmente as que trabalham no seu bairro ou região. Caso se trate de um negócio online, analise de maneira geral a precificação dos mesmos produtos que você vende.
É preciso saber o preço médio que é comercializado o segmento em que você atua, isso vai te dar uma base se é possível ou não você aumentar o preço daquilo que você oferece para seus clientes.
Quais são suas despesas para montar um produto ou serviço? Depois que você já sabe o preço médio do mercado, é hora de contar algo mais individual, ou seja, as suas despesas em relação aquilo que você produz.
Contabilize quais são suas despesas em ter uma Indústria 5.0 por exemplo, e todo o investimento e gastos que você tem. Nessa hora, coloque de maneira geral, desde custos fixos como água, luz, internet e aparelhos, até variáveis, como possíveis manutenções e reparos.
É fundamental ter uma noção do quanto você está gastando, para aí sim, você começar a ter uma noção de quanto precisa para cobrir suas despesas.
Além de olhar as despesas como um todo, mais importante do que isso é calcular o custo por unidade, ou seja, quando você gasta para fazer um produto específico ou fornecer um serviço específico, de forma completamente unitária.
Por mais que as despesas gerais te deem uma visão ampla sobre o negócio, é o cálculo individual que faz com que você consiga ter uma noção maior do quanto você gastou com determinado produto, tendo um conhecimento ainda maior dos gastos.
Agora que você já calculou as saídas, é hora de ver as entradas, ou seja, qual o valor que você está tendo de lucro ou uma média de lucro que você deseja ter. Você já sabe quanto você gastou na confecção de um produto, desde sua embalagem até o seu preparo, sabe suas despesas gerais, como taxa do marketplace ou aluguel físico de sua loja, e também sabe o preço médio do mercado, então é hora de saber o quanto de lucro você deseja ter em seus produtos.
Faça um cálculo baseado em tudo que falamos acima, subtraia os gastos do produto tanto individual quanto geral, estabeleça uma meta de ganhos que deseja em cada unidade, isso já começa a fazer com que saiba qual preço deve ofertar.
Por fim, depois de analisar todos os dados sobre mercado, gastos gerais, individuais e margem de lucro, chegou a hora de buscar um equilíbrio entre o que você deseja ganhar e o que é acessível ganhar. Veja qual o meio termo para que você consiga balancear aquilo que ganhou em relação ao quanto gastou.
É preciso ser realista, não fugir tanto da média do mercado, e buscar ofertar algo que seja condizente com seu pagamento e acessível para o seu lucro. Lembre-se de realizar aumentos sutis, nada exagerado e que seja condizente com o que outras empresas ofertam.
Conte para a gente nos comentários abaixo, o que achou do texto de hoje, acredita que, com esses critérios, fica mais fácil de aumentar o valor de seu serviço ou produto de maneira mais assertiva? Não esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado do texto, até a próxima.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.
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