5 dicas para tomar decisões mais assertivas sendo líder

Ser empreendedor é lidar com decisões cotidianamente e saber que elas fazem parte de um processo evolutivo das empresas e negócios.

A tomada de decisões vai desde a definição da forma de logística mais vantajosa, por exemplo, até o fornecedor de caixa de papelão para embalar as encomendas.

Portanto, o empreendedor que quer evoluir no ramo, precisa buscar meios de instrumentalizar decisões mais assertivas e ser um verdadeiro líder dentro da empresa.

Como tomar decisões mais assertivas?

Você certamente chegou até esse artigo pois está cercado de dúvidas sobre como ter um índice maior de decisões assertivas dentro da empresa, mas adiantamos logo de início, que não temos uma resposta mágica, pois não funciona exatamente assim.

Entretanto, nossa equipe fez um levantamento cauteloso e selecionamos cinco dicas de como tomar decisões mais assertivas e se tornar um líder de equipe. Siga conosco e confira.

5 dicas para um líder tomar decisões mais assertivas

  1. Conheça o mercado: todo líder precisa conhecer o segmento do qual a empresa é especializada. 

O ramo que vende batedeira industrial, por exemplo, tem diferenças do segmento da construção civil, e assim por diante. Em suma, adiantamos que o mercado não opera de forma uniforme. 

Conhecer os concorrentes será importante para encontrar o fator diferencial de sua empresa e trabalhar melhor nas ações de marketing. 

Além disso, o conhecimento do mercado ajuda a detectar as grandes deficiências e consequentemente municiar o gestor com ideias para tomar decisões mais assertivas. 

  1. Trabalhe com métricas: analisar a evolução da empresa periodicamente fazendo uso de métricas e KPI (Key Performance Indicator), ajuda a materializar as condições atuais e condiciona o líder de equipe para melhores decisões.

Isso porque ele estará embasado em números palpáveis, para que possa fazer uma análise mais aprofundada e comparar as eventuais tomadas de decisões equivocadas em outros períodos, para então poder acertar e resolver problemas pontuais.

  1. Converse com a equipe: não tome todas as decisões como se somente você esteja vendo o que está acontecendo. Às vezes algum profissional que trabalha junto pode ter uma visão fundamental, mas que o gestor ainda não enxergou. 

Daí advém a importância do líder ouvir os funcionários para detectar os eventuais gargalos na produtividade e com isso tomar decisões pautadas na materialidade do próprio meio de produção.

  1. Mantenha o foco nos objetivos: antes da tomada de decisão, é importante lembrar-se que a empresa tem objetivos e ela precisa manter o foco. Por isso qualquer tomada de decisão precisa estar interligada com o objetivo principal.

Caso você esteja administrando uma eventualidade com manutenção de elevadores, por exemplo, e os custos do processo vão acabar por alterar o objetivo da empresa, é importante prestar esclarecimentos de forma prévia para que a decisão venha ser respaldada por outros setores.

Lembre-se que o bom líder não é aquele que apenas toma a decisão, mas aquele que busca com que a tomada de decisão diminua os prejuízos e aumente a rentabilidade geral.

  1. Reveja as decisões: por último e não menos importante, é fundamental rever as tomadas de decisões antes de executá-las. Estude novamente as ocasionalidades que estão levando a tomada de decisão. 

Verifique nesse processo, se não existem outras formas de resolver tal eventualidade, ou de encontrar uma decisão ainda melhor.

Quanto mais um líder revê a tomada de decisão, mais ele diminui as chances de errar e consequentemente será fundamental no desenvolvimento corporativo.

Esse foi nosso artigo apresentando  as cinco dicas de como tomar decisões assertivas sendo líder.

Se gostou deste conteúdo compartilhe e nos siga para mais dicas de marketing e gestão de empresas. 

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE